América
None

CAMPEONATO MINEIRO

América terá vantagem como trunfo, mas retrospecto na fase final favorece Atlético

Alvinegros e alviverdes vão se encontrar pela sexta vez desde que o atual formato de disputa da competição foi consolidado

postado em 21/03/2018 12:02 / atualizado em 21/03/2018 12:12

ALEXANDRE GUZANSHE / EM DA PRESS

A rivalidade de várias décadas entre Atlético e América se intensificou nos últimos anos por causa da série de mata-matas entre eles pelo Campeonato Mineiro. Alvinegros e alviverdes vão se encontrar pela sexta vez desde que o atual formato de disputa da competição foi consolidado, mas agora há uma peculiaridade: pela primeira vez o Coelho terá a vantagem de jogar por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols, o que muda as estratégias de ambos nas semifinais – o primeiro confronto será amanhã, às 20h, no Independência.

Desde que Thiago Larghi assumiu de forma interina o comando do Atlético, o Galo passou a apostar no contra-ataque, permitindo aos adversários tomar a iniciativa ofensiva. Mas, com a obrigação de vencer pelo menos um dos duelos contra o América, a equipe atleticana deve mudar sua tática, já que tem o desafio de atacar para não correr o risco de ser eliminada. A última vez que o alvinegro ficou fora da decisão do Estadual foi em 2006, quando o Cruzeiro venceu o Ipatinga.

O goleiro Victor assegura que o Galo terá uma postura mais agressiva nos dois jogos: “O nosso time é ofensivo e técnico, mas precisamos atacar de forma organizada. Teremos 180 minutos para impor nosso jogo. Uma derrota no primeiro confronto terá um peso muito grande, pois seria difícil mudar o resultado depois. Então, vamos buscar a vitória de forma equilibrada”.

Na visão do lateral-direito Patric, o Coelho deve atuar de maneira defensiva, esperando o Galo atacar: “Talvez o América espere um pouco e sabemos que vamos propor o jogo. Temos treinado em cima da partida, começando pela análise dos vídeos. Thiago vem mostrando o que podemos e o que não podemos fazer dentro da estratégia que ele está montando. Esperamos executar isso da melhor maneira para que tenhamos o melhor resultado nos dois jogos”.

NOVIDADE Administrar a vantagem no mata-mata será uma novidade para o América contra um grande da capital. Em 2016, o Coelho eliminou o Cruzeiro (primeiro colocado na fase inicial) nas semifinais e superou o Atlético na decisão – o Galo também havia feito melhor campanha. Já em 2012, passou nas semifinais pela Raposa, que também havia tido campanha superior, mas perdeu o título para o alvinegro.

Os jogadores entendem que é preciso administrar a vantagem de forma inteligente. “Não tem essa de tranquilidade para nós. Sabemos a grande equipe que tem o Atlético. Vamos fazer o nosso jogo, esquecendo a vantagem. Qualquer deslize pode ser suficiente para eles decidirem. Temos que esquecer a vantagem e fazer o nosso jogo em busca de uma vitória para ficarmos mais tranquilos”, avalia o atacante Marquinhos, que chegou no decorrer do Estadual e ganhou espaço na equipe dirigida pelo técnico Enderson Moreira.

A última vez que o América levou vantagem sobre o Atlético foi na decisão de 2001. Para mudar o panorama, o capitão Rafael Lima sabe que é importante corrigir os erros defensivos dos últimos confrontos e apostar no conjunto: “Temos alguns pontos a melhorar e tenho certeza que o Enderson vai nos orientar muito bem para esses confrontos, assim como ele tem feito em todos os jogos. Os resultados da equipe vêm sendo bons, o que nos anima para as semifinais. Tenho muita confiança no nosso grupo, temos condições de chegar à final”.

OS ÚLTIMOS MATA-MATAS


2010
1ª fase: Atlético (3º) e América (6º)
Quartas de final
América 3 x 3 Atlético
Atlético  2 x 2 América
 
2011
1ª fase: Atlético (2º) e América (3º)
Semifinal
América 1 x 3 Atlético
Atlético 2 x 1 América
 
2012
1ª fase: Atlético (1º) e América (3º)
Final    
América 1 x 1 Atlético
Atlético 3 x 0 América
 
2014
1ª fase: Atlético (2º) e América (3º)
Semifinal    
América 1 x 4 Atlético
Atlético 1 x 1 América
 
2016
1ª fase: Atlético (2º) e América (4º)
Final    
América 2 x 1 Atlético
Atlético 1 x 1  América

Tags: atleticomg