América
None

AMÉRICA

América anuncia Frederico Cascardo como coordenador geral de base do clube

Ex-Atlético e Vasco, profissional já iniciou seus trabalhos no Coelho

postado em 01/07/2019 19:02 / atualizado em 01/07/2019 19:13

<i>(Foto: Daniel Hott/América)</i>
O América apresentou nesta segunda-feira Frederico Cascardo, de 38 anos, como coordenador geral de base do clube. O profissional que estava vinculado ao Desportivo Brasil-SP já iniciou seus trabalhos no CT Lanna Drumond. Mineiro de Belo Horizonte, Cascardo já trabalhou com formação de atletas no Atlético e no Vasco.

Frederico chega ao América um mês e meio depois da efetivação de Paulo Bracks como diretor de futebol do departamento profissional. De acordo com o Coelho, o novo responsável pela base da agremiação foi escolhido depois de processo seletivo com quase 120 candidatos conduzido pelo superintendente geral Paulo Assis.

“Desde a efetivação do Paulo Bracks como diretor de futebol do clube, sabíamos da necessidade de trazer alguém para seguir à frente do processo de formação. No processo seletivo, buscamos profissional com experiência na base, com a formação adequada e que conhecesse o América. É um projeto que vem sendo tocado com bons resultados nos últimos meses e queríamos dar continuidade nesse processo”, explicou Assis ao site oficial do América. Conforme o dirigente, o currículo de Cascardo foi determinante para a escolha.

“Conhecemos o Fred Cascardo de longa data. Ele é de Belo Horizonte, foi professor no Colégio Santo Antônio, uma escola com tradição em formar profissionais para o mercado do futebol, e conhece bem a realidade do América. Trabalhou em clubes com histórico de formação de atletas e entendo que selecionamos um excelente candidato. Ele terá um período de diagnóstico para entender o funcionamento da base do clube e, posteriormente, montar um plano de ação com possíveis mudanças, sempre ao lado do Paulo Bracks e do Conselho de Administração”, acrescentou o superintendente.

Fred Cascardo é graduado em Educação Física pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH) e tem cursos de Gestão do Futebol, pela CBF Academy, e Coordenação Técnica, pela Universidade do Futebol. No passado, ele desempenhou funções de analista de desempenho, preparador físico, técnico, captação de atletas e coordenação do futebol.

“O fato de conhecer determinadas áreas importantes do Clube, incluindo o dia a dia do campo, é fundamental. Cada etapa me ajudou muito a entender o cenário macro da base e me amadureceu como profissional. Passei por vários departamentos, sempre aprendendo e trocando ideias, para tomar as melhores decisões no processo de desenvolvimento dos atletas”, declarou o coordenador de base.

Em sua trajetória profissional, Cascardo trabalhou por mais de dez anos no Atlético. Essa experiência o fez conhecer profundamente o próprio América. “Quem trabalha com formação se sente muito valorizado quando vê um atleta, ao fim do processo de formação, vestir a camisa do profissional. E vejo que o América tem esse objetivo bem claro. Em dez anos no Atlético, conheci bem o futebol de base mineiro e, consequentemente, conheço bem o América. Sei da valorização que o clube dá à base e entendendo o cuidado que se tem em cada etapa da formação, acreditando sempre no desenvolvimento e na evolução do atleta. Estar alinhado ao que o clube acredita me motiva muito”.

No grupo principal do América há vários atletas formados pelo clube, como o goleiro Jori, os volantes Zé Ricardo e Christian, o meia Matheusinho e o atacante Pedro. Em janeiro de 2019, o Coelho emprestou o zagueiro Messias, também prata da casa, ao Rio Ave de Portugal. A cessão por um ano e meio rendeu aos cofres americanos R$ 850 mil. Vale ressaltar que o atacante Richarlison, do Everton-ING e da Seleção Brasileira, também é cria do Lanna Drumond.

Tags: Frederico Cascardo categoria de base futnacional interiormg serieb américa