América
None

AMÉRICA

Walber substitui Robertinho no América, que terá de cumprir suspensão contra o Ceará

Técnico Givanildo Oliveira será obrigado a mudar lateral direita nesta terça

postado em 09/08/2015 14:27 / atualizado em 10/08/2015 17:42

Carlos Cruz/América
O lateral-direito Walber será o titular do América na partida desta terça-feira contra o Ceará, às 19h, no Castelão, pela 18ª rodada da Série B. Isso porque Robertinho está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

A suspensão de Robertinho é um pouco confusa. O primeiro cartão amarelo dado ao camisa 2 foi na vitória do Coelho sobre o Bragantino por 1 a 0, em Bragança Paulista. O segundo veio na rodada seguinte, diante do Sampaio Corrêa, no Independência. Nessa partida, contudo, Robertinho levou outro amarelo e acabou expulso (o cartão vermelho anulou os dois amarelos da partida). Mesmo com um a menos, o América venceu por 1 a 0.

A ausência do habitual titular na derrota para o Náutico por 2 a 1, na Arena Pernambuco, não anulou o primeiro cartão recebido (contra o Bragantino). Posteriormente, Robertinho foi amarelado nas vitórias sobre Boa e Paraná, ambas por 2 a 0.

Se escalasse Robertinho contra o Ceará, o América correria o risco de ser penalizado pelo STJD e, tal como ocorreu no ano passado no "caso Eduardo", perder pontos na tabela da Série B. Por isso, Walber ganha mais uma chance entre os titulares.

O que diz o Regulamento Geral das Competições da CBF sobre suspensões (pág. 31)

§ 2º – Os cartões amarelos submetem–se, obrigatoriamente, aos seguintes critérios de aplicação:

I – quando um atleta for advertido com um (1) cartão amarelo e, posteriormente, seja expulso com a exibição direta de cartão vermelho na mesma partida, aquele cartão amarelo inicial permanecerá em vigor para o computo da série de três (3) cartões amarelos;

II – quando o cartão amarelo precedente à exibição direta do cartão vermelho for o terceiro da série, o atleta será sancionado com dois (2) impedimentos automáticos, sendo o primeiro pelo recebimento do cartão vermelho e o segundo pela sequência de três (3) cartões amarelos;

III – quando um atleta recebe um (1) cartão amarelo e, posteriormente, recebe um (1) segundo cartão amarelo, com a exibição consequente do cartão vermelho, tais cartões amarelos não serão considerados para o cômputo da série de três (3) cartões amarelos que geram o impedimento automático.

Os cartões amarelos de Robertinho

4ª rodada – Bragantino 0x1 América – 1º amarelo
5ª rodada – América 1x0 Sampaio Corrêa – 2 amarelos, que viraram um vermelho
14ª rodada – América 2x0 Boa - 2º amarelo
17ª rodada – América 2x0 Paraná – 3º amarelo

Atualizada às 17h42 de 10/08/2015

Tags: américa robertinho futnacional serieb cearace