América
None

AMÉRICA

No aniversário de 107 anos, América frustra torcida, toma gol no fim e perde para Botafogo-SP

Time alviverde não soube aproveitar vantagem na posse de bola e acabou castigado aos 44min do segundo tempo, tomando gol do volante Marlon Freitas

postado em 30/04/2019 23:27 / atualizado em 01/05/2019 01:54

<i>(Foto: Alexandre Guzanshe/EM D.A Press)</i>
No dia do aniversário de 107 anos, o América teve maior índice na posse de bola (58,4% a 41,6%) e em finalizações (17 a 10), porém foi castigado em função dos erros e perdeu para o Botafogo-SP por 1 a 0, nesta terça-feira, no Independência, pela segunda rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O volante Marlon Freitas marcou o gol dos paulistas aos 44min do segundo tempo, após passe de Higor Meritão.

Com o resultado, o Coelho segue sem pontuar na Série B, na 19ª posição, e corre risco de encerrar a segunda rodada na lanterna. Por sua vez, o Botafogo mantém 100% de aproveitamento, agora com seis pontos, e comemora a liderança do campeonato.

No dia 11 de maio (sábado), às 11h, o América tentará buscar a primeira vitória na Série B, contra o Criciúma. O jogo acontecerá no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma-SC. Já o Botafogo visitará o São Bento na quinta-feira, 9 de maio, às 19h15, no Estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba-SP.


O jogo

Sem Marcelo Toscano, com fadiga muscular, o América teve outra baixa de última hora: o meia Matheusinho, com lesão na panturrilha esquerda, foi substituído por França. Desde o começo da partida, o time apresentou maior volume de jogo. A primeira boa chegada aconteceu aos 15min, quando Diego Jussani, de cabeça, assustou Darley. O goleiro do Botafogo-SP precisou trabalhar bem aos 16 e aos 25min, em chutes de longa distância de Jonatas Belusso e João Paulo, respectivamente.

Apesar de ter sido dominado pelo Coelho no quesito posse de bola, o Botafogo-SP teve alguns ataques importantes, especialmente em contragolpes. Aos 19min, o lateral-direito Lucas, ex-Cruzeiro, rolou a redonda para Erick Luís, que bateu forte e exigiu boa defesa de Fernando Leal.

<i>(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)</i>

Em virtude da superioridade de sua equipe nas estatísticas, o técnico Givanildo Oliveira não realizou substituições no intervalo. Logo aos 5min, mais uma oportunidade na bola aérea: a bola cabeceada por Diego Jussani, após cobrança de falta de João Paulo, raspou a trave direita de Darley. Aos 16min, Leandro Silva arrancou bem pelo lado direito e tentou surpreender com um chute cruzado, mas o goleiro botafoguense, bem colocado, espalmou a redonda.

Aos 25min, o América encaixou outro bom ataque pela beirada. O passe rasteiro de Felipe Azevedo estava endereçado a Júnior Viçosa, que fechava na pequena área para tentar balançar a rede. Entretanto, no meio do caminho surgiu o zagueiro Naylhor, responsável por corte providencial de pé esquerdo.

Por causa da postura retraída do adversário, Givanildo tentou dar mais velocidade ao Coelho colocando Ademir no lugar de Jonatas Belusso. Um erro de passe no meio-campo, porém, quase custou caro. Nadson roubou a bola, livrou-se da marcação e deixou Marlon Freitas livre na grande área. O camisa 7 do Bota limpou bem a jogada, mas bateu por cima do gol.

Givanildo adiantou ainda mais o América com a entrada do centroavante Pedro no lugar de Juninho, aos 39min. Exposto defensivamente, a equipe levou ducha de água fria aos 44min, quando Higor Meritão deu assistência para Marlon Freitas entre os defensores alviverdes. Desta vez, o volante do Botafogo não titubeou e finalizou forte na saída de Fernando Leal: 1 a 0.

AMÉRICA 0X1 BOTAFOGO-SP

AMÉRICA
Fernando Leal; Leandro Silva, Diego Jussani, Paulão e João Paulo; Juninho (Pedro, aos 39min do 2ºT) e Zé Ricardo; Felipe Azevedo, França e Jonatas Belusso (Ademir, aos 33min do 2ºT); Júnior Viçosa
Técnico: Givanildo Oliveira

BOTAFOGO-SP
Darley; Lucas, Naylhor, Leandro Amaro e Pará; Jonata Felipe (Higor Meritão, no intervalo), Marlon Freitas e Nadson; Felipe Saraiva, Erick Luis (Murilo, aos 26min do 2ºT) e Rafael Costa (Henan, aos 20min do 2ºT)
Técnico: Roberto Cavalo

Gol: Marlon Freitas, aos 44min do 2ºT (BOT)

Cartões amarelos: Zé Ricardo, aos 39min do 1ºT (AME); Erick Luis, aos 10min, Jonata Felipe, aos 42min do 1ºT (BOT)

Motivo: 2ª rodada da Série B do Brasileiro

Estádio: Independência, em Belo Horizonte

Data: terça-feira, 30 de abril de 2019

Árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)

Assistentes: Diogo Carvalho Silva e Thiago Rosa de Oliveira (RJ)

Público: 1.874

Renda: R$ 7.495,00

Tags: américa interiormg derrota botafogosp futnacional serieb