Atlético
None

ATLÉTICO

Jovem do Atlético se torna primeiro atleta nascido em 2002 a ser titular em time de Série A

Neto atuou o tempo inteiro na derrota por 1 a 0 para o Tombense, nesta quarta-feira

postado em 23/01/2019 21:53 / atualizado em 23/01/2019 22:32

<i>(Foto: Bruno Cantini/Atlético)</i>

O que faz um garoto brasileiro de 16 anos? Podemos responder, com segurança, sobre a maioria deles: preocupa-se com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), porta de entrada para as principais universidades do país por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Enquanto milhões de estudantes perdem o sono por conta do processo seletivo, que se encerra nesta sexta-feira, Neto também viveu momentos de tensão nos últimos dias. Mas por um motivo bem diferente.


Aos 16 anos, o jovem volante do Atlético se tornou nesta quarta-feira o primeiro atleta nascido em 2002 a ser titular em uma partida de um time de Série A do Campeonato Brasileiro. A marca expressiva veio com derrota. A equipe alvinegra perdeu por 1 a 0 para o Tombense, no Almeidão, em Tombos, pela segunda rodada do Campeonato Mineiro.

“Primeiramente, queria agradecer a Deus por ter me dado a oportunidade. Segundo, ao Atlético, por ter confiado no meu trabalho, na minha capacidade. Entrei em campo com o pensamento de dar meu melhor. Acho que pude dar meu melhor, fazer o que eu sei. Saí exausto, (dei) 100%, mas infelizmente a vitória não veio. Vamos trabalhar, ver o que o Levir vai passar esta semana para a gente para fazermos um bom jogo contra o Cruzeiro no domingo”, disse.

Neto nasceu no dia 11 de setembro de 2002, em Guanambi, na Bahia. A título de curiosidade, o jogador sequer viu, ainda que como recém-nascido, o último título mundial da Seleção Brasileira, conquistado em 30 de junho daquele ano, no Japão. Ele chegou ao Atlético em 2015. De acordo com números do Galo Digital, o volante somou 68 jogos e 30 gols com a camisa alvinegra em partidas pelas categorias de base.

O volante chegou a ser relacionado para o jogo contra o Paraná, em 2018, pelo Campeonato Brasileiro, mas não entrou em campo.

Nascidos em 2002

O Superesportes fez um levantamento e pesquisou todos os jogadores nascidos no ano de 2002 dos clubes da Série A. Foram poucos os que já atuaram profissionalmente por suas equipes. Nenhum deles, no entanto, foi titular.

O primeiro da categoria a jogar foi o atacante Kaio Jorge, do Santos, que entrou em campo na vitória da equipe praiana sobre o Athletico Paranaense, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado. No dia 30 de setembro, ele entrou em campo no lugar de Bruno Henrique e jogou por 17 minutos.

O segundo e último jogador nascido em 2002 que jogou profissionalmente foi o atacante Alejandro, do Cruzeiro. Ele jogou quatro minutos na partida contra o Bahia, fora de casa, na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2018. O garoto entrou no lugar de David.

Entre os três, Neto será o que entrará em campo mais jovem. Nesta quarta, o volante do Atlético terá 16 anos, quatro meses e 12 dias. Kaio Jorge, do Santos, tinha 16 anos, 8 meses e 6 dias na estreia. Já Alejandro, do Cruzeiro, 16 anos, 9 meses e 19 dias.

Tags: atleticomg interiormg futnacional seriea galo tombense neto