Atlético
None

ATLÉTICO

Nacho enfrentará o Boca? Recuperações 'express' do meia animam Atlético

Meia argentino tem histórico de voltas rápidas aos gramados após lesões e corre contra o tempo para superar estiramento na coxa esquerda

postado em 06/07/2021 17:15

(Foto: Pedro Souza/Atlético)
Enquanto muitos apontavam o "azar" do Atlético no sorteio das oitavas de final da Copa Libertadores, o meia Nacho Fernández não demonstrava temor: "Queria que o rival fosse o Boca Juniors", disse. E será. Mas o jogador argentino de 31 anos se lesionou e, agora, corre contra o tempo para estar em campo contra o time xeneize nos duelos das duas próximas terças-feiras. Nesse processo, busca inspiração em episódios protagonizados por ele mesmo.

Durante a passagem pelo River Plate, entre 2016 e o início deste ano, o armador se notabilizou por antecipar prazos convencionais para a recuperação de problemas médicos. Até 2020, Nacho precisou de, no máximo, duas semanas para tratar qualquer tipo de lesão muscular e voltar a campo. É nesse bom histórico que a comissão técnica comandada por Cuca aposta para tê-lo à disposição no mata-mata do torneio continental.

Exames realizados nessa segunda-feira diagnosticaram um estiramento leve no músculo posterior da coxa esquerda, ocorrido durante a vitória de domingo por 1 a 0 sobre o Cuiabá, pelo Campeonato Brasileiro. Enquanto esteve no River, Nacho viveu situações semelhantes e acelerou a recuperação em vários momentos.

Histórico positivo

Em outubro de 2017, ele teve uma distensão no quadríceps direito e, apenas 15 dias depois, voltou a campo. Em setembro do ano seguinte, também precisou de só duas semanas para retornar aos gramados após um problema muscular na parte posterior da coxa esquerda (mesma região da atual lesão), sofrido no empate com o San Lorenzo.

Em fevereiro de 2019, mais uma recuperação rápida: em dez dias, Nacho superou uma nova distensão na parte posterior da coxa esquerda para ser titular na estreia do River na Libertadores, contra o Alianza Lima.
No fim daquele ano, o meia jogou a final da Copa da Argentina menos de duas semanas após sofrer um estiramento no adutor direito. Titular, marcou um dos gols da vitória por 3 a 0 sobre o Central Córdoba e ajudou o time a conquistar o troféu.

A temporada 2020, porém, não foi das melhores para Nacho. O argentino teve mais lesões que o usual (pancada no joelho, estiramento na coxa e uma lombalgia), mas também se recuperou a tempo de partidas decisivas pela Libertadores: as semifinais contra o Palmeiras, já em 2021.

Até o primeiro confronto com o Boca, terão se passado nove dias desde a lesão. Publicamente, o Atlético não informa prazos para a recuperação de jogadores. Porém, o histórico faz crer que Nacho Fernández estará à disposição pelo menos no jogo da volta.

Atlético e Boca Juniors se enfrentam nas duas próximas terças-feiras (dias 13 e 20), às 19h15. A partida de ida será na Bombonera, em Buenos Aires; a volta, no Mineirão, em Belo Horizonte.

Tags: galo boca atleticomg interiormg futnacional nacho boca juniors seriea nacho fernandez libertadores2021