Rafael Lima, de 30 anos, defendeu a Chapecoense entre 2012 e 2016. No clube catarinense, ele fez parte das campanhas de acesso das Séries C para a B, em 2012, e da B para a A, em 2013. Em 206 jogos, marcou sete gols. Inscrito na Copa Sul-Americana, o defensor não foi relacionado para a viagem à Colômbia, onde ocorreu a tragédia envolvendo o avião da Chape, que caiu em uma cidade próxima a Medellín e ocasionou 71 mortes (19 jogadores).
Na última sexta-feira, Rafael Lima publicou carta de despedida da Chapecoense e, por meio de sua assessoria de imprensa, afirmou analisar algumas propostas. O América é um dos clubes interessados em contratar o jogador de 1,89m.
O fato de Lima estar livre no mercado facilita a negociação. Embora Euler Araújo não tenha passado detalhes sobre os avanços nas conversas com o representante do atleta, a reportagem apurou que o Coelho deve mesmo acertar com o ex-jogador da Chapecoense. O anúncio oficial pode ser feito ainda esta semana.
Com relação a Bruno Aguiar, o interesse é antigo. Desde 2015, a diretoria americana monitora a situação do zagueiro de 30 anos, conhecido pela qualidade na bola aérea. Revelado na Ponte Preta e com passagens por Santos e Sport, Bruno Aguiar se destacou com a camisa do Joinville entre 2014 e 2016, quando marcou 12 gols em 111 jogos.
Em julho, o jogador assinou contrato com o Al Muaither, do Catar. Uma fonte ouvida pelo Superesportes tratou essa negociação como “muito difícil”, pois o salário recebido por Aguiar é bastante superior ao proposto pelo América.
Ativo no mercado, o Coelho já contratou o lateral-direito Alex Silva (Atlético), o meia Gérson Magrão (ex-CRB) e o atacante Hugo Almeida (ex-Juventude). O clube deve anunciar em breve o volante Gustavo Blanco (Bahia) e o meia Renan Oliveira (Atlético), além de negociar o empréstimo do lateral-esquerdo Pará, pertencente ao Cruzeiro. A intenção é reforçar o grupo com no mínimo 10 atletas, pois quase todos os contratados de 2016 já deixaram o clube.