Atlético
None

ATLÉTICO

Aproveitamento contra times do G7 é trunfo do Atlético na briga pela Libertadores

Números da equipe mineira superam os dos rivais em partidas diante de adversários da parte de cima da tabela do Campeonato Brasileiro

postado em 01/11/2017 07:30 / atualizado em 01/11/2017 15:49

Bruno Cantini/Atlético
A inconstância atrapalha o Atlético na briga por uma vaga na Copa Libertadores. Apesar disso, o discurso na Cidade do Galo é de acreditar até o final. Nesse sentido, qualquer motivação ajuda. E uma estatística curiosa pode servir para aumentar a confiança do elenco: em comparação com os principais adversários, o time alvinegro é o que tem melhor aproveitamento contra equipes que já ocupam uma posição no G7 do Campeonato Brasileiro.



Mas por que isso é importante? Vasco, Atlético-PR e Atlético (respectivamente 8º, 9º e 10º colocados) têm pela frente partidas diante dessas equipes que encontram na zona de classificação para a próxima edição da Libertadores.

A tabela da Série A mostra que, neste momento, Corinthians, Palmeiras, Santos, Grêmio, Cruzeiro, Botafogo e Flamengo são os sete primeiros colocados. Momentaneamente, o G6 se transforma em G7, uma vez que o time mineiro tem vaga assegurada na competição sul-americana, já que conquistou a Copa do Brasil.

O Atlético disputou 11 partidas contra essas equipes. Foram três vitórias, cinco empates e três derrotas. Os 14 pontos ganhos correspondem a 42,4% de aproveitamento - número que não é considerado alto, mas é melhor que os dos outros postulantes à vaga na Libertadores que ainda não ocupam lugar no G7.

Neste sábado, o Atlético encara o terceiro colocado Santos, na Vila Belmiro. As duas últimas rodadas do Brasileirão reservam duelos contra o líder Corinthians, na Arena, e o quarto colocado Grêmio, no Independência.

O Vasco tem 44 pontos - dois a mais que Atlético e Atlético-PR. O aproveitamento contra equipes do G7, entretanto, é preocupante. Em 12 jogos, o time de São Januário conquistou apenas nove pontos. O aproveitamento de 25% é o segundo melhor entre os três postulantes, mas é quase 20 pontos percentuais a menos que o dos mineiros. A equipe ainda enfrenta Santos e Cruzeiro fora de casa.

O pior rendimento é o do Atlético-PR. Em 10 partidas, venceu apenas uma, empatou quatro e perdeu cinco. O aproveitamento é de apenas 23,3%. Nas últimas sete rodadas, a equipe do técnico Fabiano Ferreira ainda encara outros quatro times do G7: Cruzeiro (fora), Corinthians (casa), Botafogo (fora) e Palmeiras (casa).

Times do G7


Bruno Cantini/Atlético
O Atlético também fica de olho no desempenho de equipes que já estão no grupo dos sete melhores. O caso do Cruzeiro é especial: para que as chances de classificação para a Copa Libertadores aumentem, é preciso que o arquirrival termine o campeonato nas seis primeiras posições.

Além do adversário local, uma dupla carioca também tem rendimento observado de perto. O Botafogo ocupa a sexta posição, com 48 pontos - seis a mais que o Atlético. A equipe carioca possui aproveitamento ligeiramente superior ao dos mineiros: 46,6% contra 42,4%. Em dez partidas, a equipe conquistou 14 pontos. Os comandados de Jair Ventura enfrentarão o Palmeiras, no Allianz, e o Cruzeiro, no Nilton Santos.

O pior aproveitamento é o do quinto colocado Flamengo, que não venceu nenhuma partida contra times que estão atualmente no G7. Em sete jogos, empatou quatro e perdeu três - aproveitamento de apenas 19%. Em tese, a tabela da equipe carioca é a mais complicada. Dos últimos sete adversários, cinco estão entre os sete primeiros colocados: Grêmio (fora), Cruzeiro (casa), Palmeiras (fora), Corinthians (casa) e Santos (casa).

Aproveitamento contra times do G7


Botafogo (6º colocado)

Aproveitamento contra times do G7: 46,6%
Joga contra: Palmeiras (fora) e Cruzeiro (casa)

Flamengo (7º colocado)

Aproveitamento contra times do G7: 19%
Joga contra: Grêmio (fora), Cruzeiro (casa), Palmeiras (fora), Corinthians (casa) e Santos (casa)

Vasco (8º colocado)

Aproveitamento contra times do G7: 25%
Joga contra: Santos (fora) e Cruzeiro (fora)

Atlético-PR (9º colocado)

Aproveitamento contra times do G7: 23,3%
Joga contra: Cruzeiro (fora), Corinthians (casa), Botafogo (fora) e Palmeiras (casa)

Atlético (10º colocado)

Aproveitamento contra times do G7: 42,4%
Joga contra: Santos (fora), Corinthians (fora) e Grêmio (casa)

Tags: atleticomg interiormg galo flamengorj botafogorj vascorj atleticopr futnacional seriea