Atlético
None

ATLÉTICO

Atlético e Palmeiras alinham troca de Marcos Rocha por Róger Guedes

Lateral João Pedro não deve ser envolvido na transação

postado em 22/12/2017 17:45 / atualizado em 22/12/2017 18:33

Cesar Greco/Palmeiras
Atlético e Palmeiras têm boas chances de anunciar, nos próximos dias, uma troca envolvendo o lateral-direito Marcos Rocha, de 29 anos, e o atacante Róger Guedes, de 21. Inicialmente, chegou a ser cogitada a inclusão no negócio do lateral-direito palmeirense João Pedro, também de 21 anos, mas essa possibilidade está descartada no momento.

A ida de Marcos Rocha para o Palmeiras seria em definitivo, até porque ele só tem vínculo com o Galo até dezembro de 2018. No meio do ano, o lateral já poderia assinar um pré-contrato com outro clube. Durante a coletiva de apresentação da nova diretoria, o executivo do futebol Alexandre Gallo até chegou a falar que a ampliação do vínculo de Rocha era uma das prioridades da direção. O fato é que isso ainda não ocorreu.

Por sua vez, Roger Guedes tem contrato com o Palmeiras até março de 2021. O clube paulista é dono dos direitos federativos e tem 25% dos direitos econômicos. O acordo para a transferência desse jogador é um pouco mais complexo porque o Criciúma detém 60% dos direitos e o pai do atacante, Néco Guedes, possui outros 15%. Essas duas partes têm interesse imediato de faturar com a saída do jogador do Palmeiras.

Outro ponto que vem sendo discutido pelos clubes é a diferença do preço de mercado dos dois jogadores. Marcos Rocha tem carreira consolidada no Brasil, é titular absoluto do Atlético, mas, aos 29 anos, dificilmente renderia lucro ao Palmeiras no futuro como uma transferência. Já Guedes, de 21 anos, gera insegurança pelo histórico de problemas de relacionamento, mas é promissor. Em 2016, por exemplo, o clube paulista recusou oferta oficial do Spartak Moscou, da Rússia, de 8 milhões de euros (R$ 29 milhões naquele período).

Levando isso em conta, se Guedes for negociado em definitivo com o Atlético, a tendência é que o Palmeiras faça uma composição para seguir com algum percentual sobre seus direitos econômicos.

Nesta janela de transferências, o Palmeiras já emprestou dois jogadores para o Atlético. O volante Arouca e o atacante Erik ficam no Galo até 31 de dezembro de 2018.

Ascensão e problemas

Róger Guedes subiu ao elenco profissional do Criciúma durante a temporada 2014, aos 18 anos, e marcou um gol em três partidas disputadas. Na sequência pelo Tigre catarinense, já estabilizado no grupo principal, atuou em 42 jogos e balançou as redes quatro vezes. No início de 2016, foram três tentos em 17 compromissos até a transferência para o Palmeiras.

No restante do ano passado pelo clube paulista, Guedes foi peça importante na conquista do Campeonato Brasileiro. Em 34 partidas, o atacante anotou quatro gols. O destaque pelo Alviverde rendeu uma proposta do Spartak Moscou, da Rússia. O negociação, no entanto, foi recusada pelo Palmeiras e, desde então, a vida do jogador em São Paulo não tem sido das mais tranquilas.

Róger Guedes foi apontado como sendo um atleta com problemas de comportamento e teve atrito com o companheiro de equipe Felipe Melo ainda durante a disputa da Copa Libertadores.

No segundo semestre, o atacante perdeu mais espaço no time. Após ser constatada falta de entrega nos treinamentos, Guedes foi afastado pela direção do Palmeiras no início de outubro. Duas semanas depois, foi reintegrado e terminou a temporada com 49 jogos e oito gols.

Róger Guedes em 2017

49 jogos na temporada 2017, marcou oito gols

Copa Libertadores – 7 jogos (4 como titular)
Campeonato Brasileiro – 26 jogos (15 como titular) – 4 gols – 2 Cartão amarelo
Copa do Brasil – 4 jogos (3 como titular)
Campeonato Paulista – 8 jogos (4 como titular) – 4 gols – 3 Cartão amarelo – 1 Cartão vermelho

Está no Palmeiras desde 2016, quando fez 4 gols em 34 jogos

Tags: joão pedro róger guedes interiormg futnacional palmeirassp mercadobola galo atlético