
Thiago de Castro
Enviado especial a Tijuana, no México
A terceira maior conurbação do mundo entre duas cidades de países diferentes é a região de Tijuana, Baixa Califórnia, no México, e San Diego, Califórnia, nos Estados Unidos.

Passar de um lado para o outro é um processo burocrático. Para evitar a ilegalidade, existe um rigoroso controle e uma extensa barreira. Fator que não impede de as duas metrópoles exercerem uma forte influência cultural mútua.
Em vários pontos de Tijuana, é possível ver um grande muro. Do outro lado, já é território dos Estados Unidos. Várias pessoas fazem a travessia diariamente de forma legal para trabalhar, estudar ou mesmo por motivo turístico. A demora para fazer o percurso pode ser de até três horas durante os fins de semana ou nos horários de pico, em dias úteis.
Saiba mais
Para evitar a ação dos coiotes e a ilegalidade, como o tráfico de drogas e armas, a fronteira é bastante vigiada. Coiotes são profissionais ilegais que ajudam imigrantes a atravessar a fronteira do México com os Estados Unidos na marginalidade, corrompendo as leis.
Apesar deste fator de tensão, Tijuana e San Diego são culturalmente ligadas. A população da cidade mexicana fala inglês, além do espanhol. Na Baixa Califórnia, existem vários estabelecimentos gastronômicos típicos dos Estados Unidos, como as grandes redes de cafeterias e restaurantes.
Logo no aeroporto de Tijuana, por exemplo, existe um cartaz de publicidade do parque de diversões Disney, da Califórnia, nos Estados Unidos.
Além disso, moradores de Tijuana avisam que vários moradores de San Diego, fanáticos por futebol, prometem invadir a cidade, quinta-feira, para assistir ao duelo do time da casa contra o Atlético pela Copa Libertadores. A partida será às 21h30 (de Brasília).