América
None

AMÉRICA

Presidente do América usa mudança no Atlético para rebater críticos que apontaram saída tardia de Adilson Batista

Marcus Salum lamenta críticas exclusivamente baseadas em resultados

postado em 12/11/2018 20:36 / atualizado em 12/11/2018 20:46

Gladyston Rodrigues/EM/D. A Press
A derrota para o Paraná, por 1 a 0, no último sábado, fez o América atingir dez jogos sem vitória no Campeonato Brasileiro. O time se manteve com 34 pontos, na 18ª posição. O risco de rebaixamento aumentou, e o presidente Marcus Salum decidiu trocar novamente o comando técnico. No cargo desde 24 de julho, Adilson Batista foi substituído pelo veterano Givanildo Oliveira, de 70 anos, muito identificado com o clube. Antes, Enderson Moreira e Ricardo Drubscky (diretor de futebol) já haviam comandado o Coelho na Série A.

Ao apresentar Givanildo Oliveira nesta segunda-feira, Salum se dirigiu também aos críticos que o acusaram de mudar tardiamente o comando técnico. Para ele, quem está de fora muitas vezes só se baseia nos resultados para fazer as análises.

”Tenho escutado: por que demorou tanto para trocar treinador? Projeto e feeling de direção é da capacidade de quem comanda. Todos falam que deveríamos ter trocado antes. Falam isso pois perdemos. Se tivéssemos ganho, tínhamos tomado decisão certa. Quando se troca antes e dá errado, deveria ter trocado depois. Quando troca depois que deu errado, todos falam que errou. Na verdade, tínhamos trabalho consistente. (Adilson) fez bom trabalho, entrou em um momento difícil e ele teve chance de tirar (o clube do rebaixamento)”, argumentou o presidente americano.

Em outro ponto do seu discurso, Salum lembrou que o Atlético também trocou Thiago Larghi por Levir Culpi apostando numa reação imediata no Campeonato Brasileiro. Mas, passados quatro jogos, o rival perdeu três partidas e empatou uma. 

”Times, que não preciso citar o nome, tomaram a decisão antes e não conseguiram ganhar nenhum jogos. Está aqui o exemplo em Minas Gerais. Tomaram a decisão porque ‘estava rachado o vestiário, não sei o que e tal’, em quatro jogos não ganhou nenhum, perdeu três e empatou um. Então, não estou criticando esse time, só falo que a decisão é muito fácil de ser criticada depois de tomada e do resultado ter acontecido. Muita gente queria que se trocasse o treinador do Atlético, quando trocou, todo mundo: ‘Agora vai!’. Aí perdeu: ‘Não devia ter trocado, deveria ter mantido’. É muito fácil criticar sem fazer. Fazer é muito difícil, e estamos trabalhando com confiança, com tudo, o América é muito maior que tudo que está sendo falado. Temos um trabalho difícil, sei a dificuldade que é tocar o América na Série A. Não é a primeira vez. Tivemos sucesso várias vezes, ganhamos títulos, mas a Série A ainda é um desafio que nós estamos cada vez mais aprendendo e entendendo”, acrescentou o mandatário.

Resultados em campo à parte, Salum destacou que o América está organizado administrativamente. Tropeços não seriam consequência de má gestão. “Muita coisa não se fala, um dos defeitos que eu tenho é de não vangloriar das coisas que já fiz. Não vou ter esse vício nunca. Isso está combinado há muito tempo, o prêmio é alto, bichos são bons, estão sendo pagos em dia, problema não é esse. Podem ficar tranquilos. Muita coisa tem sido falada…”, rebateu.

A missão do América nessa reta final de Série A é vencer, no mínimo, três jogos e tentar se salvar com 43 pontos. Se conseguir mais algum ponto, as chances de o time se manter na elite aumentam, sem depender tanto de outros resultados. 

Os compromissos derradeiros são contra Internacional (2º), em Porto Alegre; Santos (7º), no Independência; Palmeiras (1º), em São Paulo; Bahia (11º), em BH; e Fluminense (10º), no Rio de Janeiro.

Tags: marcus salum givanildo adilson seriea americamg