Atlético
None

ATLÉTICO

Menin vê importância de Sampaoli para o Atlético: 'Mudou a visão do clube'

Investidor e conselheiro diz que argentino tem méritos no sucesso em 2021

postado em 13/09/2021 20:51

(Foto: Bruno Cantini/Agência Galo)

O técnico argentino Jorge Sampaoli teve uma temporada de altos e baixos no Atlético, em 2020. Ainda assim, ele deixou o clube na terceira posição do Campeonato Brasileiro e com o título do Campeonato Mineiro, antes de acertar a transferência para o Olympique de Marseille, da França, em fevereiro passado. Criticado por muitos torcedores e até por integrantes da diretoria anterior, o polêmico treinador, na opinião do empresário Rubens Menin, um dos principais investidores do Galo, teve papel importante para o alvinegro alcançar um nível melhor em 2021.

Sampaoli tinha contrato com o Atlético até o fim desta temporada, mas optou por rescindir e aceitar a proposta para comandar o Olympique de Marseille. O Galo contratou o técnico Cuca, que remodelou o time e conquistou o título estadual, além de alcançar a liderança do Campeonato Brasileiro, as semifinais da Libertadores e as quartas de final da Copa do Brasil. Para Menin, o sucesso da equipe atual tem participação do argentino, que iniciou o processo de montagem do grupo em 2020. 

"Eu não falo mal do Sampaoli. Ele é um técnico muito diferente, não deixou o Atlético 'zerado', porque foi muito importante nas contratações que o clube fez no ano passado", frisou o empresário, recentemente empossado conselheiro grande-benemérito do clube, em entrevista ao Papo de Setoristas no YouTube. Ele considera que a chegada do treinador argentino elevou o grau de visibilidade do Galo, especialmente no mercado internacional, o que contribuiu para a chegada de jogadores renomados. 

"Quando o Sampaoli veio para o Atlético, a verdade precisa ser dita, ninguém queria jogar aqui. Não conseguia contratar um diretor de futebol, não conseguia contratar um técnico, o Atlético estava com uma fama muito ruim no mercado. O Hulk não teria vindo no ano passado, o Diego Costa não teria vindo no passado. O Sampaoli foi importante para essa mudança. Ele fez indicações de jogadores que estão aqui hoje, se destacando, que foram dele", exemplificou Menin. 

Do grupo atual, a maioria é remanescente da 'era Sampaoli', entre eles o goleiro Everson, o lateral-direito Mariano, o zagueiro Junior Alonso, o armador Zaracho, os atacantes Vargas e Keno, todos indicados pelo argentino. O mesmo ocorreu com Marrony, contratado ao Vasco a pedido do treinador e que foi vendido ao Midtjylland, da Dinamarca, em negociação concretizada no fim de agosto.

Para Menin, Sampaoli tem méritos no sucesso do Atlético em 2021, já que, com o argentino à frente, o clube alcançou visibilidade no mercado. "Talvez o Sampaoli tenha sido o técnico ideal, que mudou a visão do Atlético. A partir da vinda dele, o Atlético passou a ser enxergado de forma diferente. Houve alguns imprevistos, o Sampaoli não é um cara fácil, mas fez o trabalho dele. O que o Cuca fez, e com muita competência, é pegar a base do Sampaoli e dar o jeito. O time está mais redondo, organizado, talvez tenha plantel melhor, mas o Cuca recuperou alguns jogadores que não vinham atuando muito", comentou o empresário.

Tags: galo argentino atleticomg interiormg futnacional sampaoli rubens menin