Atlético
None

ATLÉTICO

Guga avalia mudanças no Atlético e destaca evolução defensiva com Sampaoli

Lateral-direito ganha mais liberdade com Cuca e encara concorrência de Mariano

postado em 06/04/2021 11:19 / atualizado em 06/04/2021 15:09

(Foto: Pedro Souza/Atlético)

Lateral-direito com características bastante ofensivas, Guga avaliou a experiência como ''terceiro zagueiro’ no esquema do técnico anterior do Atlético, Jorge Sampaoli, na temporada 2020. Com a chegada de Cuca ao comando do Galo, o camisa 2 passou a ter mais liberdade em campo, mas ainda não se acostumou ao ‘velho estilo’. 

“Estou jogando um pouco diferente de como jogava com Sampaoli, mas a gente precisa se adaptar da melhor forma como o treinador pensa. Ele falou que eu tenho um pouco mais de liberdade para atacar do que na temporada passada e quando, ver oportunidade, ajudar o Savarino ou quem estiver na ponta, com ultrapassagem e chegada por trás. Eu venho fazendo isso a vida, então não é muito diferente e assustador para mim. É o jeito que eu gosto mais de jogar. Claro que eu estou um pouco preso por ter passado a temporada inteira mais como um terceiro zagueiro. É normal que ainda tenha alguma dúvida, mas vamos pegando com os jogos”, declarou o defensor, em entrevista coletiva nesta terça-feira, na Cidade do Galo

Guga acredita que a função exercida com Sampaoli foi enriquecedora. “Ano passado, atuei mais como um terceiro zagueiro e também como volante. Eu escutava muito o que o Sampaoli ensinava, porque sabia que aquilo me ajudaria muito na parte defensiva. Os números dizem isso. Os números defensivos foram extremamente altos. Me sinto mais confiante na parte defensiva. Acredito que eu cresci bastante, mas tenho muito a evoluir. Vou seguir com esse pensamento de querer sempre mais”, projetou.

 

O jogador de 22 anos detalhou as diferenças entre os treinadores. “São estilos totalmente diferentes. Com Sampaoli, um jogo mais posicionado.  Já o Cuca te dá mais liberdade de movimentar, fazer outras funções e trocar posições. Claro que a minha característica é ofensiva, de chegada na frente. Com o Sampaoli, tive uma noção defensiva bem maior, onde eu fiquei totalmente preso como um terceiro zagueiro, mas eu evoluí muito. A gente vai se adaptando e aprendendo, pois não pode ter a cabeça fechada. Com esse esquema do Cuca, acredito que seja melhor para mim, mas não quer dizer que com o Sampaoli era ruim. Cada um tem a sua característica”, ressaltou. 

Concorrência na lateral direita 


Titular da lateral direita na temporada passada, Guga viu Mariano ganhar espaço na equipe. Nos três jogos de Cuca no retorno à Cidade do Galo, o jovem foi titular apenas uma vez - na vitória contra o América, por 3 a 1, no domingo passado, pelo Campeonato Mineiro. Ele aponta que a disputa com o veterano é positiva para o elenco alvinegro. 

“É uma disputa muito boa, como foi no ano passado. É uma disputa saudável. Todo mundo quer buscar a sua posição. A gente sabe da história do Mariano, um grande jogador que agrega muito ao grupo. Vai jogar quem estiver melhor no momento, o Cuca já deixou claro isso. Acredito que essa disputa saudável vai elevar muito o nível do grupo em todas as posições”,concluiu. 

Líder do Campeonato Mineiro, com 18 pontos, o Atlético volta a campo nesta quarta-feira, contra o Pouso Alegre, às 16h, no Mineirão, pela oitava rodada. O adversário faz boa campanha no Estadual e ocupa o terceiro lugar da tabela, com 11 pontos.