Atlético
None

ATLÉTICO

Arrancada e invencibilidade em clássicos: a campanha do Atlético no título mineiro

Time alvinegro conquistou Estadual pela 45ª vez neste domingo ao superar o Tombense

postado em 30/08/2020 18:15 / atualizado em 30/08/2020 20:12

(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press)
O Atlético é campeão mineiro pela 45ª vez na história. Neste domingo, o time alvinegro garantiu a taça ao superar o Tombense por 1 a 0, no Mineirão. O resultado conclui uma campanha que teve momentos de instabilidade, três treinadores diferentes e nenhuma derrota em clássicos contra Cruzeiro e América. O Superesportes relembra a trajetória vitoriosa.





Início promissor


Sob o comando do venezuelano Rafael Dudamel, o Atlético largou no Campeonato Mineiro com duas vitórias: 1 a 0 sofrido contra o Uberlândia (que contou com gol de Fábio Santos e defesa de pênalti de Michael) e goleada por 5 a 0 sobre o Tupynambás, com atuação destacada do lateral-direito Mailton.

Irregularidade e troca no comando


Depois, o Atlético acumulou dois empates em Belo Horizonte: 0 a 0 com o Coimbra e 1 a 1 diante do Tombense. O desempenho irregular da equipe fez surgir os primeiros questionamentos ao trabalho de Rafael Dudamel, que cresceram com os fracassos subsequentes na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana.

Na quinta rodada da primeira fase, o time alvinegro derrotou a URT por 1 a 0, em Patos de Minas, com uma formação reserva. Em seguida, perdeu para a Caldense por 2 a 1 em pleno Independência. Foi o último jogo do Atlético com Dudamel no Campeonato Mineiro. O venezuelano dirigiu a equipe em mais duas partidas, contra Unión-ARG e Afogados da Ingazeira (PE), que resultaram em eliminações na Sul-Americana e na Copa do Brasil, e acabou demitido.

Interino no comando


Enquanto a diretoria procurava um novo treinador, o time foi comandado interinamente pelo auxiliar James Freitas. Em 1º de março - horas depois de o Atlético oficializar a contratação de Jorge Sampaoli -, a equipe só empatou por 1 a 1 com o Boa Esporte, em Varginha. O resultado fez o Galo deixar a zona de classificação para o mata-mata do mineiro.

Em seguida, o primeiro clássico. Sob olhares atentos de Sampaoli no Mineirão, o Atlético venceu o Cruzeiro por 2 a 1. O gol da vitória foi marcado em chutaço de Rómulo Otero, aos 47 minutos do segundo tempo. Igor Rabello havia aberto o placar. Igor Thiago anotou o tento adversário. O triunfo recolocou a equipe alvinegra na zona de classificação.

Estreia


A primeira partida de Sampaoli no comando do Atlético foi em 14 de março. Fora de casa, a equipe venceu por 3 a 1 e, apesar do pouco tempo de treinamento, já demonstrou algumas das características desejadas pelo treinador argentino.

Pausa


A expectativa pelo trabalho de Sampaoli no Galo teve de ser postergada em função da pandemia do novo coronavírus, que fez as competições de futebol serem paralisadas no meio de março. A volta aos treinamentos se deu em maio, mas o Estadual só voltaria em 26 de julho - e justamente com um clássico contra o América.

O período de paralisação serviu para que Sampaoli implementasse a filosofia de jogo que desejava e deu tempo para a diretoria alvinegra, comandada por Alexandre Mattos, buscasse reforços. Do início da pausa até aqui, chegaram nomes como o lateral-direito Mariano, os zagueiros Bueno e Junior Alonso, os meio-campistas Allan Franco e Léo Sena, além dos atacantes Keno, Marrony e Eduardo Sasha. Alguns deles foram contratados quando as competições já haviam recomeçado.


Arrancada final


Na retomada do Mineiro, Atlético e América se enfrentaram no Independência, em jogo pela décima rodada da fase classificatória. O time alvinegro fez um bom primeiro tempo e saiu na frente, com um gol de Nathan - um dos principais jogadores da equipe de Sampaoli. Na etapa complementar, Vitão empatou e decretou o resultado de 1 a 1.

Na última rodada da primeira fase, o Atlético teve uma boa atuação contra o Patrocinense, goleou por 4 a 0 no Mineirão e garantiu classificação ao mata-mata como terceiro colocado. O retrospecto: 22 pontos, com seis vitórias, quatro empates, uma derrota, 20 gols marcados (melhor ataque) e sete sofridos (segunda melhor defesa, atrás do líder Tombense, que levou um a menos).


Mata-mata


Na semifinal, o Atlético teve pela frente outros dois clássicos contra o América. Na partida de ida, disputada no Mineirão, vitória por 2 a 1. Na volta, no Independência, novo triunfo: 3 a 0 e classificação garantida para a decisão.

Depois das semifinais, que foram disputadas em 2 e 5 de agosto, o Mineiro voltou a ser paralisado, desta vez para a disputa das rodadas iniciais das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. A competição estadual só retornou para as finais em 26 e 30 de agosto.

Na decisão - assim como na semifinal -, o Atlético precisava reverter a desvantagem que tinha por haver terminado a primeira fase com campanha pior. No jogo de ida da final, triunfo de virada por 2 a 1, no Mineirão. O gol da vitória foi marcado aos 52 minutos do segundo tempo, por Keno.

Na partida de volta, o Atlético voltou a vencer, desta vez por 1 a 0, com gol de Jair, e garantiu o título mineiro.


Números do Atlético no Campeonato Mineiro


Jogos: 15
Vitórias: 10
Empates: 4
Derrotas: 1
Gols marcados: 28
Gols sofridos: 9
Artilheiros: Di Santo, Savarino e Nathan (três gols cada)

Campanha do Atlético no Campeonato Mineiro


Fase classificatória

Uberlândia 0 x 1 Atlético - 21/01/2020, no Parque do Sabiá, pela 1ª rodada
Atlético 5 x 0 Tupynambás - 26/01/2020, no Independência, pela 2ª rodada
Coimbra 0 x 0 Atlético - 29/01/2020, no Independência, pela 3ª rodada
Atlético 1 x 1 Tombense - 02/02/2020, no Independência, pela 4ª rodada
URT 0 x 1 Atlético - 09/02/2020, no Zama Maciel, pela 5ª rodada
Atlético 1 x 2 Caldense - 16/02/2020, no Mineirão, pela 6ª rodada
Boa Esporte 1 x 1 Atlético - 01/03/2020, no Estádio Municipal de Varginha, pela 7ª rodada
Atlético 2 x 1 Cruzeiro - 07/03/2020, no Mineirão, pela 8ª rodada
Villa Nova 1 x 3 Atlético - 14/03/2020, no Castor Cifuentes, pela 9ª rodada
América 1 x 1 Atlético - 26/07/2020, no Independência, pela 10ª rodada
Atlético 4 x 0 Patrocinense - 29/07/2020, no Mineirão, pela 11ª rodada

Semifinal

Atlético 2 x 1 América - 02/08/2020, no Mineirão, pelo jogo de ida da semifinal
América 0 x 3 Atlético - 05/08/2020, no Independência, pelo jogo de volta da semifinal

Final

Atlético 2 x 1 Tombense - 26/08/2020, no Mineirão, pelo jogo de ida da final

Tags: atleticomg tombense interiormg seriea