Atlético
None

ATLÉTICO

Temperaturas recordes ligam alerta no Atlético, que tenta melhorar rendimento em jogos às 11h

Equipe alvinegra enfrenta Internacional neste domingo, pelo Brasileiro

postado em 14/09/2019 06:30 / atualizado em 13/09/2019 20:10

<i>(Foto: Bruno Cantini/Atlético)</i>
A recorrente preocupação com a saúde e o desempenho de jogadores em partidas iniciadas às 11h ganhou força no Atlético durante esta semana. O time se prepara para atuar no horário ‘ingrato’ neste domingo, contra o Internacional, após dias de temperaturas recordes no ano em Belo Horizonte. Tudo isso em pleno inverno.

Nessa quinta-feira, os termômetros chegaram a 35,4ºC e superaram o antigo recorde (35ºC registrados em 25 de fevereiro, no verão). Na sexta, a temperatura máxima, por volta das 13h, foi 36,4ºC. O dia mais quente da história de Belo Horizonte foi 31 de outubro de 2012, com 37,1°C. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

“Vamos encontrar essa dificuldade do calor. Eu não gosto de jogar neste horário, nunca gostei. Nunca consegui passar o dia bem após jogos de 11h. Sempre com dor de cabeça, passando mal. Já deixei isso claro. Quem perde é o espetáculo, com o calor muito grande”, disse o lateral-esquerdo Fábio Santos, que será titular contra o Internacional.


O Atlético se preparou de modo especial para o jogo das 11h. Geralmente, os treinos na Cidade do Galo são à tarde. Nesta semana, porém, quatro das cinco atividades foram marcadas para 10h. “A gente vem tentando adaptar a esse horário. É difícil jogar. (Quinta) Chegou a marcar 44º (sensação térmica). É muito difícil para as duas equipes. Sabemos que vamos ter que controlar muito bem esse jogo, hidratar bem nos dias que antecedem a partida, para procurar fazer um jogo bastante controlado”, avaliou o técnico Rodrigo Santana.

Outra preocupação é a baixa umidade relativa do ar. Durante a semana, a Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu alertas sobre os índices, que em certos momentos ficaram por volta dos 14%. O valor é pouco superior, por exemplo, aos 10% ou 11% comumente registrados nessa época do ano no Deserto do Atacama, o mais seco do mundo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é acima dos 60%. Segundo a Defesa Civil de BH, os percentuais registrados ao longo da semana na capital exigem certos cuidados. O período ideal para atividades físicas, por exemplo, é antes das 10h e depois das 17h.

'Refresco' na hora do jogo?

Mas toda a preocupação atleticana com o calor das 11h pode ser um pouco amenizada. Ao menos é o que espera o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Inmet. “Uma frente fria vai avançar pelo Sudeste do país. Isso fará com que a umidade aumente e a temperatura máxima diminua um pouco. A previsão é que os termômetros marquem até 30°C no sábado e no domingo”, disse.

<i>(Foto: Arte de Marcelo Lelis, do Estado de Minas)</i>


Histórico às 11h

Será a 16ª vez que o Atlético jogará às 11h desde 2015, ano em que o horário passou a ser mais frequente em partidas no futebol brasileiro. Foram seis vitórias, cinco empates e quatro derrotas, com 15 gols marcados e 11 sofridos. O aproveitamento de pontos é de 51,1%.

No último jogo do Atlético às 11h, derrota para o Bahia por 1 a 0. Aquele revés, em 24 de agosto, findou uma sequência de 23 partidas invictas no Independência. Para que o desfecho negativo não se repita contra o Inter, Rodrigo Santana prega cautela e inteligência para aproveitar oportunidades.

“No momento que tiver que usar o máximo de força e velocidade, que seja para matar o jogo. a gente não pode tentar ganhar o jogo em dez minutos, sendo que tem o resto do jogo para jogar. Temos que fazer um jogo inteligente, tentar tirar alguma vantagem desse calor, já que em Porto Alegre está chovendo e a temperatura está baixa”, frisou.

Após quatro derrotas seguidas, o Atlético tenta se recuperar no Campeonato Brasileiro. O time alvinegro está na oitava posição, com 27 pontos - três a menos que o Internacional, sexto colocado. Depois do jogo deste domingo, válido pela 19ª rodada, a equipe alvinegra volta atenções para a semifinal da Copa Sul-Americana, diante do Colón-ARG.

Jogos do Atlético às 11h desde 2015

2015

Atlético 1 x 0 Joinville - Mineirão, em 28 de junho, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro

2016

Atlético 0 x 1 Cruzeiro - Independência, em 27 de março, pela 9ª rodada do Campeonato Mineiro
Athletico-PR 1 x 1 Atlético - Arena da Baixada, em 22 de maio, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro
Atlético 3 x 0 Ponte Preta - Independência, em 19 de junho, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro
América 0 x 1 Atlético - Independência, em 26 de junho, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro
Flamengo 2 x 0 Atlético - Mané Garrincha, em 10 de julho, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro
Palmeiras 0 x 1 Atlético - Allianz Parque, em 24 de julho, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro
Atlético 1 x 0 Athletico-PR - Independência, em 21 de agosto, pela 21ª rodada do Campeonato  Brasileiro

2017

URT 1 x 1 Atlético - Mineirão, em 16 de abril, pela partida de ida da semifinal do Campeonato Mineiro
Atlético 2 x 2 Ponte Preta - Independência, em 28 de maio, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro
Avaí 1 x 1 Atlético - Ressacada, em 17 de setembro, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro

2018

Atlético 0 x 1 Cruzeiro - Independência, em 4 de março, pela 9ª rodada do Campeonato Mineiro
Atlético 3 x 1 Santos - Independência, em 12 de agosto, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro

2019

Cruzeiro 1 x 1 Atlético - Mineirão, em 27 de janeiro, pela 3ª rodada do Campeonato Mineiro
Atlético 0 x 1 Bahia - Independência, em 24 de agosto, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro

Tags: internacionalrs galo seriea futnacional interiormg atleticomg