América
None

SÉRIE B

São Bento surpreende no Independência, estraga festa da torcida e frustra sonho de acesso do América

Coelho precisava da vitória dentro de casa para voltar à Série A na próxima temporada

postado em 30/11/2019 18:28 / atualizado em 30/11/2019 20:15

(Foto: Ramon Lisboa/EM/D.A. Press)

Fim do sonho. Com Independência lotado, o América recebeu o rebaixado São Bento e foi surpreendido pelo time do interior paulista. Com a derrota por 2 a 1, neste sábado, o Coelho não confirmou seu favoritismo e deixou o acesso à elite do futebol nacional escapar. O revés garantiu o Coritiba e o Atlético-GO na primeira divisão em 2020.

Após arrancada histórica, o time alviverde terminou a Série B do Campeonato Brasileiro na quinta colocação, com 61 pontos. O Atlético-GO, rival direto pela vaga, empatou em 0 a 0 com o Sport, em Goiânia, foi a 62 pontos e garantiu a quarta posição. O Coritiba, por sua vez, bateu o Vitória por 2 a 1, em Salvador, e ficou com o terceiro posto, somando 63. O São Bento finalizou a competição na 17ª posição, com 39, e disputará a terceira divisão na próxima temporada.

Mesmo com a frustração, vale ressaltar a campanha de recuperação comandada pelo técnico Felipe Conceição. Desde que o treinador assumiu a equipe alviverde, na 10ª rodada da Série B, o time reagiu na competição. Se na 14ª o clube ocupava a lanterna, entrou em campo na partida derradeira precisando apenas da vitória para voltar à elite nacional. Sob o comando de Conceição, o América conquistou 16 vitórias, oito empates e apenas cinco derrotas, um rendimento de 64,36%.
 

O jogo

A partida começou com uma bela festa da torcida americana, que lotou o Independência para empurrar o time rumo à Série A. E a primeira chance de gol foi do América, logo aos 6’, com Júnior Viçosa. Após cobrança de escanteio, o lateral-esquerdo Sávio encontrou o centroavante dentro da área do São Bento. O camisa 33 ajeitou e bateu colocado, mas o goleiro Paulo Vitor mandou para escanteio.

Minutos depois, aos 15’, o Coelho teve mais uma chance de marcar. Sávio cobrou falta pela direita e exigiu boa defesa do arqueiro. Aos 25’, mais um chute de fora da área assustou o goleiro do Azulão. Desta vez, o atacante Felipe Azevedo chutou forte, mas a bola passou por cima da meta.

Mas quem comemorou foi o São Bento. Aos 28’, o volante Fábio Bahia aproveitou bola rebatida pela defesa e encobriu o goleiro Airton para abrir o placar: 1 a 0.

No lance seguinte, o América quase empatou a partida em chute de Flávio. Aos 29’, o volante pegou rebote dentro da área e bateu à direita de Paulo Vitor. Depois, aos 31’, Felipe Azevedo avançou pela direita e chutou cruzado. Com a ponta dos dedos, o goleiro mandou para escanteio.

Antes do fim do primeiro tempo o São Bento ampliou. Aos 38’, o atacante Guilherme Romão aproveitou falha do jovem zagueiro João Cubas, que tirou a bola das mãos de Airton, e empurrou para a rede: 2 a 0.

Na volta do intervalo, o América ficou muito perto de diminuir o placar. Aos 2’, Felipe Azevedo recebeu lançamento do volante Juninho e, quase sem ângulo, finalizou na trave esquerda do Azulão. 

Mas o Coelho ainda voltou para o jogo. Após cruzamento de atacante Ademir, que havia entrado no decorrer da segunda etapa, Juninho desviou de cabeça e marcou para o alviverde aos 19’: 2 a 1.

E por pouco não o América não empatou a partida aos 23’. Após cobrança de escanteio e bate-e-rebate na pequena área, a bola sobrou para João Cubas, que acabou empurrando para fora.

O América ainda pressionou o São Bento, que só se defendia, mas não conseguiu chegar ao gol de empate. Aos 47’, em rápido contra-ataque, Ademir arrancou pela direita, invadiu a área e cruzou para Matheusinho. O camisa 10 deu um carrinho, mas desviou para fora e o São Bento ficou com a vitória. Com o resultado, o Coelho não conseguiu o tão sonhado acesso à primeira divisão. 
 

AMÉRICA 1 X 2 SÃO BENTO

América
Airton; Leandro Silva, Lucas Kal, João Cubas e Sávio (João Paulo, aos 32 min do 2ºT); Zé Ricardo, Juninho e Flávio (Ademir, aos 12 min do 2ºT); Matheusinho, Felipe Azevedo e Júnior Viçosa (Vitão, no intervalo). Técnico: Felipe Conceição

São Bento
Paulo Vitor; Marcos Martins, Alisson, Eduardo e Mansur; Juliano, Fábio Bahia e Fernandes (Doriva, aos 13 min do 2ºT); Caio Rangel (Paulinho Bóia, aos 26 min do 2ºT), Minho (Lucas Lima, aos 34 min do 2ºT) e Guilherme Romão. Técnico: Marcelo Cordeiro.

Gols: Juninho, aos 19 minutos do 2ºT (AME); Fábio Bahia, aos 28 minutos, e Guilherme Romão, aos 38 minutos do 1ºT (SBO)

Cartões amarelos: Fernandes, aos 13 minutos; Juliano, aos 27 minutos ; Paulinho Bóia, aos 31 minutos; Matheus Martins, aos 35 minutos; e Mansur, aos 38 minutos do 2ºT (SBO)

Motivo: 38ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Estádio: Independência, em Belo Horizonte
Data e horário: sábado, às 16h30
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Leirson Peng Martins (RS) e Michael Stanislau (RS)
Público: 20.348
Renda: R$ 83.545,00

Tags: serieb americamg interiormg futnacional