América
None

AMÉRICA

Segredo alviverde: manutenção da base e mexidas pontuais dão equilíbrio ao América

Enderson Moreira projeta melhora no padrão tático americano em 2018

postado em 26/01/2018 06:30 / atualizado em 25/01/2018 20:32

Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press
O ano de 2018 está apenas se iniciando para os clubes. No Campeonato Mineiro, as equipes fizeram três jogos cada. Após as rodadas iniciais do Estadual, América já começa a desgarrar dos times do interior, despontando como um dos favoritos ao título. Nesta temporada, o Coelho conta com uma boa estrutura para tentar levantar sua 17ª taça da competição. Quatro pontos evidenciam a força do alviverde.

Depois da boa campanha na temporada passada, que culminou com o título da Série B do Brasileiro, a diretoria trabalhou para a manutenção da base do elenco, assim como da comissão técnica. O esforço nessas duas frentes assegurou o bom desempenho do time já no início do ano. Esses três fatores, aliados à busca por reforços pontuais já pensando na disputa da Série A, favorecem a rapidez de entrosamento.

“Isso é produto do que construímos no ano passado. Não se faz isso de uma hora para a outra. Demanda tempo. Sofremos muito no ano passado para chegar ao ponto que eu achei ideal. Agora, ficamos com uma base maior”, indicou Enderson Moreira.

O América manteve todas as peças na defesa titular, destaque da equipe em 2017. João Ricardo, Norberto, Messias, Rafael Lima e Giovanni. A entrada de Carlinhos na vaga de Giovanni, na vitória sobre o Tupi, no Horto, comprova a tese do comandante americano.

Carlinhos foi contratado com a pré-temporada já em andamento. Experiente, com 31 anos, o lateral-esquerdo estreou pelo Coelho na vitória por 2 a 0 na quarta-feira e não deixou a desejar. Manteve o bom funcionamento da defesa e ainda mostrou bom potencial ofensivo, marcas do titular Giovanni.

Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press
Do meio para o ataque houve mais mudanças, mas sem que interferissem no padrão tático que a comissão técnica planejou para o Coelho. Zé Ricardo e Matheus Sales ou David fazem função mais defensiva no meio campo, onde atuavam Ernandes e Juninho.

A mescla também funciona no ataque. Renan Oliveira e Luan foram mantidos mais à frente, onde saíram Bill (que vai se transferir para a Tailândia) e Matheusinho (contundido) para a entrada de Rafael Moura e Aylon. Esse último vem sendo o destaque da equipe, com dois gols e uma assistência em três partidas.

TÁTICA Para Enderson Moreira, os atletas estão compreendendo a proposta tática alviverde e a tendência é de melhorar com o passar dos jogos. “Quem está chegando, dois ou três atletas, são que o que temos de diferente na equipe. Fica mais fácil trabalhar esses atletas na nossa ideia. É uma coisa gradativa. Não vai sair tudo perfeito, mas eles estão pegando e entendendo. É o mais importante. Que eles entendam como funciona e passem a executar com esse conhecimento. É o que pregamos para eles.”

Tags: américa coelho interiormg futnacional enderson