Atlético
None

SELEÇÃO BRASILEIRA

Atlético: campeão, Hulk busca 1º gol oficial pela Seleção; Everson debuta

Atacante marcou 11 gols com a Amarelinha, mas todos ocorreram em jogos não oficiais; goleiro é convocado pela primeira vez na carreira

postado em 27/08/2021 16:00 / atualizado em 27/08/2021 16:14

(Foto: Montagem com imagens de Sergio Perez/AFP e Divulgação/Atlético)
O técnico Tite, da Seleção Brasileira, anunciou, nesta sexta-feira (27), os novos convocados para jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. Sem atletas do Campeonato Inglês à disposição, o treinador gaúcho acionou outros nove nomes na lista. Entre eles, o goleiro Everson e o atacante Hulk, do Atlético. Enquanto o arqueiro fará debute com a Amarelinha, o destaque do Galo na temporada ostenta histórico com a camisa da Seleção Canarinho: já foi campeão, mas busca primeiro gol oficial.

Com longa carreira no exterior, Hulk foi convocado para a Seleção Brasileira pela primeira vez em 27 de outubro de 2009 - quando defendia o Porto, de Portugal. Na oportunidade, ainda sob o comando do técnico Dunga, participou de amistosos contra Inglaterra e Omã. No entanto, não integrou o grupo da Copa do Mundo de 2010.

Em 2011, voltou a disputar amistosos. Em 2012, numa destas partidas, contra a Dinamarca, marcou seus primeiros dois gols pela Seleção em vitória por 3 a 1. A partir daí, virou figura carimbada no time Canarinho. Com o Brasil de Felipão, foi campeão da Copa das Confederações de 2013 e disputou a Copa do Mundo de 2014 - ambas como titular.
 
(Foto: Vanderlei Almeida/AFP)
O atacante, no entanto, nunca havia gozado de tanto prestígio com a torcida brasileira como nos dias atuais. Em 15 jogos oficiais defendendo o país, Hulk não marcou gols. Na temporada 2013, após ser vaiado em um jogo da Seleção, ele declarou: "Não estou aqui para agradar o torcedor. Estou aqui para dar o meu melhor, ajudar a Seleção e ser campeão da Copa das Confederações. Não quero convencer a torcida. Quero convencer o Brasil inteiro e ser campeão". 

Após a Copa do Mundo de 2014, o atacante voltou a ser convocado em outras oportunidades e chegou a disputar a Copa América de 2016. Apesar disso, com a chegada de Tite, o atleta perdeu espaço. Ele não vestia a Amarelinha há mais de cinco anos.

Ao todo, pela Seleção Brasileira, Hulk atuou em 48 partidas e contribuiu com 11 gols - todos em partidas não oficiais. Em grande fase no Atlético, o atacante volta a ser opção da Amarelinha para os próximos compromissos.

Figura nova


Everson, companheiro de Hulk no Atlético, terá sua primeira oportunidade na Seleção Brasileira. O goleiro de 31 anos, que já defendeu Guaratinguetá, River-PI, Confiança, Ceará e Santos, tem sido peça fundamental para os excelentes números defensivos do Galo na temporada.
 
Ainda que contestado por parte da torcida alvinegra, Everson ostenta bons números na meta atleticana. Ele é o goleiro menos vazado das três competições que o clube mineiro disputa - Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores e Copa do Brasil (entre os arqueiros das equipes que seguem no torneio).
 

VEJA A LISTA DE NOVOS CONVOCADOS


Os nove atletas foram convocados de maneira emergencial, já que atletas que atuam em clubes ingleses não foram liberados pela liga local, já que o Brasil está na lista vermelha de países do governo do Reino Unido (aqueles com maior risco de infecção por COVID-19).

A Confederação Sul-Americana de Futebol (CBF) mantém as esperanças de contar com os jogadores que atuam na Inglaterra. Mas, mesmo se conseguir a liberação, os oito atletas chamados nesta sexta-feira não serão desconvocados.

"Nossa preparação começa daqui a três dias. A gente torna a repetir: Eliminatórias já são a Copa do Mundo para a gente. Por isso, não pudemos esperar mais pela resposta, a não ser estarmos prontos e preparados para esta situação", afirmou o coordenador da Seleção Brasileira, Juninho Paulista.

Goleiros: Everson (Atlético) e Santos (Athletico-PR)
Zagueiro: Miranda (São Paulo)
Meio-campistas: Edenílson (Internacional), Gerson (Olympique de Marselha-FRA) e Matheus Nunes (Sporting-POR)
Atacantes: Hulk (Atlético), Malcom (Zenit-RUS) e Vini Jr (Real Madrid-ESP)
 
O Brasil vai enfrentar Chile, Argentina e Peru, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar, em 2022. As partidas serão, respectivamente, nos dias 2, 5 e 9 de setembro. 

Tags: brasil selecao campeao hulk atleticomg interiormg futnacional selefut debuta everson 1 gol