Atlético
None

ATLÉTICO

Sampaoli elogia Atlético, mas diz que 'falta muito' para alcançar nível ideal

Treinador argentino disse que, apesar de goleada alvinegra por 4 a 0 sobre o Patrocinense, ainda há 'muitas coisas para corrigir'

postado em 30/07/2020 00:28 / atualizado em 30/07/2020 10:42

(Foto: Bruno Cantini/Atlético)
goleada por 4 a 0 sobre o Patrocinense, no Mineirão, não satisfaz o técnico Jorge Sampaoli. O argentino até elogiou a “conduta” do Atlético na noite desta quarta-feira, mas garantiu: ainda falta muito para alcançar o nível considerado ideal.

Falta muito (para o time chegar ao nível ideal). Falta muito, porque eventualmente o plantel é novo, é jovem e tem que compreender rapidamente uma ideia em todo este contexto deste futebol virtual que estamos vivendo”, argumentou.

“É um time novo, que voltou há pouco tempo e está tentando entender a ideia e incorporá-la. Tudo tem um processo. Sem dúvidas, estamos no começo. Há muitas coisas para corrigir”, prosseguiu o treinador, que dirigiu o Atlético pela terceira vez em partidas oficiais. Até agora, ele acumula duas vitórias, um empate e nenhuma derrota.


Não faltaram, porém, elogios ao volume de jogo do time. Nos 30 primeiros minutos de jogo, o Atlético já havia feito os quatro gols que garantiram a vitória. No restante da partida, a equipe manteve a ofensividade, mas não conseguiu ampliar a vantagem.

“O rival esteve totalmente dominado, o que tem a ver também com nossa conduta. Porque durante todo o tempo tivemos no campo rival, tentamos armar muitas coordenações de ataque. O placar poderia ter sido muito maior se a equipe tivesse estado um pouco mais fina no último terço (do campo)”, analisou.

Com a vitória na partida da 11ª rodada da fase classificatória do Campeonato Mineiro, o Atlético garantiu classificação ao mata-mata. Na semifinal, o time terá dois clássicos contra o América, marcados para os dias 2 e 5 de agosto, em Belo Horizonte, ainda sem horários definidos.

“É uma partida extremamente difícil, contra um time como o América, que tem um rendimento muito bom no torneio, com um processo já bastante avançado, muito mais que o nosso, que começou recentemente. Então, vai ser um jogo muito interessante”, projetou Sampaoli.

Leia outros trechos da entrevista pós-jogo do treinador

Ideias de jogo

É um time novo, que voltou há pouco tempo e está tentando entender a ideia e incorporá-la. Tudo tem um processo. Sem dúvidas, estamos no começo. Há muitas coisas para corrigir.

Desempenho

Algumas coisas que tiveram a ver com o jogo particularmente, para além de que o rival esteve totalmente dominado pelo time, tem a ver também com nossa conduta. Porque durante todo o tempo tivemos no campo rival, tentamos armar muitas coordenações de ataque. Não tivemos contundência em relação com a chegada. Tivemos muito mais chegada que contundência. O placar poderia ter sido muito maior se a equipe tivesse estado um pouco mais fina no último terço (do campo).

Semifinal contra o América

É uma partida extremamente difícil, contra um time como o América, que tem um rendimento muito bom no torneio, com um processo já bastante avançado, muito mais que o nosso, que começou recentemente. Então, vai ser um jogo muito interessante.

Falta muito para o nível ideal?

Sim, falta muito (para o time chegar ao nível ideal). Falta muito, porque eventualmente o plantel é novo, é jovem e tem que compreender rapidamente uma ideia em todo este contexto deste futebol virtual que estamos vivendo. Não pudemos contar com todos os jogadores em seu devido tempo. Ainda faltam chegar alguns jogadores, ainda não chegaram. Sem dúvidas, estamos em um começo, muito perto de começar o Brasileiro e com uma semifinal muito perto. Temos que dar passos muito maiores do que pensamos originalmente quando temos que armar um tipo de projeto desta característica.

Desempenho do estreante Keno

É um extremo de um contra um, que pode nos dar esse nível pelas pontas. Vem de muito tempo sem treinar e jogar. Então, (este jogo) serviu também para que ganhe minutos.

Quais as carências da equipe?

A complementação coletiva. A carência que tem a equipe, pelo pouco tempo que teve para transformar esta ideia em algo concreto. Demora bastante tempo nesta realidade em que todos os times que vamos enfrentar de agora em diante têm muitas vantagens sobre nós em relação ao tempo de preparação, são times muito mais armados. Nós temos praticamente um time novo, muito perto do começo de cada torneio.

Desempenho de Nathan

É um jogador muito importante. É um jogador que tem uma característica... O tipo de meio-campista que não se vê muito aqui no Brasil. É um meio-campista de muita chegada, com muitos gols, muito ofensivo. É muito importante tê-lo conosco.

Contratação de Mariano

Mariano jogou comigo no Sevilla em 2017. Eu o conheço muito bem. Tínhamos que adquirir um lateral a mais, porque nesta posição tínhamos somente Guga. Então, eu recomendei a contratação de Mariano, porque já o conheço, já estava jogando no Galatasaray até a última partida, então está com ritmo, e conseguir algum jogador desta posição, a lateral direita, em ritmo era difícil. E Mariano eu já o conheço, ele já me conhece. Então, o tempo de adaptação será menor.

Tags: galo campeonato mineiro atleticomg interiormg futnacional sampaoli patrocinense seriea jorge sampaoli