UAI

2

Hora de reagir! América enfrenta o Botafogo por vantagem na Copa do Brasil

Coelho está há cinco jogos sem vencer e deverá ter novidades na escalação; times se enfrentam nesta quinta-feira, às 19h, no Independência

30/06/2022 04:00 / atualizado em 29/06/2022 21:37
compartilhe
América volta a enfrentar o Botafogo após pouco mais de um mês do último confronto entre as equipes
foto: Marina Almeida / América

América volta a enfrentar o Botafogo após pouco mais de um mês do último confronto entre as equipes


O América recebe o Botafogo nesta quinta-feira (30), às 19h, para tentar superar a má fase e sair em vantagem nas oitavas de final da Copa do Brasil. As equipes se enfrentam no Independência, em Belo Horizonte. 




Desde então, foi superado por Ceará, São Paulo, Fortaleza e Flamengo, além de empatar com o Fluminense. A vitória sobre a equipe mato-grossense foi a única nos últimos 11 jogos. A sequência negativa colocou o América na zona de rebaixamento da Série A pela primeira vez após 30 rodadas

Um resultado positivo contra o Botafogo não só pode dar vantagem inicial à equipe, como também alterar o ambiente interno. Para o goleiro Matheus Cavichioli, um possível triunfo nesta quinta-feira 'vira a chave' no clube. 

"Mudando a chave para a Copa do Brasil, um bom jogo pode, novamente, levantar a confiança, para que a gente retorne ao Campeonato Brasileiro e faça melhor do que a gente conseguiu fazer até agora. É se manter com isso. (Serei) repetitivo, novamente: trabalho, dia a dia, entrega, disposição, que as coisas vão dar certo", afirmou, em entrevista coletiva.

Além do aspecto esportivo, um avanço às quartas de final pode gerar mais R$ 3,9 milhões aos cofres do clube mineiro. Por ter entrado na terceira fase, o Coelho já arrecadou R$ 4,9 milhões em premiações na Copa do Brasil.

'Alteração de peças'

 
A escalação do América é uma incógnita. A única certeza é a alteração de peças. O técnico Vagner Mancini prometeu mudanças após os resultados negativos, com a intenção de revigorar a equipe.



"Possivelmente vamos ter alterações de peças sim. Algumas peças acabaram, ao longo dos últimos jogos, caindo de produção. Tem que entrar a mão do treinador. Tenho que revigorar a equipe, fazer com que possa ser mais competitiva, que não oscile tanto", projetou Mancini.

A primeira mudança deve ocorrer no gol. Jailson está recuperado após sofrer amigdalite e deve retomar a condição de titular. Nas demais posições, o treinador conta com Índio Ramírez e Pedrinho como fortes candidatos. 

Os desfalques são os zagueiros Iago Maidana e Germán Conti, e o atacante Paulinho Boia, todos se recuperando de lesão. 

Reencontro


América e Botafogo se reencontram após um pouco mais de um mês do último confronto. Em 21 de maio, o Coelho saiu na frente no Independência, com gol de Aloísio, mas levou o empate nos minutos finais

Apesar de ter sido superior no primeiro tempo, o Coelho recuou as linhas na segunda etapa e cedeu o gol aos 41'. Após cobrança de escanteio, Erison subiu mais do que a zaga e cabeceou para baixo. A bola tocou no chão e entrou no lado direito de Jailson. Resultado final: 1 a 1.



Desde então, o América teve queda de rendimento, e o técnico Luís Castro alterou o time titular do Botafogo. Mancini ressaltou as mudanças do rival e disse que espera um pouco mais de cautela dos cariocas. 

"Eu espero um Botafogo um pouco mais cauteloso, mas é futebol. Só vamos saber mesmo a verdade do jogo na hora. Espero também que o América possa evoluir, em termos de jogo, e apresente um futebol um pouco mais compacto e sólido daquele visto na última partida", afirmou.

"Eu vejo o Botafogo hoje um pouquinho diferente daquele que enfrentamos um mês atrás. Era uma equipe que usava dois homens bem abertos, um meio-campo com um volante e dois meias", complementou. 

O adversário


Como ressaltado por Mancini, o Botafogo deixou de utilizar a formação tática 4-3-3 e passou a entrar em campo no 3-5-2. Em relação ao time que enfrentou o América há pouco mais de um mês, apenas Gatito, Saravia, Kanu e Patrick de Paula deverão ser novamente titulares. 

A equipe carioca também não vive um bom momento. Apesar das vitórias sobre Internacional e São Paulo darem alívio ao time, esses foram os únicos triunfos nos últimos sete jogos - desde que empatou com o Coelho. 

Para encarar o América, o Botafogo também terá mudanças na escalação inicial. O zagueiro Phillipe Sampaio e os meio-campistas Patrick de Paula e Kayque voltam ao time titular após cumprirem suspensão na derrota por 1 a 0 para o Fluminense no domingo, no Nilton Santos, pelo Brasileiro.

Por outro lado, Luís Castro não terá o artilheiro da equipe na temporada. Erison está com dores na coluna e sequer viajou com a equipe. Completam a lista de desfalques os atacantes Lucas Piazon, Gustavo Sauer e Victor Sá, todos no departamento médico.

Os laterais Rafael e Carlinhos e o meia Lucas Fernandes estão em fase de transição e também são ausências. 
 

AMÉRICA X BOTAFOGO

 
América
Jailson; Patric (Cáceres), Éder, Danilo Avelar e Marlon; Lucas Kal, Juninho e Alê; Everaldo, Pedrinho e Aloísio
Técnico: Vagner Mancini
 
Botafogo
Gatito Fernández; Saravia (Daniel Borges), Philipe Sampaio, Kanu, Carli e Hugo Neto; Patrick de Paula, Kayque e Del Piage (Chay ou Tchê Tchê); Vinicius Lopes e Matheus Nascimento.
Técnico: Luís Castro
 
Motivo: jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil
Local: Independência, em Belo Horizonte
Data e horário: quinta-feira, 30 de junho de 2022, às 19h
 
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Leirson Peng Martins (RS) e Lucio Beiesford Flor (RS)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (FIFA-SP)
Transmissão: SporTV e Premiere

Compartilhe