Atlético
None

ATLÉTICO

Jogo com Flu ganha ares de decisão em planejamento do Atlético para 2021

Times fazem duelo direto por uma vaga na fase de grupos da Libertadores

postado em 08/02/2021 06:00 / atualizado em 08/02/2021 15:54

(Foto: Divulgação/Atlético)
O confronto direto com o Fluminense, nesta quarta-feira, ganhou ares de ‘decisão’ para o planejamento da próxima temporada do Atlético, terceiro colocado do Campeonato Brasileiro. Enquanto sonha em tirar seis pontos em relação ao líder Internacional e ser campeão, o time alvinegro tenta ampliar a vantagem em relação ao G4, que atualmente é de quatro pontos, e conseguir vaga na fase de grupos da Copa Libertadores de 2021.

O Galo já está garantido na próxima edição da principal competição da América do Sul, mas ainda não sabe em que etapa ingressará no torneio. Evitar os confrontos mata-mata anteriores à fase de grupos é fundamental para os planos traçados pela diretoria alvinegra, já que viabilizaria um tempo maior de preparação aos jogadores.


Para isso, o time mineiro precisa terminar a Série A entre os quatro melhores. Atualmente, Internacional (66 pontos), Flamengo (65), Atlético (60) e São Paulo (58) integram o G4. A maior ameaça ao grupo é justamente o Fluminense, próximo rival do Galo e quinto colocado da competição, com 56 pontos.

As equipes se enfrentam nesta quarta-feira, a partir das 21h30, no Maracanã, pela 35ª rodada. Se vencer, o Atlético aumenta a vantagem em relação ao quinto colocado e praticamente se garante na fase de grupos.

Se não terminar o Brasileiro no G4, o Atlético “perderá” 40 dias de preparação para a Libertadores. O calendário do torneio prevê que a segunda fase (etapa em que dois brasileiros não classificados diretamente aos grupos entrarão) se inicie na semana de 10 de março. Já os jogos dos grupos começarão na semana de 21 de abril.

Os brasileiros que ingressarão na chamada “pré-Libertadores” enfrentarão na segunda fase Ayacucho-PER ou Deportivo Lara-VEN. Se avançarem, terão outro confronto mata-mata antes de, eventualmente, se garantirem nos grupos.

Planejamento


O Brasileirão de 2020 termina em 25 de fevereiro e, três dias depois, já começa o Campeonato Mineiro de 2021. Para evitar lesões e melhorar a preparação para a próxima temporada, o Atlético decidiu dar um período de descanso aos jogadores mais desgastados.

Com isso, o time para o começo do Estadual será formado por uma mescla de jovens da base e atletas mais “descansados” do elenco profissional, como revelou o diretor de futebol Rodrigo Caetano em entrevista exclusiva ao Superesportes (ouça abaixo).


“A ideia é dar um descanso prolongado para aqueles jogadores que tiverem uma maior minutagem no ano. Se nós não dermos essa parada, eles correm um risco muito grande. Para que tenhamos uma temporada sem maiores riscos, a gente tem que ‘destreinar’ esses atletas para depois colocar carga neles novamente. Esse negócio de emendar direto, a fisiologia comprova que não é a fórmula ideal”, disse o dirigente.

Ter que disputar as fases prévias aos grupos da Libertadores, porém, faria com que o Atlético adaptasse o planejamento e precisasse acelerar o processo de preparação física dos principais atletas.

Tags: galo atleticomg interiormg futnacional seriea libertadores2020