América
None

AMÉRICA

Inspiração no passado: relembre a única vitória do América sobre o Inter no Beira-Rio

Em 2000, América derrotou Colorado em Porto Alegre em abertura de campanha vitoriosa

postado em 13/11/2018 21:05 / atualizado em 13/11/2018 21:17

Mourão Panda / América
O América pode buscar inspiração no passado para tentar uma vitória nesta quinta-feira, a partir das 21h (de Brasília), sobre o Internacional, no Beira-Rio, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Há 18 anos, quando obteve sua única vitória sobre os colorados em Porto Alegre, o Coelho também era apontado como uma ‘zebra’. Mas, em sua estreia na Copa Sul-Minas de 2000, derrotou os gaúchos no Sul por 1 a 0, com gol de Ruy, e começou com pé direito a campanha que terminaria com o título inédito do torneio regional. Agora, na estreia do técnico Givanildo Oliveira, a meta é surpreender novamente e iniciar uma reação na Série A que evite o rebaixamento.

Se hoje a missão é das mais complicadas, tendo em vista a ambição do vice-líder Internacional de ainda conquistar o Campeonato Brasileiro, em 2000 o triunfo encheu o elenco do América de ânimo para o desafio de buscar o feito inédito. O Colorado contava em sua zaga com Lúcio, titular da Seleção Brasileira na conquista da Copa do Mundo da Coreia do Sul e do Japão, em 2002. O meio-campo tinha Dunga, capitão do tetra mundial em 1994, nos Estados Unidos. No setor ofensivo, uma das apostas gaúchas era Elivélton, herói do Cruzeiro na conquista da Copa Libertadores de 1997.

Naquele duelo inicial da Copa Sul-Minas, o Internacional foi melhor na maior parte do tempo. Os mandantes acertaram a trave e até marcaram um gol de falta, anulado pela arbitragem. Mas, mesmo diante das adversidades, o América venceu por 1 a 0, com gol do lateral Ruy aos nove minutos do segundo tempo.

O América daquela vitória sobre o Internacional em Porto Alegre era formado por uma geração que deu muitos frutos ao clube. A base do time dirigido por Flávio Lopes em 2000, campeão da Sul-Minas, conquistou em 2001 o título mineiro, já sob a batuta de Lula Pereira.

A conquista da Sul-Minas em 2000 foi resultado de uma mescla de experiência, representada pelo goleiro Milagres, os zagueiros Dênis e Wellington Paulo, o volante Pintado e o meia Palhinha, e de jovens promessas como Fabrício, Tucho, Ruy e Álvaro.

Na campanha vitoriosa da Sul-Minas, o Coelho venceu cinco partidas, empatou quatro e perdeu apenas uma.

Formação do América no triunfo

Osmar Paula

Naquele 22 de janeiro de 2000, o América entrou em campo diante do Internacional com Milagres; Estevam, Dênis, Wellington Paulo e Fabrício; Edgar, Pintado, Ruy e Palhinha; Rinaldo e Welington. Entraram Tucho, Álvaro e Jean.

Aos 32 anos, Palhinha, revelado pelo próprio América e consagrado com as camisas de São Paulo e Cruzeiro, voltava ao clube na condição de uma das referências do grupo. Àquela altura, ele já ostentava três Copas Libertadores (1992, 1993 e 1997), dois Mundiais (1992 e 1993) e uma Copa do Brasil (1996).

Internacional

Embora também tivesse nomes promissores e consagrados, o Internacional derrotado pelo América em 2000 teve um ano desastroso. O clube foi eliminado ainda na primeira fase da Copa Sul-Minas, caiu nas quartas da Copa João Havelange (Campeonato Brasileiro) e não passou da terceira fase na Copa do Brasil. 

Retrospecto de Internacional x América no Beira-Rio

Depois da vitória sobre os gaúchos na Copa Sul-Minas de 2000, o América sequer empatou com o Internacional em Porto Alegre. Foram quatro vitórias coloradas em duelos nos anos de 2002 (4 a 0, pela Sul-Minas); 2011 (4 a 2, pelo Brasileiro); 2016 (3 a 1, pelo Brasileiro); e 2017 (2 a 1, pela Série B).

Ficha técnica da última vitória do América sobre o Inter no Beira-Rio:

INTERNACIONAL 0 x 1 AMÉRICA

Internacional
João Gabriel; Denilson, Lúcio, Anderson (Juca) e Celso Vieira; Enciso, Claiton (Dunga), Hurtado e Elivélton; Fabiano (Scoth) e Anderson Barbosa - Tec: Zé Mário.
América
Milagres; Estevam, Dênis, Wellington Paulo e Fabrício; Edgar, Pintado, Ruy (Tucho) e Palhinha; Rinaldo (Álvaro) e Welington (Jean) - Tec: Flávio Lopes.
Gol: Ruy, do América (9' 2º tempo). 
Data: 22 de janeiro de 2000
Estádio: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Competição: Copa Sul-Minas de 2000. 
Árbitro: Renildo Nunes (SC)


Tags: americamg interiormg internacionalrs seriea futnacional