América
None

AMÉRICA

Enderson Moreira projeta reação do América no Brasileiro e demonstra confiança no elenco

Novo treinador do Coelho foi apresentado nesta quinta-feira, no CT Lanna Drumond

postado em 21/07/2016 10:03 / atualizado em 21/07/2016 12:28

Rodrigo Melo/Superesportes
O América apresentou seu novo comandante para a sequência da temporada. Enderson Moreira é o nome que tentará tirar o Coelho do sufoco no Campeonato Brasileiro, lutando para não repetir o roteiro do rebaixamento em 2011. O time é o último colocado na tabela, com apenas oito pontos em 45 disputados e não vence a seis partidas. Nesta quinta-feira, no CT Lanna Drumond, o treinador comentou sua volta ao clube, falou sobre o que quer do time e garantiu que a luta para escapar da Série B será intensa. Ainda assim, mesmo que se confirme a queda, o projeto será de longo prazo.

A apresentação da nova comissão técnica coube a Euler Almeida de Araújo, um dos nove presidentes do Coelho. Juntamente com Enderson Moreira, chegam o auxiliar Luis Fernando Flores e o preparador de goleiros Ailton Serafim. O preparador físico Edy Carlos Toporowicz segue membro do quadro de profissionais do clube, assim como o 'scouting' Rui Pedro Sousa. De acordo com o dirigente, a direção foi em busca de um profissional que tivesse identificação com o Alviverde, que acredita na capacidade do grupo americano e que pode tirar o América da situação incômoda em que se encontra.

“É um prazer e uma satisfação retornar ao América para minha quarta passagem. Vivenciei muitos bons momentos profissionais e pessoais aqui. Sei do tamanho do desafio. Acredito que a gente possa fazer bons jogos, conseguir as vitórias e vamos lutar ate o fim para sair dessa situação. América tem demonstrado um crescimento nos últimos anos, tanto dentro quanto fora de campo, conquistado muitas coisas positivas, tem estrutura maravilhosa e vai dar passos cada vez maiores para se manter entre os maiores clubes do país”, declarou Enderson.

O treinador analisou o elenco alviverde, os adversários e o calendário, o aproveitamento de jogadores jovens da base americana, projetou a retomada da confiança e disse que continuará o que vem sendo feito de positivo. No entanto, Enderson Moreira garantiu que a equipe também terá diferenças, que terá “a cara da comissão”, e que as vitórias devem começar já diante do Flamengo. O primeiro compromisso do técnico à frente do América, contra o Rubro-Negro carioca será na próxima segunda-feira, às 20h, em Cariacica, no Espírito Santo, pela 16ª rodada do Brasileirão.

Confira os principais trechos da coletiva de apresentação do novo treinador do América:

UTILIZAÇÃO DE REFORÇOS NA ESTREIA


Ainda tem um tempo até segunda-feira. Não é muito, mas é um tempo hábil para regularizar alguns jogadores. Não que possam ser utilizados já para o próximo jogo. Uma das coisas que pode limitá-los é o treinamento e a parte física. Vamos verificar bem se podem participar desse jogo e, caso contrário, teremos paciência para entrarem na melhor forma possível.

Rodrigo Melo/Superesportes
APOSTA NO ELENCO

Temos que ter tranquilidade. Tenho certeza eu eles (os jogadores) tem, de alguma maneira, se punido muito e se cobrado muito Eles sabem do que são capazes. Ninguém gosta de passar por essa situação. Espero que possamos dar muita atenção e prepará-los bem para o que vão enfrentar na sequência. Temos que reconquistar a confiança deles. É mt importante que eles passem por esse momento pelas próprias pernas, pelo próprio jogo. Que eles possam construir dentro de campo boas vitórias e, assim, a confiança vai retornar.

JOGADORES DA BASE


Eu trabalhei quase 15 anos na base. É muito fácil você acabar com um jogador da base. É só utilizá-lo quando ainda não está preparado. Lançar jogador da base é uma arte, tem que ter indícios de que ele está bem preparado. Não vou ter pressa com os meninos, mas pode ter certeza que eles vão ter muito espaço comigo. Temos que ter muita atenção para não queimar etapas. Às vezes podemos terminar precocemente a história dentro do clube de um jogador que poderia ser um grande talento no futuro. Primo pela qualidade, não importa a idade. Importa a questão técnica, não só individual, mas dentro do grupo, para o time se tornar mais forte.

SEQUÊNCIA NO BRASILEIRO


Acho que ninguém tem essa certeza. Ninguém sabe o que vai acontecer. Não é uma situação fácil. Vamos trabalhar com muita determinação, mas não temos certeza. Eu te garanto que o América tem condições de ganhar de qualquer clube o Brasil, pelas características do futebol. Temos que lutar para isso e buscar esse resultado, que é o mais importante.


LEGADO DE ANTECESSORES

Acho que a gente tem que aproveitar o que foi feito. O Sérgio já desenvolveu conceitos importantes, mas, agora o time deve ter a cara da nossa comissão técnica. Temos que manter uma base. Claro que o calendário te obriga a mudar peças. Mas temos que tentar manter a confiança e desenvolver o jogo deles.

ACERTO COM CLUBE

O acerto foi bem rápido. Claro que por ser daqui de Belo Horizonte, fica mais pratico entender como as coisas funcionam. Sou uma pessoa que sempre enfrentei os desafios de frente, encarando. Muita gente pode ver como um momento difícil. Eu vejo como uma oportunidade de contribuir. Nosso objetivo é pensar em cada jogo e contribuir para o América de alguma forma. Para que tenha uma equipe mais forte, não só no trabalho a curto prazo, mas a longo prazo também. Tenho capacidade e condições de contribuir. Independente de ser na Série A ou B em 2017, temos que aproveitar para ter uma equipe mais forte, uma base bem alinhada. Buscar boas peças no mercado. Vamos lutar muito para permanecer na Série A.

TORCIDA

Torcedor é passional e, claro, está decepcionado com o que imaginava para o ano. Especialmente no Brasileiro, depois de um título mineiro. Cria uma expectativa importante e, quando não acontece, fica sempre com um sentimento de frustração. Mas nós vamos lutar muito por esse clube. O jogador precisa de apoio. Nesse momento, a torcida é muito importante. Se temos alguma chance de sair dessa situação, é juntos e só podemos contar com os que entram em campo e vestem a camisa. Precisamos passar confiança e apoio para reverter essa situação. Eles são capazes e já demonstraram isso em outras situações.


FILOSOFIA DE TRABALHO

No momento, temos que estudar muito os adversários. Encaixar bem nosso jogo para que possamos neutralizar as ações do adversário e impor o nosso jogo. Nossa filosofia vai ser ganhar. Independente de como jogamos ou de esquema. Não tenho nenhuma coisa fechada. O treinador tem que estar sempre preparado para mudar seus conceitos para o que é importante, para o que tem em mãos. E o importante é o resultado. É o que vai fazer a diferença. Principalmente na questão da confiança do grupo. Eles são capazes de fazer algo muito melhor, tenho certeza.