América
None

AMÉRICA

Série B: com tropeço da Chapecoense, América tem 67,4% de chance de título

Ao término da 35ª rodada, segundo a UFMG, o América é o favorito para ficar com o caneco da Série B, enquanto a Chape tem 32,6% de chance

postado em 18/01/2021 11:12

(Foto: Mourão Panda / América)

Com o empate por 0 a 0 entre Vitória e Chapecoense, nesse domingo, no Barradão, em Salvador, o América se manteve na liderança da Série B do Campeonato Brasileiro, com 68 pontos, um a frente do clube catarinense. A três rodadas do fim da competição, o Coelho está cada vez mais perto de conquistar o tricampeonato da Segunda Divisão. 
De acordo com o site de probabilidades do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ao término da 35ª rodada, o América soma 67,4% de chance de ficar com o caneco da Série B. Já a Chapecoense, único clube que disputa o troféu com o time mineiro, tem 32,6%. 

O América voltará a campo contra o 11º colocado Brasil de Pelotas, que contabiliza 47 pontos e ainda sonha com o acesso à elite do futebol nacional. A partida está marcada para esta terça-feira, às 16h, e será disputada no estádio Bento Freitas, em Pelotas, no Rio Grande do Sul. 

Depois do clube gaúcho, o Coelho pegará o Confiança, no estádio Batistão, em Aracaju, no Sergipe. A equipe americana encerra sua participação na Série B contra o Avaí, na Arena Independência, em Belo Horizonte. Já a vice-líder Chape terá pela frente Ponte Preta (casa), Operário-PR (fora) e Confiança (casa). 

Caso os dois clubes mantenham o aproveitamento atual, de 64,76% e 63,81%, respectivamente, conseguirão somar aproximadamente seis pontos de nove que ainda estão em disputa. Dessa forma, o título ficaria com a equipe comandada pelo técnico Lisca, que manteria um ponto de vantagem em relação ao adversário. 
 
A eventual taça fechará com chave de ouro a histórica temporada em que o América garantiu mais de R$ 17 milhões em premiação ao chegar às semifinais da Copa do Brasil - caiu diante do Palmeiras após passar por Santos-AP, Operário-PR, Ferroviária-SP, Ponte Preta, Corinthians e Internacional.

Além disso, o clube pretende se tornar o maior vencedor isolado da Série B, com três títulos. Atualmente, o posto é dividido com Coritiba, Goiás, Palmeiras, Paysandu e Bragantino.

Tags: serieb americamg interiormg futnacional chapecoensesc