Atlético
None

ATLÉTICO

Alexandre Mattos desiste do Reading e está livre para acertar com o Atlético

Técnico Jorge Sampaoli, inclusive, já sabe do acerto iminente com executivo

postado em 11/03/2020 11:50 / atualizado em 11/03/2020 12:17

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)


Alexandre Mattos deverá mesmo ser o novo diretor de futebol do Atlético. Na manhã desta quarta-feira, o executivo desistiu do projeto no Reading, da Segunda Divisão da Inglaterra, e agora está livre para acertar o contrato com o clube alvinegro. A informação, noticiada inicialmente pela Itatiaia, foi confirmada pelo Superesportes.

Ainda não houve assinatura de contrato de Mattos com o Atlético. Porém, os moldes do vínculo já estão alinhados e serão documentados em breve pelas partes. A reportagem apurou que o otimismo pelo acerto é tão grande que o presidente alvinegro, Sérgio Sette Câmara, já comunicou ao técnico Jorge Sampaoli o acerto iminente com o executivo.

O mandatário atleticano está em viagem e tem retorno a Belo Horizonte marcado para esta semana, quando se reunirá com Alexandre Mattos para apresentar formalmente a proposta.

O Atlético está em busca de um diretor de futebol desde que demitiu Rui Costa, na madrugada de 27 de fevereiro, horas após a eliminação para o Afogados (PE) na segunda fase da Copa do Brasil. A aproximação do acerto com Alexandre Mattos se deu em reunião na última quinta-feira, no escritório de advocacia de Sette Câmara, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

No encontro - que durou mais de três horas -, o presidente apresentou informalmente a proposta a Mattos. Na ocasião, o executivo se mostrou animado com a possibilidade de assumir o cargo no Atlético, mas comunicou a Sette Câmara que ainda não havia desistido da ideia de trabalhar no Reading.

Mattos, porém, encontrava dificuldades para conseguir o visto de trabalho, em meio à saída da Inglaterra da Comunidade Européia (Brexit). Outros fatores que dificultaram o projeto europeu do dirigente foram um imbróglio fiscal vivido pelo Reading e a epidemia do coronavírus.

Nesta segunda-feira, Mattos formalizou aos executivos do clube inglês a desistência do acordo, firmado há três meses. Em nota divulgada à imprensa, o dirigente explicou os motivos da decisão (leia na íntegra ao fim da matéria).

Carreira de Mattos


Alexandre Mattos começou a carreira como dirigente de futebol no América, em 2008. No clube, foi campeão do Módulo II do Campeonato Mineiro de 2008 e o Campeonato Brasileiro da Série C em 2009. Em 2010, subiu da Série B para a A. No ano seguinte, o time foi rebaixado à Segunda Divisão.

Em seguida, foi contratado pelo Cruzeiro, em 2012. No clube celeste, foi bicampeão brasileiro (2013 e 2014) e campeão mineiro (2014). Em 2015, foi contratado pelo Palmeiras. Em São Paulo, conquistou a Copa do Brasil (2015) e duas vezes o Campeonato Brasileiro (2016 e 2018). Em dezembro de 2019, deixou o clube sob muitas críticas da torcida.


Leia a nota em que Alexandre Mattos confirma a desistência do projeto do Reading:


Como é de conhecimento da mídia esportiva fui convidado para ser o diretor executivo do Reading Football Club, da Inglaterra.

No momento em que houve o convite comecei a cuidar de toda a parte burocrática para conseguir o visto de trabalho, porém vários fatores têm retardado o processo causando indefinição do prazo da obtenção da permissão. Além disso, o Coronavírus cria mais dificuldade em todo o processo. Tendo em vista importantes decisões esportivas que precisam ser tomadas e que seriam de minha responsabilidade, sem causar nenhum prejuízo ao investidor e ao Reading preciso deixar o Clube e seu proprietário inteiramente livres para que possa ser tomada a decisão de buscar um outro profissional no mercado imediatamente.

Quero aproveitar a oportunidade para agradecer o interesse no meu trabalho e dizer às pessoas que me fizeram esse honroso convite que sempre estarei à disposição, e desde já torcendo para que tudo dê certo para o Reading.

Tags: alexandre mattos mercadobola