Atlético
None

ATLÉTICO

Finalista do Brasileiro Sub-20, Atlético se inspira em Liverpool e City

Além dos trabalhos de Guardiola e Klopp nos clubes ingleses, técnico Marcos Valadares mencionou o 'chefe' Jorge Sampaoli como modelo para a base

postado em 13/01/2021 16:14

(Foto: Bruno Cantini/Atlético)
Finalista do Campeonato Brasileiro Sub-20, o Atlético tem um ataque eficiente (39 gols marcados, segunda melhor marca da competição) e uma defesa sólida (22 sofridos, menor número entre os times que avançaram às quartas de final). E o segredo para esse bom desempenho, segundo o técnico Marcos Valadares, é a boa execução de estratégias inspiradas em grandes treinadores: Pep Guardiola, do Manchester City, Jürgen Klopp, do Liverpool, e Jorge Sampaoli, do próprio Galo.

“A gente se espelha em grandes treinadores do mundo. Sampaoli é um, o Guardiola, o Klopp. Hoje, a gente tem uma forma de atacar bem similar ao (Manchester) City. São conceitos de posse de bola, de uma estrutura bem organizada. Defendendo também um pouco como o Liverpool. É bem similar ao nosso profissional”, afirmou Marcos Valadares, em entrevista à TV Galo nesta quarta-feira.

Segundo o técnico do time sub-20, as similaridades táticas com o profissional auxiliar os jovens jogadores no processo de transição. Vários atletas da base foram acionados por Sampaoli ao longo da temporada para treinamentos e jogos, em especial quando o Atlético enfrentou um surto de COVID-19, iniciado em novembro.

“Com certeza isso facilita quando nosso atleta tem a oportunidade de ir ao profissional. Chegar lá e ter ações e posicionamentos bem similares, facilita esse processo de transição”, disse Marcos Valadares. “No Vasco, em 2019, eu já adotava bem essa forma de jogar, principalmente na fase ofensiva. A fase defensiva é um pouquinho diferente, mas a parte ofensiva é bem similar ao que a gente faz aqui no Atlético hoje”, pontuou.

“E bate com o que o Sampaoli tem feito no profissional e o que ele fez no Santos em 2019. Conheci bastante a equipe dele no Santos, porque nós nos enfrentamos duas vezes: uma na Copa do Brasil e uma pelo Brasileiro quando eu dirigi o profissional do Vasco. Tive até a oportunidade de ganhar uma do chefe (risos), foi legal”, brincou.

As finais


Na decisão do Campeonato Brasileiro Sub-20, o Atlético enfrentará o Athletico-PR, dono do melhor ataque da competição (51 gols). A partida de ida está marcada para este domingo, às 20h, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte. A volta será no próximo dia 24 (domingo), no mesmo horário, no CT do Caju, em Curitiba.

O Atlético teve a melhor campanha da competição na primeira fase. Porém, com os resultados das quartas e semifinal, o Athletico-PR superou o Galo em número de pontos e, por isso, terá o direito de decidir em casa.

Tags: galo atleticomg interiormg futinternacional futnacional seriea inglesfut