Atlético
None

ATLÉTICO

Atlético precisa melhorar como visitante para sonho do título não escapar mais uma vez

Nos últimos anos, Galo teve campanhas promissoras, mas rendimento fora de seus domínios deixou a desejar

postado em 20/10/2020 06:30 / atualizado em 20/10/2020 10:20

(Foto: Felipe Oliveira/Bahia)

O Atlético sonha em conquistar o título do Campeonato Brasileiro para findar jejum de 49 anos sem levantar a taça. Para isso, precisará melhorar seu ‘ponto fraco’ em anos anteriores: a campanha como visitante. Na atual competição, o alvinegro soma três vitórias e cinco derrotas.

O Galo bateu Flamengo (1 a 0), Coritiba (1 a 0) e Atlético-GO (4 a 3) fora de casa. As derrotas foram para Botafogo (2 a 1), Internacional (1 a 0), Santos (3 a 1), Fortaleza (2 a 1) e Bahia (3 a 1). Destes jogos, apenas contra a equipe gaúcha o time de Jorge Sampaoli não desperdiçou várias chances claras para vencer.

E o Atlético sabe bem o que é lutar pelo título nos pontos corridos, mas ver a taça ‘escapar pelos dedos’ em função dos números ruins como visitante. As provas são os anos de 2012, 2015 e 2016.


2012


Em 2012, o Galo liderou a primeira metade do campeonato, mas caiu de rendimento no returno. Se naquele ano o Atlético terminou a campanha como mandante invicto (14 vitórias e cinco empates), foi apenas o quarto melhor visitante (seis vitórias, sete empates e seis derrotas - 25 pontos somados). 

Campeão naquela temporada, o Fluminense foi o melhor visitante, com 39 pontos conquistados (11 vitórias, seis empates e duas derrotas). 

A diferença final na classificação foi de cinco pontos, o que mostra como o Atlético deixou escapar a chance de título pelos tropeços fora de Belo Horizonte.

2015

Foi um dos melhores anos do Atlético como visitante. O Galo fez 28 pontos (oito vitórias, quatro empates e sete derrotas). O Corinthians, campeão, fez três pontos a mais. O problema em 2015 foi a reta final, com três derrotas, um empate (contra o lanterna Joinville) e apenas duas vitórias, enquanto o time paulista fez boa campanha até as últimas partidas, quando já havia conquistado o título.

Outros times da parte de baixo da tabela também tiraram pontos do Atlético, como o rebaixado Goiás e a Chapecoense, que terminou na 14ª posição. 

2016


Ano em que o Atlético o Brasileiro na quarta posição. Apesar de ter ficado bem atrás do campeão Palmeiras (80 a 62), o alvinegro lutou pela taça até a reta final da competição. E, mais uma vez, pesou a campanha como visitante.

Antes das últimas três partidas como mandante, o Galo tinha a melhor campanha em casa (terminou com a quarta melhor). Já como visitante, o time alvinegro foi apenas o oitavo, com 20 pontos (quatro vitórias, oito empates e sete derrotas).

Os três times que terminaram à frente do Galo na competição foram bem superiores longe de seus domínios: Palmeiras (34 pontos), Flamengo (30 pontos) e Santos (24 pontos). 

Tags: galo atlético interiormg seriea