Atlético
None

ATLÉTICO

Atlético pode apostar em técnico estrangeiro esperando reeditar sucesso de Sampaoli e Jorge Jesus

Galo segue no mercado em busca de um comandante

postado em 16/12/2019 09:37 / atualizado em 16/12/2019 09:42

(Foto: Daniel Suarte/AFP)

Com necessidade de contratar treinador para planejar o grupo de jogadores para 2020, o Atlético vê as opções se restringirem. Com Rogério Ceni e Roger Machado tendo confirmado as permanências em Fortaleza e Bahia, respectivamente, e Vanderlei Luxemburgo retornando ao Palmeiras, está cada vez mais difícil buscar treinador vencedor e que gosta de trabalhar com jogadores promissores, como deseja a diretoria alvinegra.

Assim, os olhos atleticanos se voltam para técnicos estrangeiros. O argentino Jorge Sampaoli está na mira, mas a contratação esbarra na questão financeira. Segundo a imprensa paulista, o ex-treinador do Santos fez exigências variadas para fechar com o Verdão, que preferiu buscar Luxemburgo.

Entre os pedidos de Sampaoli estariam vencimentos na casa dos R$ 2 milhões, sendo que ele remuneraria alguns integrantes da comissão técnica – como auxiliares, preparadores físicos e preparador de goleiro. Além disso, o argentino queria a garantia de investimentos vultosos na contratação de jogadores, algo bem distante da política de austeridade pregada pelo presidente atleticano, Sérgio Sette Câmara.

Outro nome no radar alvinegro é Miguel Ángel Ramírez, de apenas 35 anos e que ganhou projeção ao levar o Independiente del Valle ao título da Copa Sul-Americana deste ano. O espanhol deu os primeiros passos como treinador há apenas sete meses, quando assumiu o comando do time equatoriano depois da saída do compatriota Ismael Rescalvo. Por isso, tem apenas 25 partidas no currículo.

Miguel Ángel Ramírez iniciou no futebol aos 20 anos, trabalhando na formação de jogadores. Em 2018, depois de passagem de seis temporadas pelo Catar (sempre nas categorias de base), foi contratado pelo Del Valle para trabalhar nas categorias de base e auxiliar Rescalvo.
Justamente pela pouca experiência é que Ramírez enfrenta resistência no Galo. Há também o temor de que ele demore a se adaptar ao futebol brasileiro, apesar de outros treinadores estrangeiros terem dado retorno rapidamente, casos do próprio Sampaoli e do português Jorge Jesus, campeão do Brasileiro e da Copa Libertadores com o Flamengo.

Medalhões

Outra alternativa seria contratar treinadores de renome no futebol brasileiro, como Cuca, comandante na campanha vitoriosa da Libertadores em 2013, e Mano Menezes, bicampeão da Copa do Brasil com o rival Cruzeiro, em 2017 e 2018. Porém, esse não é o perfil preferido pelos dirigentes atleticanos, que querem mentalidade nova para buscar em 2020 os títulos que faltaram nesta temporada.

No ano que vem o Galo vai disputar o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil, a Copa Sul-Americana e o Campeonato Brasileiro. Para brigar por conquistas, a diretoria vem trabalhando na reformulação do grupo. Já saíram o goleiro Wilson, o volante Elias, o armador Geuvânio e o atacante Alerrandro, sendo que o volante Vinícius e o armador Luan estão negociando transferência para outros clubes. Já o zagueiro Leonardo Silva vai se aposentar.

Por outro lado, o clube contratou o lateral-direito Maílton e deve anunciar o atacante colombiano Dylan Borrero. Além disso, o zagueiro Gabriel retorna de empréstimo ao Botafogo.

Até o fim desta semana algumas situações deverão ser fechadas. Mas tudo será facilitado com a contratação de um novo treinador, que ocupará o lugar que até este mês foi de Vagner Mancini.

Tags: galo mercado treinador jesus atleticomg sampaoli mercadobola