Atlético
None

ATLÉTICO

Pressionado, Ricardo Oliveira fará 50º jogo pelo Atlético; veja números e compare com o resto da carreira

Assim como o time, centroavante vive momento irregular no Brasileirão

postado em 26/10/2018 06:30 / atualizado em 25/10/2018 18:03

Ramon Lisboa/EM

Aos 38 anos, Ricardo Oliveira se aproxima de mais uma marca expressiva na carreira. Titular absoluto do Atlético sob o comando dos três treinadores que passaram pelo clube em 2018, o experiente centroavante está a uma partida de chegar aos 50 jogos com a camisa alvinegra.


A marca deverá ser alcançada na próxima segunda-feira, quando o Atlético visitará o Ceará a partir das 20h. Se realmente entrar em campo no Castelão, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, Ricardo Oliveira será o segundo atleta do elenco a ter defendido o time 50 vezes neste ano. Antes dele, o goleiro Victor, com 55 partidas na temporada, atingiu o número.

Ricardo Oliveira foi titular em todas as 49 partidas nas quais atuou em 2018. Foram 20 gols feitos (média de 0,4 por jogo) e sete assistências. Na temporada inteira, o time alvinegro marcou 81 vezes. Ou seja: o centroavante participou diretamente - seja como finalizador, seja como ‘garçom’ - de uma em cada três jogadas da equipe que terminaram nas redes rivais. Mas, afinal, o que significam esses números?

Na prática, o desempenho dentro de campo (como referência técnica) e fora dele (no papel de líder) fez com que Ricardo Oliveira tivesse o contrato renovado. Em setembro, o próprio centroavante anunciou que o vínculo, anteriormente válido até o fim de 2019, havia sido ampliado por uma temporada mais. “Alô, massa atleticana! Acreditando, unindo forças, nós vamos chegar onde nós queremos. Obrigado pelo carinho”, disse, à época.

De fato, durante os 10 meses de Atlético, Ricardo Oliveira recebeu seguidas demonstrações de carinho dos alvinegros. O mau momento individual e do time, entretanto, fez com que os questionamentos dos torcedores aumentassem. Afinal, o centroavante não marca desde 30 de setembro, na vitória por 5 a 2 sobre o Sport, no Independência. O time, por sua vez, ganhou só um dos últimos seis jogos no Campeonato Brasileiro.

No Atlético, o discurso justamente o de confiar na recuperação do centroavante para conseguir retornar ao caminho das vitórias. “Uma que tenho, tenho que clarear e dar para Ricardo e deixá-lo na cara do gol. Mas às vezes não tem como, porque tem marcação individual em mim”, disse o meia Cazares, que, sob o comando do técnico Levir Culpi, passou a atuar mais avançado, próximo do centroavante.

Números de Ricardo Oliveira

A média de gols por partida de Ricardo Oliveira no Atlético (0,4) é consideravelmente boa para os padrões do futebol nacional. Os três maiores goleadores do Brasil na temporada, por exemplo, não têm números tão superiores.

  1. Gustavo, do Fortaleza: 27 gols em 41 jogos (média de 0,58)
  2. Gabriel Barbosa, do Santos: 24 gols em 46 jogos (média de 0,52)
  3. Arthur Cabral, do Ceará: 24 gols em 47 jogos (média de 0,51)
Nos 18 anos de futebol profissional, Ricardo Oliveira foi às redes 367 vezes em 705 jogos. A média, portanto, é de 0,52 - números superiores aos registrados até o momento com a camisa do Atlético. Veja os números de toda a carreira do centroavante nos infográficos acima.

A fase mais goleadora da carreira de Ricardo Oliveira foi pelo Al Jazira, dos Emirados Árabes. Foram 91 gols em 120 partidas pelo clube entre os anos de 2009 e 2014, com a impressionante média de 0,75.

Tags: ricardo oliveira atleticomg interiormg futnacional seriea galo