
O América é o primeiro time classificado à semifinal do Campeonato Mineiro. Na tarde deste domingo, no Estádio Municipal Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio, o Coelho venceu o Patrocinense por 1 a 0 e se garantiu entre os quatro que avançam à próxima fase do Estadual. O gol do triunfo fora de casa foi marcado pelo atacante Léo Passos, aos 19 minutos do primeiro tempo.
O América chegou aos 21 pontos e não pode mais ser ultrapassado pelo Cruzeiro, quinto colocado, que soma 14 pontos.
Agora, o Coelho deve voltar aos treinos até a retomada do calendário no futebol brasileiro. Todas as competições nacionais estão suspensas por tempo indeterminado, assim como os jogos do futebol mineiro.
O jogo
Lisca poupou o lateral-direito Diego Ferreira e o atacante Ademir visando o duelo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, contra a Ferroviária-SP. A partida seria realizada na próxima quinta-feira, mas foi suspensa. Além deles, o treinador não contou com o volante Zé Ricardo, suspenso.
O primeiro tempo em Patrocínio foi de muito equilíbrio, muita briga pela bola e pouca inspiração. Foram raras as chances criadas. Os dois times lutaram muito para ter a posse, principalmente no meio-campo, mas não conseguiam infiltrações para levar perigo ao adversário.
Sem muita inspiração ofensiva, o América se aproveitou de um erro do zagueiro Alisson para abrir o placar. Léo Passos roubou a bola do defensor, invadiu a área e finalizou sem chances para o goleiro Luiz Miguel: 1 a 0. Já o Patrocinense teve chance de empatar no fim da etapa inicial, Felipe Gregory cabeceou para fora.
O segundo tempo teve o mesmo enredo da etapa inicial. Muita disputa no meio-campo e poucas chances de gol. O América seguiu sem levar sustos e chegou com perigo em algumas oportunidades. Alê, em chute de fora da área e de cabeça após falta cruzada, assustou Luiz Miguel.
O técnico Thiago Oliveira, do Patrocinense, mexeu muito na equipe, empilhou atacantes e colocou o time para cima. Como resposta, Lisca fez alterações no Coelho e recuou a equipe. Os dois times seguiram sem criar chances até a reta final do confronto, quando Jayme quase empatou. No entanto, o América conseguiu conter a pressão para garantir o resultado positivo e a vaga na semifinal do Mineiro.
PATROCINENSE 0 X 1 AMÉRICA
Patrocinense
Luiz Miguel; Marcelo, Alisson, Felipe Gregory e Pedro Rosa; Léo Costa (Jayme, aos 22/2°T), Alemão, Diego Luís (Daniel Menezes, aos 13/2°T) e Giba (Rafael Gladiador, aos 29/2/T); Rodney e Paulo Renê
Técnico: Thiago Oliveira
América
Airton; Rickson, Lucas Kal, Eduardo Bauermann e Sávio; Flávio, Juninho e Alê (Joseph, aos 37/2°T); Léo Passos (Lucas Luan, aos 29/2°T), Felipe Augusto (Ademir, aos 21/2°T) e Rodolfo
Técnico: Lisca
Gol: Léo Passos, aos 19/1°T
Cartões amarelos: Marcelo, aos 39/1°T (Patrocinense); Felipe Augusto, aos 38/1°T; Léo Passos, aos 39/1°T; Lucas Kal, aos 40/1°T; Flávio, aos 47/1°T (América)
Data: domingo, 15 de março
Motivo: nona rodada do Campeonato Mineiro
Local: Estádio Municipal Pedro Alves do Nascimento
Árbitro: Antônio Márcio Teixeira da Silva
Auxiliares: Pablo Almeida Costa e Leonardo Henrique Pereira