Após um ano instável fora de campo e com maus resultados dentro dele, o Atlético viu o valor de sua marca despencar. Segundo estudo da consultoria BDO, a desvalorização foi um pouco superior aos R$ 60 milhões em 2019 na comparação com 2018.
No ano passado, a marca do Atlético, segundo a BDO, valia R$ 510 milhões. Neste ano, o valor caiu para R$ 449,4 milhões.
O resultado fez o Atlético cair da sétima para a oitava colocação no ranking dos clubes com marcas mais valiosas do Brasil. O Internacional ‘ganhou’ a posição do Galo.
O líder do ranking é o Flamengo (R$ 2,160 bilhões), seguido por Corinthians (1,736 bilhão), Palmeiras (R$ 1,717 bilhão). Veja os dez primeiros colocados no final da matéria.
O levantamento, publicado inicialmente pelo jornalista Rodrigo Mattos, do UOL, considera 30 variáveis entre pesquisas e dados financeiros dos clubes. O estudo leva em conta o tamanho da torcida, receita obtida pelo clube, e mercado de uma forma geral.
Entre os fatores que tiveram influência para o resultado final do ranking, que teve o Flamengo como o líder e o Palmeiras com grande crescimento, a BDO ressalta no estudo a diversificação de receitas de direitos de televisão, evolução dos programas de sócio, novas arenas e interação dos clubes com seus torcedores em mídia sociais.
Veja a classificação dos 10 primeiros clubes no ranking de 2019:
1º Flamengo - R$ 2,160 bilhões
2º Corinthians - R$ 1.736 bilhões
3º Palmeiras - R$ 1,717 bilhão
4º São Paulo - R$ 1,228 bilhão
5º Grêmio - R$ 695 milhões
6º Cruzeiro - R$ 598 milhões
7º Internacional - R$ 592 milhões
8º Atlético - R$ 449,4 milhões
9º Vasco - R$ 415,4 milhões
10º Santos - R$ 414 milhões