Atlético
None

ATLÉTICO

Atlético: Cuca elogia construção de jogadas e trabalho coletivo da equipe

Movimentações no campo de defesa ajudaram alvinegro a desmontar sistema de marcação do São Paulo em vitória pelo Campeonato Brasileiro

postado em 14/06/2021 18:03

(Foto: Pedro Souza/Atlético)
 
 
Desde a última temporada, o Atlético aposta em uma saída de jogo mais trabalhada, com a bola nos pés e construção a partir do goleiro Everson. Sob comando de Cuca, a equipe vem aprimorando o estilo e alcançando importantes resultados. Contra o São Paulo, a estratégia funcionou e ajudou o time a marcar o único gol no triunfo por 1 a 0, no Mineirão, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro.
 
O São Paulo atua com um tipo de marcação por encaixe individual. Desta forma, o tricolor utilizava a primeira linha, com Pablo e Luciano, para tentar pressionar os zagueiros alvinegros logo após a saída de bola.
 
Quando Everson iniciava as jogadas com Igor Rabello, Pablo tentava fechar os espaços do jogador, enquanto Luciano buscava evitar que Allan recebesse a bola entre as linhas. Desta forma, Réver era o jogador alvinegro livre para iniciar a construção pelo lado esquerdo. Já nos momentos em que o goleiro buscava o capitão para sair jogando, as funções dos atacantes do time paulista eram invertidas.
 
O Atlético conseguiu utilizar muito bem o balanço defensivo para encontrar jogadores livres para iniciar as ações ofensivas. E foi em um desses lances que construiu a jogada do primeiro gol. A saída de bola foi com Réver. O capitão achou Igor Rabello livre (Allan estava marcado por Pablo). Sem marcação, o defensor encontrou Hulk livre no meio-campo para girar e avançar até produzir a jogada do gol marcado por Jair.
 
O técnico Cuca diz que o estilo de jogo está sendo bem trabalhado com o elenco alvinegro. Para o treinador, vale a pena correr riscos para encontrar jogadores livres com maior frequência e, consequentemente, criar mais oportunidades de gol.
 
“A gente trabalhou muito bem essa saída. É um risco, mas você tem que ter saída de jogo. Vai correr um risco ou outro, mas vai criar as oportunidades. No primeiro tempo, você desgasta o adversário. Se eles não se posicionarem bem, vão tomar essa saída. Se eles se posicionarem bem para marcar, vai ter o risco do mano a mano atrás. E nisso a gente tem que tirar proveito”, disse o treinador, que rasgou elogios ao elenco por assimilar bem a proposta. 
 
“A gente não faz uma saída para mostrar espetáculo ou beleza, é para tirar proveito do jogo. Com a confiança que o pessoal está, a começar pelo goleiro saindo a bola, com as movimentações que estão sendo feitas, a gente está de parabéns. A gente está de parabéns pelo que eles têm executado em campo”, concluiu. 

Tags: galo atlético interiormg seriea