Atlético
None

ATLÉTICO

'Tapetão' contra o Atlético na Libertadores? Levir detona mudança de resultados nos tribunais

Clube foi listado entre os 21 com irregularidades na inscrição de jogadores em campeonatos da Conmebol; diretoria alega que enviou documentação dentro do prazo

postado em 21/02/2019 00:21

<i>(Foto: Bruno Cantini/Atlético)</i>

Segundo a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), o Atlético está entre os 21 clubes com irregularidades na inscrição de jogadores na Copa Sul-Americana ou na Copa Libertadores. Questionado sobre o tema, o técnico Levir Culpi lamentou a mudança de resultados nos tribunais, o popular “tapetão”.

“Quando você vai para o ‘tapetão’, quando você vai para a federação discutir um resultado, é realmente a última coisa do futebol. É a pior coisa para o futebol. Os resultados normalmente devem ficar dentro de campo. A gente torce (para que não exista ‘tapetão’). Nós estamos nas mãos dos presidentes de federações, dos tribunais e dos advogados”, disse o treinador após a vitória alvinegra por 2 a 0 sobre o Defensor-URU, nesta quarta-feira, no Uruguai, pela ida da terceira fase da Copa Libertadores.

Na sequência, o comandante alvinegro brincou com o tema e disse que “gostaria de ser advogado”: “Não faltaria emprego para mim, porque tudo agora é Justiça. Tudo vai para a Justiça. E a Justiça, às vezes, deixa o campeonato feio, como agora. É uma situação complicada. Eu prefiro que se decidam as coisas dentro de campo”, concluiu.

Enquanto a partida diante do Defensor era disputada no estádio Luis Franzini, em Montevidéu, a Conmebol publicou nota em que lista os clubes com irregularidades na inscrição de jogadores. De acordo com a entidade, todos os casos foram repassados ao Tribunal Disciplinário, que analisa os erros.

Presidente do Atlético, Sérgio Sette Câmara garantiu que o clube cumpriu o prazo estabelecido no regulamento da Copa Libertadores. “Não, não tem nada. Em relação ao Atlético, o Atlético cumpriu o prazo, não tem absolutamente nenhum problema”, disse. “Enviamos a lista no dia 1º de fevereiro. O prazo era dia 2. Enviamos até com 24 horas de antecedência. Se existe um problema, é entre CBF e Conmebol, não é problema do Atlético”, acrescentou.

Na nota publicada nesta quarta, a Conmebol informa que "a apresentação em tempo das listas de jogadores é de exclusiva responsabilidade dos clubes e das associações". O entendimento inicial é que eventuais erros foram cometidos pelas federações. Segundo a entidade, “enquanto o Tribunal Disciplinar não toma uma decisão a respeito, a competição continua com normalidade”.


O Barcelona de Guayaquil-EQU foi a única equipe punida até o momento por conta de problemas na inscrição. A vitória por 2 a 1 sobre o Defensor-URU, na partida de ida da segunda fase da Libertadores, se transformou em derrota por 3 a 0 em função da escalação irregular do volante Sebastián Pérez. A mudança de resultado fez com que o time uruguaio se classificasse para enfrentar o Atlético na última etapa antes dos grupos.

A Conmebol alega que o caso de Pérez é "distinto, atendendo ao que diz normativa da FIFA sobre a inscrição do jogador", que "ainda estava regulamentarmente inscrito na Federação Mexicana de Futebol". O volante atuava pelo Pachuca-MEX antes de se transferir para o Barcelona de Guayaquil.

Os clubes com irregularidade, segundo a Conmebol, são:

CONMEBOL Libertadores (2ª fase)

Clube Atlético Mineiro (BRA)
São Paulo FC (BRA)
Club Universidad de Chile (CHI)
Club Deportivo Palestino (CHI)
Club Libertad (PAR)

CONMEBOL Sul-Americana

Botafogo de Futebol e Regatas (BRA)
Santos Futebol Clube (BRA)
Esporte Clube Bahia (BRA)
Fluminense Football Club (BRA)
Sport Club Corinthians Paulista (BRA)
Associação Chapecoense de Futebol (BRA)
Club Social y Deportivo Colo-Colo (CHI)
Club de Deportes Antofagasta (CHI)
Deportes Unión La Calera (CHI)
Unión Española (CHI)
Club Sol de América (PAR)
Independiente FBC (PAR)
Club Deportivo Santaní (PAR)
Club Guaraní (PAR)
Estudiantes de Mérida Fútbol Club (VEN)
Zulia Fútbol Club (VEN)

Tags: libertadores2019 galo seriea futnacional interiormg atleticomg