América
None

CAMPEONATO MINEIRO

Na retomada do Campeonato Mineiro, América visita o Uberlândia

Equipes se enfrentam nesta quinta (1), às 11h, no Triângulo Mineiro

postado em 31/03/2021 18:20 / atualizado em 31/03/2021 18:23

(Foto: Fernando Almeida/América)
Em partida que marcará a retomada do Campeonato Mineiro após paralisação, Uberlândia e América se enfrentarão às 11h desta quinta-feira (1), no Triângulo Mineiro. O duelo, válido pela 6ª rodada do Estadual, será realizado no Parque do Sabiá, em Uberlândia.

O Verdão, mandante do confronto, não teve um bom início no Mineiro. Vice-lanterna, a equipe venceu apenas um dos cinco jogos que disputou. Nos outros duelos, foram três derrotas e um empate. O Uberlândia tem a pior defesa da competição, com dez gols sofridos. Na busca por uma arrancada no torneio, a diretoria do clube anunciou seis reforços durante a pausa do Estadual.

Na semana passada, a equipe do Triângulo Mineiro anunciou as chegadas do lateral-direito Joazi, do lateral-esquerdo Henrique Ávila, do volante Luanderson, dos meias César Sampaio e Daniel Costa, além do atacante Márcio Júnior.

O América, por outro lado, deu bons 'primeiros passos' rumo ao objetivo inicial da temporada: voltar a conquistar o Campeonato Mineiro. Vice-líder, a equipe comandada pelo técnico Lisca venceu quatro e perdeu apenas uma das cinco partidas que realizou.

Com 12 pontos, o Coelho está a três de distância do líder e rival Atlético. Ainda que vença o Uberlândia e conte com uma derrota do Galo diante da Caldense, é bastante improvável que a equipe alviverde assuma a liderança, já que precisa tirar uma vantagem alvinegra de dez gols de saldo (13 a 3).
A galeria não aparece para você? Clique aqui para acessá-la!
 

Tabu do confronto


No duelo entre Uberlândia e América, uma grande vantagem será 'colocada à prova': o Coelho tentará sustentar um tabu de 12 anos sem derrotas para o Verdão.

A data era 13 de abril de 2008. Na 13ª rodada do Módulo II do Campeonato Mineiro, o Uberlândia superou o América por 2 a 0. Naquela temporada, as duas equipes conquistaram o acesso à elite estadual - o Coelho como campeão e o Verdão como vice.
 
De lá para cá, outros dez jogos foram disputados entre os dois times. Vantagem absoluta para a equipe da capital: nove vitórias e apenas um empate. Nesses confrontos, o América marcou 17 gols e sofreu somente dois.
 
O Uberlândia ainda tem outro tabu a superar no duelo: não marca um gol diante do Coelho desde 2010, quando perdeu por 3 a 1 em confronto válido pelo Campeonato Mineiro.

No último encontro entre as duas equipes, domínio e goleada do América: com dois de Alê e um de Ademir, o Coelho venceu por 3 a 0. Naquela oportunidade, o time foi comandado pelo auxiliar Cauan de Almeida. Lisca, que havia sido recém-anunciado pela diretoria americana, acompanhou o duelo da arquibancada.

De acordo com dados do site Futebol80, o América tem 63% de aproveitamento em confrontos diante do Uberlândia. Na história, os clubes já se enfrentaram em 101 oportunidades, com 56 vitórias do time da capital, 23 empates e 22 triunfos da equipe do Triângulo Mineiro.
 

Desfalques e dúvidas


O Uberlândia não tem desfalques para enfrentar o América. Há dúvidas em relação à utilização dos reforços que chegaram ao clube durante a paralisação do futebol em Minas Gerais.

O América, por sua vez, tem duas baixas para o confronto. No departamento médico do clube, o zagueiro Arthur e o meia Geovane seguem em tratamento de lesões. O atacante Felipe Azevedo já está em transição física após se recuperar de uma lesão muscular na coxa esquerda, mas não deve ser acionado pelo técnico Lisca.

Ainda há uma dúvida em relação ao possível substituto de Ademir, envolvido em negociações com o Palmeiras. O atacante não jogou nas duas últimas partidas do Coelho, contra o Treze-PB pela Copa do Brasil e contra o Cruzeiro pelo Campeonato Mineiro. Se o destaque da última Série B ficar novamente de fora, Marcelo Toscano, Gustavinho, Leandro Carvalho e Léo Passos surgem como os nomes mais cotados.
 

Uberlândia

Everton (Joazi), Bruno Maia, Mailson, Gilmar; Felipe Recife, Nailson (Luanderson), Felipe Pará, Wandinho; Luizinho e Reis.
Técnico: Waguinho Dias

América


Matheus Cavichioli; Diego Ferreira (Joseph), Eduardo Bauermann, Anderson e João Paulo; Zé Ricardo, Juninho e Alê; Leandro Carvalho (Marcelo Toscano), Ademir (Gustavinho) e Rodolfo.
Técnico: Lisca

Motivo: 6ª rodada do Campeonato Mineiro
Data e horário: quinta-feira, 1° de abril de 2021, às 11h
Local: Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia
Árbitro: Wanderson Alves de Souza
Assistentes: Marcus Vinicius Gomes e Leonardo Henrique Pereira
Transmissão: Premiere FC

Tags: campeonato mineiro arbitragem desfalques uberlandia transmissao americamg interiormg futnacional seriea escalacoes onde assistir