Atlético
None

ATLÉTICO

Atlético vai reformular elenco, diminuir média de idade e aproveitar atletas da base

Elias, Geuvânio e Wilson são os primeiros a deixar o clube alvinegro

postado em 10/12/2019 14:46 / atualizado em 10/12/2019 14:57

(Foto: Bruno Cantini/Atlético)

Atlético vai passar por uma grande reformulação para a próxima temporada. A intenção da diretoria é enxugar mais a folha salarial, diminuir a média de idade do elenco e dar mais chances para os jovens da equipe sub-20. As primeiras medidas já estão sendo tomadas por Rui Costa, diretor de futebol do clube, ao lado do presidente Sérgio Sette Câmara.

“O que posso falar para o torcedor, sendo bem franco e direto, é que o clube vai passar por uma reformulação importante. Porque tem que fazer isso em termos econômicos, em termos de folha e porque temos que encontrar espaço para os jogadores da base”, disse o diretor Rui Costa no último domingo.

Os primeiros a deixar o clube são o volante Elias, o meia-atacante Geuvânio e o goleiro Wilson. Os contratos dos dois últimos terminam no fim de 2019 e não serão renovados. O volante tem vínculo até o fim de janeiro do próximo ano, mas a intenção da diretoria é acertar a saída de forma amigável nos próximos dias. O clube, porém, tem pendências financeiras com o atleta, o que pode complicar o acerto.

Outros dois jogadores não estão garantidos no Atlético para 2020. O zagueiro Leonardo Silva, de 40 anos, quer jogar o Campeonato Mineiro do próximo ano, adiando um pouco mais a aposentadoria. Cabe à diretoria renovar ou não o vínculo do experiente defensor, que se encerra no fim do ano.

Já o atacante Ricardo Oliveira, de 39 anos, tem contrato até o fim de 2020. A intenção do Atlético é rescindir com o jogador, que amargou o banco de reservas no segundo semestre de 2019. Se outro clube quiser contar com o atacante, a diretoria do Galo não vai fazer jogo duro para a saída do atleta.

Outras saídas


O Atlético também pode perder outros jogadores do elenco durante o período de férias. Quem está mais perto de deixar o clube é o meia-atacante Luan, que tem proposta do futebol japonês e deve acertar a transferência nos próximos dias.

O meia Nathan, que tem vínculo até o fim do ano, ainda tem situação indefinida. O Galo tenta a permanência definitiva do meia, que tem contrato até o meio do próximo ano com o Chelsea.

Média de idade 


Se os cinco jogadores citados acima deixarem o Atlético, a média de idade do clube vai diminuir consideravelmente. Atualmente, o elenco profissional, que conta com 32 jogadores – já contabilizando a saída de Alerrandro, vendido para o Bragantino -, tem média de idade de 27,2 anos.

Com as saídas de Elias, Geuvânio e Wilson e o possível adeus de Leonardo Silva e Ricardo Oliveira, a média de idade dos jogadores do clube passaria a ser de 25,8 anos.

Aproveitamento da base

 
E essa média ainda pode diminuir. O Atlético pretende utilizar mais jovens da equipe sub-20 no próximo ano. Atletas como Vitor Mendes (caso permaneça), Leo Griggio, Talison, Guilherme Castilho, Bruno Silva e Bruno Michel, que já vivenciaram o ambiente do time profissional em 2019, podem ser promovidos de forma definitiva na próxima temporada.

Em 2020, o Atlético já avisou que vai utilizar uma equipe de transição para trabalhar melhor com os jovens que sobem das categorias de base. Rui Costa afirma que o clube espera bons resultados com a mudança de filosofia. 

“Desenvolvemos esse ano (a equipe de) transição, que vai ser implementada e inaugurada na pré-temporada de 2020. Esse é o futuro do clube, sem desmerecer e desrespeitar os atletas mais experientes que permanecerão conosco e que nos deixarão porque contribuíram, alguns até historicamente no clube, para que o clube fosse vencedor. Essa mescla de juventude com experiência que vai fazer o Atlético voltar a ser campeão”, concluiu.

Idade dos jogadores


Goleiros
Victor - 36
Cleiton - 22
Michael - 24
Fernando - 22
Wilson - 35
 
Laterais
Fábio Santos - 34
Patric - 30
Guga - 21
Hulk - 20
Lucas Hernández - 27
 
Zagueiros 
Réver - 34
Leonardo Silva - 40
Igor Rabello - 24
Iago Maidana - 23
 
Volantes
Elias - 34
Jair - 25
Zé Welison - 24
Ramón Martínez – 23
Gustavo Blanco - 25
 
Meias 
Cazares - 27
Otero - 27
Vinícius - 28
Bruninho - 19
Terans - 25
Nathan - 23
Marquinhos - 20
 
Atacantes 
Ricardo Oliveira - 39
Luan - 29
Chará - 28
Maicon Bolt - 28
Geuvânio - 27
Franco Di Santo - 30

Tags: atleticomg interiormg futnacional seriea