América
None

AMÉRICA

Após saída de Barbieri, América efetiva Felipe Conceição para cargo de técnico

Coordenador técnico assumirá comando da equipe na sequência da Série B

postado em 15/07/2019 16:00 / atualizado em 15/07/2019 19:51

<i>(Foto: Daniel Hott/América)</i>
O América definiu que o coordenador técnico Felipe Conceição assumirá o cargo de treinador na sequência da temporada. Ele ocupará a vaga deixada por Maurício Barbieri, desligado do clube depois da goleada sofrida para o Figueirense no sábado, por 4 a 0, no Independência, pela nona rodada da Série B do Brasileiro.
  
Paulo Bracks, diretor de futebol do América, informou as alterações no comando técnico da equipe e explicou a nova estruturação da comissão técnica. Segundo o dirigente, Felipe Conceição já iniciou os treinamentos com o elenco visando ao jogo de sábado contra o Vila Nova-GO.
 
“Ele exercia o cargo de coordenador técnico e esteve envolvido em todos os treinos de 2019, participou de todas as contratações do elenco atual. Tem nossa total confiança para dar prosseguimento ao trabalho e tem a confiança de toda a diretoria para resgatar a estabilidade e confiança dos jogadores”, afirmou Bracks.
 
Para o presidente do Conselho de Administração, Marcus Salum, o momento serve para despertar a mesma responsabilidade que ele tem como dirigente nos jogadores. “Eu estou com vergonha da minha torcida. Eu tenho uma equipe com competência para sair disso, e nós vamos ter que sair no campo. Se não sair, nós vamos ter que trocar o plantel. Agora, nós confiamos em quem nós trouxemos, e eles sabem disso. O nosso plantel está entre os cinco ou seis melhores da Série B. Alguma coisa não encaixou, futebol não tem um fórmula mágica. Então, gente, não tenho vergonha em passar por isso”.

Felipe Conceição, de 40 anos, é funcionário do Coelho desde junho de 2018. Inicialmente, ele foi contratado como auxiliar técnico, trabalhando ao lado de Ricardo Drubscky, Adilson Batista e Givanildo Oliveira. Com a chegada de Barbieri ao Lanna Drumond, passou a ocupar a coordenação técnica.

Antes de ser contratado pelo América, Felipe Conceição acumulou experiências em diversas áreas no Botafogo. Na base, treinou as equipes sub-15 e sub-17. No elenco principal, foi assistente de Jair Ventura de 2016 a 2017 e, posteriormente, treinador no início de 2018.

A passagem à frente do time de General Severiano foi meteórica: apenas sete partidas, com duas vitórias, três empates e duas derrotas. As eliminações na Taça Guanabara, para o Flamengo, e na Copa do Brasil, diante do Aparecidense-GO, causaram insatisfação na diretoria alvinegra, que demitiu o treinador.

Posteriormente, Conceição trabalhou no Macaé-RJ, na disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. A equipe fluminense até passou de fase, na liderança do Grupo A12 (11 pontos), mas acabou eliminada pelo Grêmio Novorizontino-SP nas oitavas de final.

Antes de se especializar como treinador, Felipe teve carreira dentro dos gramados. Ele foi atacante do Botafogo de 1998 a 2001 e jogou por outros clubes brasileiros, como Juventude, Cabofriense, Tupi e o próprio América. Na Europa, vestiu as camisas de Germinal Beerschot, da Bélgica, e Vitória de Guimarães, de Portugal.

Com a mudança de função de Felipe Conceição, a diretoria americana promoveu Cauan de Almeida, técnico do time sub-17, para o cargo de auxiliar do grupo principal.

Cauan, de 30 anos, teve experiências como auxiliar da Seleção Brasileira Sub-17, além de passagens por AMDH, Betinense, Serranense e Infesta de Portugal. Como treinador, ele obteve a Licença C no curso da UEFA e a Licença B na CBF, bem como especializações na Universidade do Porto e na Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Felipe Conceição e Cauan de Almeida terão a missão de conduzir o América a bons resultados na Série B. Nas nove primeiras rodadas, a equipe contabilizou uma vitória, dois empates e seis derrotas, com apenas seis gols marcados e 14 sofridos.

Com cinco pontos, o Coelho é o 19º colocado na segunda divisão nacional. O Vila Nova-GO, primeiro clube fora do Z4, soma 10 pontos. As equipes se enfrentam no sábado, às 16h30, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, pela 10ª rodada da Série B.


Ficha do treinador


Nome completo: Felipe de Oliveira Conceição

Data de nascimento: 09/07/1979

Naturalidade: Nova Friburgo (RJ)

Clubes (como treinador): São Gonçalo-RJ (2012 a 2013), Botafogo-RJ - base (2013 a 2015), Gonçalense-RJ (2016), Botafogo-RJ (2018), Macaé-RJ (2018) e América (2019)

Clubes (como auxiliar): Botafogo-RJ (2016 a 2017) e América (2018 a 2019)

Tags: Felipe Conceição coelho américa mercadobola interiormg serieb