Atlético

ATLÉTICO

Atlético: obra digital da defesa de Victor é arrematada por R$ 26 mil

Nome do ganhador, que mora nos Estados Unidos, não foi divulgado

postado em 31/05/2021 15:44

(Foto: Divulgação/Atlético)

Na noite desse domingo, foi finalizado pelo Atlético o leilão da obra digital da defesa do goleiro Victor, contra o Tijuana, pelas quartas de final da Copa Libertadores de 2013. O ganhador da “2013 – São Victor" desembolsou 5 mil dólares (R$ 26 mil na cotação atual) para ficar com o conteúdo exclusivo. O alvinegro ficará com parte do valor total.

Recentemente, o Atlético havia se tornado o primeiro clube da América do Sul a adotar a tecnologia NFT (em Inglês, Non-Fungible Token), tokens baseados na blockchain, que representam ativos digitais, como imagens, vídeos, áudios e outros. 

Como não são fungíveis, os NFTs são únicos, impossíveis de serem copiados. A presença na blockchain torna-os rastreáveis a quem procura o produto original.

A obra leiloada foi feita pelo artista Pedro Nuin, chamado para recriar a defesa de pênalti de Victor contra o Tjiuana, nas quartas de final da Copa Libertadores de 2013. Na ocasião, o ex-goleiro defendeu a cobrança efetuada por Riascos, nos acréscimos do segundo tempo, e evitou a eliminação da equipe na competição.

Para a elaboração da obra, não houve rascunho ou primeiros traços com lápis e papel. Desde a sua concepção, tudo foi feito na tela do computador, usando um mouse, linha por linha, com destaque para o estilo circular de sombras e efeitos aplicados, uma técnica autoral, a fim de registrar assinatura estética à arte e torná-la única. A obra é 100% digital e não estará disponível fisicamente.

O ganhador, dono do perfil 2 ETH, é um investidor localizado nos Estados Unidos. Por questões de segurança, a plataforma dos leilões não divulga identidade e nacionalidade do arrematante. 

Além da obra, o vencedor do leilão receberá um vídeo em time lapse, gravado por Pedro Nuin, que mostra todo o processo de criação, da tela em branco até a linha final.

Tags: galo atlético interiormg