Atlético
None

ATLÉTICO

'Em casa' no Atlético, Chará aposta em rápida adaptação para presentear torcida com título brasileiro

Meia-atacante colombiano assinou contrato com o Galo até junho de 2023

postado em 12/06/2018 17:15 / atualizado em 13/06/2018 11:32

Leandro Couri/EM/D.A. Press
O meia-atacante Yimmi Chará, de 27 anos, assinou contrato de cinco anos e foi apresentado como reforço do Atlético nesta terça-feira, na Cidade do Galo. Logo na chegada, ele destacou a boa recepção do grupo e espera ter a rápida adaptação como trunfo para jogar em alto nível. Sua prioridade durante a Copa do Mundo é recuperar a parte física para ajudar o Galo a conquistar o Campeonato Brasileiro no segundo semestre.

"Um time muito humano, foi o que notei, senti, foi o que me transmitiram. Isso me enche de felicidade, tranquilidade, saber que chego a um grupo assim, me dá muita motivação para encarar esse novo desafio", disse o novo camisa 11 do Atlético.

Chará não atua desde 20 de maio. Sua última atuação pelo Junior foi no empate por 2 a 2 com o Independiente Medellín pela volta das quartas de final do Apertura colombiano, resultado que culminou na eliminação do clube de Barranquilla. 

Diante desse tempo sem atuar, o reforço disse que precisará se preparar durante a Copa do Mundo para chegar no estágio físico do restante do elenco. "Vou me preparar fisicamente para estar no nível dos meus companheiros. Na Colômbia tivemos uma paralisação e vai ser importante estar no nível dos meus companheiros". 

Chará se impressionou com a estrutura da Cidade do Galo e também do elenco alvinegro. Na visão dele, há motivos de sobra para acreditar numa rápida adaptação. "Quando a gente encontra jogadores dessa qualidade, costuma ser mais fácil a adaptação. Esperamos que seja assim. O mais importante é a atitude com quem se enfrenta os desafios. Creio que tenho uma boa atitude. Espero me adaptar e me colocar à disposição da comissão técnica”.

O colombiano assinou contrato de cinco anos com o Galo. Durante as negociações, ele teve seu primeiro contato com a torcida alvinegra, pelas redes sociais. Chará recebeu mensagens motivacionais e se impressionou com as imagens que viu dos "hinchas" no Independência. “Creio que tem uma grande torcida, pelo que vejo pela televisão, pelas coisas que me transmitiram nas redes sociais. Isso te enche de grandes sensações e espero devolver tudo isso em campo".

Essa será a terceira experiência de Chará fora da Colômbia. Em 2015, ele se transferiu para o Monterrey, do México. Em seguida, retornou ao seu país natal para jogar no Atlético Nacional, de Mendellín. O atacante ainda voltou a ser cedido pelo Monterrey na temporada 2015/2016 do futebol mexicano, dessa vez para servir ao Dorados de Sinaloa.

O Atlético não revelou os valores da aquisição de Chará. A imprensa colombiana falou em US$ 6 milhões (cerca de R$ 22,2 milhões) pela aquisição de 70% dos direitos econômicos do jogador. O clube da Colômbia fica com os 30% restantes.

Yimmi Chará é o 11º reforço atleticano para a temporada. Além do colombiano, foram anunciados os zagueiros Iago Maidana e Juninho, os laterais-direitos Emerson e Samuel Xavier (já deixou o clube), os meio-campistas Arouca, Matheus Galdezani e Tomás Andrade, e os atacantes Róger Guedes, Erik e Ricardo Oliveira.

Leia, na íntegra, a entrevista coletiva de Yimmi Chará em sua apresentação, na Cidade do Galo:


Expectativa na chegada ao clube

É grande. Chegar a uma instituição como essa, vir a um futebol como esse, te enche de expectativa. Tentar me preparar bem, poder demonstrar muitas coisas importantes para a equipe.

Grupo atleticano

Um time muito humano, foi o que notei, senti, foi o que me transmitiram. Isso me enche de felicidade, tranquilidade, saber que chego a um grupo assim, me dá muita motivação para encarar esse novo desafio.

Como gosta de jogar? Pelos lados?

Sim, grande parte da minha carreira foi jogando pelas beiradas. Fiz isso bem, me sinto muito tranquilo jogando pelas beiradas. Mas nesse tempo aprendi a jogar em outras posições, o que serviu para melhorar o meu futebol no campo.

Adaptação ao Brasil

Quando a gente encontra jogadores dessa qualidade, costuma ser mais fácil a adaptação. Esperamos que seja assim. O mais importante é a atitude com quem se enfrenta os desafios. Creio que tenho uma boa atitude. Espero me adaptar e me colocar à disposição da comissão técnica.

Grande investimento na contratação e responsabilidade

Independentemente dos valores, chegar a clubes como esse aumenta a responsabilidade. E sei que tenho que me preparar para encarar cada desafio. Me considero um grande profissional e espero fazer coisas grandes pela instituição.

O que pesou na decisão de aceitar a proposta

A torcida. Creio que têm uma grande torcida, pelo que vejo pela televisão, pelas coisas que me transmitiram nas redes sociais. Isso te enche de grandes sensações e espero devolver tudo isso em campo.

Convocações para a Colômbia e presença na pré-lista da Copa

Há jogadores na Colômbia que estão passando grande momento, alguns estão na Europa. Para um torneio como esse (Copa do Mundo), isso (experiência) é fundamental. Tinha muita ilusão, muita vontade de estar no Mundial. Não foi possível. Agora, com a mente forte, vou me preparar fisicamente para estar no nível dos meus companheiros. Na Colômbia tivemos uma paralisação e vai ser importante estar no nível dos meus companheiros.

Comparação com Cazares?

(Risos) Sim, se nota que é um grupo muito alegre, humano, humilde, saudável. Isso faz com que a adaptação seja mais fácil.

Quais são os ídolos e inspirações

Muitos esportistas. Ronaldo, Ronaldinho, muitos jogadores que, ao ver jogando, me encheram de motivação. Era impressionante o que transmitiam e é impossível não aprender com eles.

Oportunidade na carreira

Claro, para qualquer jogador sul-americano estar no futebol brasileiro é uma oportunidade grande, venho a aprender, a seguir crescendo como profissional, jogador, e bem, espero que seja algo lindo poder retribuir essa confiança que estão depositando em mim.

Comparações com Philippe Coutinho, feitas por Aristizábal

Não acho que seja bom comparar. Sabemos das qualidades que ele tem, do que fez agorinha que está no Barcelona. Me considerou bom jogador, bom profissional, esperamos que tudo isso eu possa transmitir no campo. Em cada momento quero aprender e melhorar.

Campeonato Brasileiro, única competição até fim do ano. É estímulo a mais?

Sim, sabemos que é o único torneio que estamos disputando, temos grandes jogadores, estamos melhorando na tabela. Esperamos que, com minha chegada, possa fortalecer o grupo, que eu possa agregar em cada partida para conseguir esse objetivo.

Tags: mercadobola atleticomg seriea futnacional interiormg chará