América
None

AMÉRICA

'Zagueiro-artilheiro', Rafael Lima cita Chape, agradece família e exalta América: 'Deus me levou para um lugar excepcional'

Capitão foi um dos principais jogadores do time na conquista do acesso

postado em 12/11/2017 06:30 / atualizado em 11/11/2017 20:43

Daniel Hott / América
Se o América está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro, muito se deve a Rafael Lima. O experiente defensor de 31 anos chegou ao clube mineiro no início da temporada, virou capitão e, curiosamente, se consagrou pelo poderio ofensivo. Isso mesmo: com cinco gols no ano, ele é o zagueiro que mais balançou as redes rivais desde 2012, quando Gabriel marcou sete vezes.

Nesse sábado, o gol teve um gostinho especial para Rafael Lima. Afinal, logo no primeiro minuto do jogo, o zagueiro abriu o caminho para a vitória por 2 a 1 do América sobre o Figueirense, no Orlando Scarpelli. Mas, mais que isso, o defensor balançou as redes num local que ele conhece muito bem.

Rafael Lima iniciou a carreira no sub-15 do Figueirense, em 2001. Permaneceu no clube catarinense e chegou a atuar pelo time profissional anos mais tarde. O retorno ao local em que foi ‘criado’ animou o defensor, que dedicou os gols, a vitória e, consequentemente, o acesso do América à Série A à família, que o acompanhou de perto no jogo desse sábado.

“Não só torcedores (que estiveram no Orlando Scarpelli). Na realidade, minha família, minha mãe, meu pai, meus irmãos (também estiveram). Eu sou de Florianópolis. Eu devo a essas pessoas que estão aqui: meu pai, minha mãe. Só posso agradecer realmente a Deus, porque me sinto um afortunado. Dinheiro nenhum compra tudo aquilo que minha família passou para mim, todos os meus valores”, disse.

Depois de passar pelo Figueirense, Rafael Lima atuou nos Emirados Árabes e no Inter de Santa Maria, do Rio Grande do Sul. Em 2012, transferiu-se para a Chapecoense, clube no qual se tornou ídolo. Permaneceu por cinco temporadas na equipe do interior catarinense e ajudou a Chape a chegar à Série A.

A temporada de 2016, entretanto, terminou de forma trágica. No fatídico 26 de novembro de 2016, o voo 2933 da empresa boliviana LaMia, que carregava a delegação da Chapecoense, caiu no caminho para a Colômbia. A equipe brasileira enfrentaria o Atlético Nacional, pela final da Copa Sul-Americana.

Rafael Lima não estava no voo. Entretanto, a perda de amigos e companheiros de clube está na memória até hoje. Em 2017, resolveu experimentar novos ares. Para isso, optou pelo América.

“Eu fiz uma troca no início do ano, como todos sabem. Depois de cinco temporadas na Chapecoense… E Deus me levou para um lugar excepcional, onde eu fui muito bem tratado. E já me sinto em casa. Me adaptei rapidamente ao América, a Belo Horizonte. (O acesso) Só veio a coroar tudo aquilo que eu venho plantando há anos na minha carreira”, disse.

Capitão do América em diversas oportunidades desde o início do ano, Rafael Lima participou de 50 partidas com a camisa do América nesta temporada. O defensor será peça importante para a equipe na briga pelo título. 

Nesta terça-feira, o time recebe o Juventude, às 20h30 (de Brasília), no Independência, pela 36ª rodada da Série B. Atualmente, o América é líder da competição, com 66 pontos - dois a mais que o Internacional, segundo colocado.

Tags: rafael lima americamg interiormg futnacional serieb