América
None

AMÉRICA

'É um erro pensar que trocando o treinador haverá uma solução', diz Salum, presidente do América

Diretoria reconhece a má fase, com queda para a zona de rebaixamento, mas crê em reação e prepara protesto na CBF contra erro da arbitragem no clássico com o Cruzeiro

postado em 06/11/2018 09:21 / atualizado em 06/11/2018 09:28

Juarez Rodrigues/EM/D. A Press

Mais do que a nona rodada consecutiva sem vencer (quatro derrotas e cinco empates), além da queda para a zona de rebaixamento, o América vai brigar também contra a arbitragem. A diretoria irá à CBF protestar pelo que considera erro capital do árbitro Héber Roberto Lopes, que teria deixado de marcar um pênalti de Dedé em Matheusinho no revés por 2 a 1. O clube, segundo seu presidente, Marcus Salum, está registrando uma queixa na Federação Mineira de Futebol (FMF), a quem pede apoio.

Inconformado com o lance, o dirigente deve ir hoje ainda ao Rio de Janeiro. “Eu vou fazer o mesmo que nas vezes anteriores. Estou registrando uma reclamação junto à FMF e vou pessoalmente à sede da CBF para me encontrar com o presidente, Coronel Nunes, para conversar com ele e fazer a reclamação, entregando-lhe o documento de protesto do América”.

Sobre a situação do time, que não vence há nove jogos, Salum diz que já há algum tempo vem acompanhando os treinos e conversando com o técnico Adilson Batista e os jogadores. “No futebol, nem sempre tudo que está certo está certo e nem tudo o que está errado está errado. Estou na chuva é pra me molhar. Estamos trabalhando e confiando neste grupo em que estão o treinador e os jogadores. Temos condições de sair desta situação incômoda por nós mesmos, e confio nisso.”

Para Salum, o América cometeu seu grande erro na partida contra o Grêmio. “Ali, não poderíamos empatar. Tínhamos que ter vencido. Cometemos um pênalti bobo. Foi ali o grande divisor de águas. O time tem feito bons jogos. No domingo, por exemplo, igualamos o jogo. O problema é que estamos errando muito, principalmente nas finalizações.”

Salum não admite falar em troca de técnico. E cita o caso do rival, Atlético, como exemplo. “É um erro pensar que trocando o treinador haverá uma solução. Não quero nem ouvir isso. Se trocar treinador fosse solução, o Atlético não passaria pela situação em que se encontra hoje. Quem fez isso, recentemente perdeu três jogos em seguida. Não é solução.”

América 0 x 0 Ceará
Apesar de jogar em casa, com apoio de sua torcida, o América não conseguiu derrotar o Ceará, que estava então na zona de rebaixamento. O jogo é considerado o pior do time mineiro na competição. Antes dessa partida, o Coelho estava na nona colocação, sendo que na rodada anterior, também no Horto, obteve sua última vitória na competição, 2 a 1 sobre o Vasco. Com o empate caiu para a 11ª posição.

Botafogo 1 x 0 América
O América tinha a esperança de reabilitação, principalmente porque o adversário, apesar de jogar no Engenhão, vinha de três derrotas consecutivas. No entanto, o time entrou com cautela defensiva e acabou sofrendo o gol ainda no primeiro tempo. No segundo, a expectativa era de que a equipe teria uma outra postura, mais ofensiva. Começou assustando, quando Luan quase marcou. Mas, curiosamente, foi o único ataque do time mineiro em toda a etapa. Com a derrota, caiu para o 12º lugar.

São Paulo 1 x 1 América
Foi uma das melhores partidas do Coelho na competição. Enfrentou o São Paulo de igual para igual, no Morumbi. O time surpreendeu o paulista com postura defensiva que impediu que o adversário conseguisse armar jogadas de ataque. Sofreu o gol aos 45min. No segundo tempo, voltou com outra postura e chegou a prensar o São Paulo em seu campo defensivo. Por fim, conseguiu o empate. Mas caiu para a 13ª colocação.

América 0 x 0 Corinthians
Apesar do empate, o Coelho não fez boa partida. O Corinthians dominou o primeiro tempo e só não marcou devido à má pontaria de seus jogadores. O América chutou apenas uma vez contra o gol corintiano, no fim da primeira etapa, com Gérson Magrão. Na segunda etapa, o time mineiro teve posicionamento muito defensivo, travando o adversário. Teve a sorte de o árbitro não marcar pênalti em Gabriel, atacante do time paulista. Permaneceu na 13ª posição.

Atlético-PR 4 x 0 América
Em atuação desastrosa, o América acabou goleado em Curitiba. O time paranaense envolveu completamente a equipe mineira, que nem sequer conseguia passar o meio-campo. Assim, tornou-se uma presa fácil. Antes do jogo, o Coelho chegou a ser apontado como favorito, já que o rival estava em baixa. Foi mais um adversário que o time acabou ressuscitando. Como havia feito com Ceará e Botafogo. Apesar da derrota, permaneceu na 13ª posição.

Atlético 0 x 0 América
Desta vez, o alviverde foi muito melhor que seu adversário durante toda a partida. Mas o time pecava por um erro antigo e que se mantém: a má pontaria. Apesar de criar muitas chances de gol, os atacantes americanos não conseguiam acertar a meta atleticana. Nas poucas vezes em que sua defesa foi envolvida, o goleiro João Ricardo apareceu como salvador. Com o empate, a equipe de Adilson Batista caiu para a 15ª posição.

América 1 x 1 Grêmio
O adversário, que estava envolvido com a Copa Libertadores, veio a Belo Horizonte com os reservas. Era a chance do Coelho, finalmente, voltar a vencer. Fez um bom primeiro tempo, dominando o adversário e chegou a abrir 1 a 0. Poderia ter ampliado, mas seus atacantes erraram seguidas finalizações. No segundo tempo, no entanto, o Grêmio melhorou e foi ao ataque, enquanto o Coelho recuou. E com cinco minutos, o gol de empate, de pênalti infantil cometido por Aderlan. O time mineiro não conseguiu reagir. O América permaneceu em 15º.

Chapecoense 1 x 0 América
América e o time catarinense fizeram um jogo equilibrado no primeiro tempo, sendo que as duas equipes foram prejudicadas por erros de arbitragem. O juiz anulou dois gols legítimos, um de cada lado. Mas no segundo tempo, a Chapecoense marcou logo no início e obrigou o América a sair para o jogo. O time se lançou ao ataque, porém, com muitos erros de finalizações. Mais uma vez o goleiro João Ricardo evitou um placar mais amplo para o adversário. O time caiu para a 16ª posição.

América 1 x 2 Cruzeiro
O Coelho, desta vez, foi ofensivo e conseguiu pressionar o rival no começo. Sofreu, no entanto, o primeiro gol aos 17min. Manteve a postura de ataque e só não conseguiu o empate graças a duas grandes defesas de Fábio. No segundo tempo, sofreu mais um gol, mas seguiu atacando e, por meio de um pênalti, reduziu o placar. Pressionou, criou boas chances, mas voltou a falhar nas finalizações. Num lance polêmico, a arbitragem deixou de marcar pênalti de Dedé em Matheusinho. O América cai para a zona de rebaixamento, em 17º lugar.

Tags: seriea comando troca adilson américa salum