
O Atlético sonha em conquistar o título do Campeonato Brasileiro para findar jejum de 49 anos sem levantar a taça. Para isso, precisará melhorar seu ‘ponto fraco’ em anos anteriores: a campanha como visitante. Na atual competição, o alvinegro soma três vitórias e cinco derrotas.
Saiba mais
E o Atlético sabe bem o que é lutar pelo título nos pontos corridos, mas ver a taça ‘escapar pelos dedos’ em função dos números ruins como visitante. As provas são os anos de 2012, 2015 e 2016.
2012
Em 2012, o Galo liderou a primeira metade do campeonato, mas caiu de rendimento no returno. Se naquele ano o Atlético terminou a campanha como mandante invicto (14 vitórias e cinco empates), foi apenas o quarto melhor visitante (seis vitórias, sete empates e seis derrotas - 25 pontos somados).
Campeão naquela temporada, o Fluminense foi o melhor visitante, com 39 pontos conquistados (11 vitórias, seis empates e duas derrotas).
A diferença final na classificação foi de cinco pontos, o que mostra como o Atlético deixou escapar a chance de título pelos tropeços fora de Belo Horizonte.
2015
Foi um dos melhores anos do Atlético como visitante. O Galo fez 28 pontos (oito vitórias, quatro empates e sete derrotas). O Corinthians, campeão, fez três pontos a mais. O problema em 2015 foi a reta final, com três derrotas, um empate (contra o lanterna Joinville) e apenas duas vitórias, enquanto o time paulista fez boa campanha até as últimas partidas, quando já havia conquistado o título.
Outros times da parte de baixo da tabela também tiraram pontos do Atlético, como o rebaixado Goiás e a Chapecoense, que terminou na 14ª posição.
2016
Ano em que o Atlético o Brasileiro na quarta posição. Apesar de ter ficado bem atrás do campeão Palmeiras (80 a 62), o alvinegro lutou pela taça até a reta final da competição. E, mais uma vez, pesou a campanha como visitante.
Antes das últimas três partidas como mandante, o Galo tinha a melhor campanha em casa (terminou com a quarta melhor). Já como visitante, o time alvinegro foi apenas o oitavo, com 20 pontos (quatro vitórias, oito empates e sete derrotas).
Os três times que terminaram à frente do Galo na competição foram bem superiores longe de seus domínios: Palmeiras (34 pontos), Flamengo (30 pontos) e Santos (24 pontos).