América
None

AMÉRICA

América detalha montagem do elenco e vai aproveitar jogadores de time sub-23 em 2019

Marcus Salum falou sobre atletas que serão utilizados por Givanildo Oliveira

postado em 20/12/2018 06:30 / atualizado em 19/12/2018 21:24

 Estevão Germano / América
Rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro, o América terá que montar praticamente um novo time na temporada 2019. No mercado, a diretoria já anunciou as contratações do lateral-direito Leandro Silva, do meia-atacante Felipe Azevedo e do atacante Marcelo Toscano, além de renovar o vínculo do volante Juninho. O Coelho ainda está perto de se acertar com o centroavante Jonatas Belusso e mantém esperanças em prorrogar o contrato do goleiro João Ricardo. A novidade, porém, fica por conta da utilização de atletas do grupo de transição (sub-23) no grupo principal. Em entrevista à Rádio Itatiaia, o presidente americano, Marcus Salum, citou nominalmente os atletas que serão utilizados sob o comando de Givanildo Oliveira no próximo ano: Everton Morelli, França, Rafael Oller, Márcio, Lucas Bolívia e Sabino.

“Já trouxemos o Toscano, o Felipe Azevedo e o Leandro Silva. Temos mais uns dois ou três nomes em negociação, especialmente para a lateral e o ataque. Temos que trazer centroavante e jogador de beirada. Zagueiros nós temos o Messias e o Paulão e estamos esperando uma renovação com o Ricardo Silva, senão virá outro. E nós vamos aproveitar esse trabalho do sub-23 para subir alguns meninos. O Christian tem contrato, o Zé Ricardo tem contrato, o Matheusinho tem contrato. Vamos subir o Morelli, o França, o Rafael Oller, o Márcio, o Bolívia e o Sabino. Todos eles vão subir. Esse é um grupo que será formado e eu tenho certeza de que o América terá uma boa equipe. Renovamos com o Givanildo, tivemos uma conversa muito importante com ele. Agora só farei contrato de um ano (com o técnico). O desgaste que tive com o Enderson eu não quero mais não”.

Os jogadores citados por Salum disputaram o Campeonato Brasileiro de Aspirantes, competição destinada a atletas sub-23. O América teve um bom início no torneio e liderou a primeira fase no Grupo A, com 19 pontos em oito jogos (aproveitamento de 79%). Para se ter uma ideia, o time ficou um ponto à frente do São Paulo, que, posteriormente, sagrou-se campeão ao vencer o Internacional por 3 a 1 no placar agregado (1 a 0 no Beira-Rio, em Porto Alegre, e 2 a 1 no Morumbi, em São Paulo).

A campanha positiva do América não foi repetida na segunda fase. A equipe acabou eliminada ao terminar o Grupo C com apenas quatro pontos em seis jogos (22% de aproveitamento). Ainda assim, a diretoria avaliou de maneira positiva o rendimento dos jovens e darão a eles chance de participar do elenco em 2019.

Marcus Salum também falou sobre as saídas de vários jogadores do América. Jogadores como Rafael Moura, Luan, Marquinhos, Gerson Magrão, Giovanni já foram descartados pela diretoria. Segundo o presidente, o clube só considera ter perdido o lateral-esquerdo Carlinhos, o lateral-direito Aderlan e o zagueiro Matheus Ferraz. Salum também explicou que segue à espera de uma resposta do goleiro João Ricardo com relação à proposta de renovação apresentada pelo Coelho.

“Nós vamos remontar o time. Muitos jogadores que estão saindo iriam sair mesmo se o América ficasse na Série A. Do meio para frente, nosso desempenho foi muito ruim. O América teve um belo desempenho do meio para trás e um péssimo desempenho do meio para frente. Efetivamente, perdemos dois jogadores: Matheus Ferraz e Carlinhos. Com o Giovanni não iríamos renovar por causa do excesso de contusões. O Aderlan tem uma proposta para disputar o Paulista. E o João Ricardo tem uma proposta do América e até hoje não acertou com nenhum clube. Não sei se vai voltar a conversar com a gente, foi o que tinha combinado com a gente. Ele ia tentar achar uma proposta superior e voltaria a conversar com a gente, já que ele acha que está no momento de carreira que tem que tentar dar um salto e ganhar mais do que ganha”.

Como foi o ano dos jogadores sub-23 do América que serão aproveitados no time principal:

Everton Morelli

O volante de 21 anos nunca atuou pelo time profissional do América. Pelo Brasileiro de Aspirantes, fez 12 jogos e marcou um gol – vitória por 1 a 0 sobre o Avaí.

Rafael Oller

O meio-campista tem 23 anos e fez em 2018 sua última temporada pelo time sub-23. Ele atuou em 11 partidas do Brasileiro de Aspirantes, sendo apenas cinco como titular, e marcou um gol na vitória por 2 a 0 sobre o Figueirense. 

Revelado pelo São Carlos, Rafael Oller jogou profissionalmente pelo URT, entre 2017 e 2018 (30 jogos e quatro gols), e Uberaba, em 2018 (12 jogos e três gols). O atleta também passou pela base do Santos. 

França

França, de 23 anos, já sentiu o ‘gostinho’ de atuar pelo time profissional do América. Foi nas duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, quando jogou 21 minutos na vitória por 1 a 0 sobre o Bahia, no Independência, e por sete minutos na derrota por 1 a 0 para o Fluminense, no Maracanã, que selou a queda americana à Série B. 

No Brasileiro de Aspirantes, França jogou 12 partidas e marcou um gol, na vitória do Coelho por 4 a 2 sobre o Santa Cruz. O meia-atacante também já defendeu profissionalmente Cruzeiro-RS (oito jogos e um gol) e Cianorte-PR (dois jogos). 

Márcio

O volante de 20 anos foi contratado ao Cruzeiro juntamente com Natan. Em troca, o América liberou para o time celeste o volante Makton. Pelo Coelho, Márcio atuou em nove partidas no Brasileiro de Aspirantes. 

Sabino 

Tem apenas 19 anos e é o mais novo entre os atletas citados por Marcus Salum. O zagueiro disputou cinco partidas no Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Sob o comando do técnico Adilson Batista, treinou com os profissionais e chegou a ficar no banco de reservas na Série A do Brasileiro.
 
Lucas Bolívia

Natural de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, o zagueiro de 21 anos tem dupla nacionalidade. Ele fez 12 partidas pelo América no Campeonato Brasileiro de Aspirantes (todas como titular).

Tags: salum base futnacional interiormg americamg