Atlético

FUTEBOL SUL-AMERICANO

Conmebol muda formatos das Copas Libertadores e Sul-Americana já para 2017

Conmebol realizou estudos para dar mais valor aos dois torneios

postado em 27/09/2016 14:25 / atualizado em 27/09/2016 21:58

Divulgação/Conmebol

As Copas Libertadores e Sul-Americana já terão um novo formato a partir de 2017. Uma reunião nesta terça-feira, na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), em Luque, no Paraguai, definiu a principal competição do continente será realizada entre fevereiro e novembro, não terminando mais em julho.

Com a mudança, a Copa Libertadores passa de 27 para 42 semanas. O número de participantes aumentará de 38 para 42. Com isso, o Brasil ganharia mais uma vaga na edição 2017. O número total de participantes de cada país será anunciado após reunião do Conselho da Conmebol.

Já a Copa Sul-Americana será disputada entre junho e dezembro, e ainda receberá dez clubes que não avançarem às oitavas de final da Libertadores. O campeão garantirá vaga diretamente na fase de grupos da Libertadores, e não mais para o estágio preliminar como acontecia até então.

No modelo atual, o campeão da Libertadores já entrava na fase de grupos da edição seguinte.

Em um comunicado, a Conmebol, por meio do seu presidente, Alejandro Dominguez, explicou que um estudo determinou as mudanças. A intenção será dar mais prestígio aos participantes e oferecer melhores condições aos clubes de disputar os torneios nacionais.

"As mudanças são um resultado de um estudo técnico que a Conmebol vem realizando há vários meses com consultores especializados e têm o objetivo de potencializar a qualidade do futebol sul-americano. Por muito tempo os clubes tiveram que escolher entre o campeonato local e os torneios continentais, e isso afeta a qualidade de ambas as competições. A mudança permitirá melhorar o desempenho esportivo nos torneios nacionais, proteger os jogadores e além de potencializar a qualidade de jogo nas copas continentais", disse o dirigente no comunicado.

Final da Libertadores em campo neutro

Em postagem no Twitter, o presidente da Conmebol ainda deu a entender que a Libertadores poderá ter final em jogo único e em campo neutro, assim como a Liga dos Campeões da Europa. “Analisando estatísticas das finais da Copa Libertadores, time local no segundo jogo ganhou 7 de 10. Justiça desportiva exige final única em campo neutro”.

Mudanças previstas para a Copa Libertadores 2017:

- Passa a ser disputada entre fevereiro e novembro, em 42 semanas (não mais em 27);

- Final em jogo único e campo neutro (sede eleita com antecedência);

- Elevação de 38 para 42 participantes;

- Dez clubes que não avançarem às oitavas de final jogarão a Sul-Americana do mesmo ano;

- O campeão continua tendo o direito de entrar na fase de grupos do ano seguinte

Mudanças previstas para a Copa Sul-Americana 2017:


- Será disputada entre junho e dezembro;

- Dez clubes da Libertadores entrarão nos mata-matas;

- O campeão da Sul-Americana entra na fase de grupos da Libertadores do ano seguinte





Abaixo, as postagens do presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez:








Tags: botafogorj vascorj fluminenserj santossp internacionalrs gremiors saopaulosp corinthianssp palmeirasp flamengorj seriea copadobrasil sulamericana libertadores interiormg futnacional atleticomg cruzeiroec