Em 97, Galo venceu na Colômbia e empatou no Mineirão para chegar à semifinal (Foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)
O Atlético conheceu, nesta sexta-feira, os seus primeiros adversários na Copa Libertadores 2021. O Galo está no Grupo H ao lado de Cerro Porteño, do Paraguai, América de Cáli, da Colômbia, e Deportivo La Guaira, da Venezuela. Os dois primeiros são velhos conhecidos da torcida alvinegra, enquanto o time venezuelano terá embate inédito com o Galo.
O rival mais conhecido dos atleticanos é o Cerro Porteño. Foram seis duelos, pelas Libertadores de 1972, 1978 e 2019 (veja os resultados no fim da matéria). Mas o confronto mais impactante foi na última vez que o Galo disputou o torneio.
Atlético e Cerro Porteño-PAR caíram no mesmo grupo da Libertadores em 2019. Os paraguaios levaram a melhor nas duas partidas. No Mineirão, vitória por 1 a 0. No Paraguai, goleada de virada por 4 a 1, que ocasionou a demissão do técnico Levir Culpi e praticamente decretou a eliminação alvinegra da competição.
Galo foi goleado no Paraguai; derrota custou emprego de Levir Culpi (Foto: AFP)
Atlético e América de Cali-COL já se enfrentaram quatro vezes, todas pela extinta Copa Conmebol. Foram duas vitórias do Galo, um empate e uma derrota, com sete gols marcados e seis sofridos.
Na semifinal de 1995, o Atlético eliminou os colombianos nos pênaltis após perder por 4 a 3 fora de casa e vencer por 1 a 0 em casa. O Galo acabou vice-campeão da competição ao perder para o Rosario Central-ARG na final.
Nas quartas de final de 1997, o Galo venceu a ida fora de casa por 2 a 1, empatou a volta no Mineirão por 1 a 1 e avançou na competição. Superou Universitario-PER na semifinal e Lanús-ARG na final para ser campeão.
Confronto inédito
O Deportivo La Guaira, fundado em 2008, nunca jogou uma partida oficial contra equipes brasileiras. Em sua segunda participação na Libertadores, visitará o Galo nesta edição da competição.
O Galo, por sua vez, só jogou duas vezes contra venezuelanos na competição. Foram dois confrontos contra o Zamora, em 2014 e 2019, com quatro vitórias do Atlético.