América
None

AMÉRICA

Diego Lorenzi ou Tony? Veja números de possíveis opções para o lugar de Rodrigo Souza no América

Um dos dois atletas pode atuar como segundo volante contra o ABC, no sábado

postado em 12/10/2015 08:00 / atualizado em 11/10/2015 22:46

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

Dois jogadores desfalcam o América na partida de sábado contra o ABC, em Natal (RN), às 16h30, pela 31ª rodada da Série B. Em função do terceiro cartão amarelo, o zagueiro Anderson Conceição e o volante Rodrigo Souza não atuam no Estádio Frasqueirão. O substituto do primeiro deve ser André, com Messias de opção no banco de reservas. No lugar do segundo, há alguns candidatos. Diego Lorenzi e Tony aparecem entre os principais, enquanto Henrique Santos e até mesmo Bryan correm por fora.

O site Footstats, especializado em estatísticas, mostra um parâmetro entre os números dos concorrentes à camisa de número 5 (veja, no fim do texto, comparação mais detalhada). Tony, que disputou 24 das 30 partidas do Coelho na Série B (17 como titular), tem dois gols marcados e uma média de 24 passes certos por jogo. Lorenzi, por sua vez, começou jogando apenas quatro de suas 13 apresentações na competição. Sem tantos minutos em campo quanto o colega, o meio-campista leva vantagem no aproveitamento de desarmes: acertou os 13 que tentou.

É necessário destacar que Tony só fez a função de volante em coletivos no Lanna Drumond. Nos jogos, ele atuou mais aberto ou no meio, principalmente quando Mancini tratava uma lesão na coxa direita. Em recente entrevista coletiva, o barbudo do Coelho lembrou de 2010, quando na Primeira Divisão Nacional atuou no setor. “Já joguei nessa posição na Série A pelo Ceará, se não me engano 12 ou 13 vezes. O técnico era o Paulo César Gusmão. Consigo me adaptar bem ali. Sinto-me confortável. Se precisar, eu estou à disposição”.

Já Lorenzi, que jogou até como segundo atacante no Mirassol, seu ex-clube, precisou se adaptar a uma nova função no América. Caso seja escolhido por Givanildo Oliveira, ele afirmou estar pronto para corresponder à altura. “Se chegar a oportunidade, acho que todo mundo corre é atrás dela. Independentemente do momento que ela chegar, se é no início, no meio ou no fim (da temporada), temos que estar preparados. Pode ter certeza que, se chegar para mim, estarei preparado para corresponder”.

Outras possibilidades

Antes da viagem a Natal, o técnico Givanildo Oliveira poderá observar outras opções. Henrique Santos, meia de origem, já treinou de volante em algumas oportunidades. Uma possível alternativa seria o deslocamento de Xavier da ala esquerda para o meio-campo, sua posição de origem, e a entrada do lateral Bryan. Tais situações só serão conhecidas assim que Givanildo orientar o primeiro coletivo da semana, programado para terça ou quarta-feira.

LORENZI X TONY

Diego Lorenzi: 13 jogos na Série B (4 como titular)

Passes: 177 certos e 22 errados (89%)
Média de acerto: 13,6
Média de erro: 1,6
Finalizações: nenhuma certa e 7 erradas (0%)
Gols: nenhum
Cruzamentos: 3 certos e 3 errados (50%)
Lançamentos: 6 certos e 5 errados (54,5%)
Assistências: nenhuma para gol e quatro para finalizações
Dribles: 2 certos e nenhum errado (100%)
Desarmes: 13 certos e 1 errado (92,9%)
Cartões amarelos: 4
Cartões vermelhos: 1

Tony: 24 jogos na Série B (17 como titular)

Passes: 580 certos e 78 errados (88%)
Média de acerto: 24
Média de erro: 3,2
Finalizações: 11 certas e 9 erradas (55%)
Gols: 2
Cruzamentos: 8 certos e 33 errados (19,5%)
Lançamentos: 19 certos e 16 errados (54,3%)
Assistências: nenhuma para gol e 27 para finalizações
Dribles: 6 certos e 5 errados (54,5%)
Desarmes: 18 certos e nenhum errado (100%)
Cartões amarelos: 3
Cartões vermelhos: nenhum