Atlético
None

ATLÉTICO

Atlético: Dodô critica calendário brasileiro e propõe fim dos Estaduais

Lateral-esquerdo do Galo fez uma longa análise sobre futebol brasileiro, falou sobre convocações e pediu uma reformulação geral

postado em 05/10/2021 11:21 / atualizado em 05/10/2021 12:43

(Foto: Pedro Souza/Atlético)
O lateral-esquerdo Dodô, do Atlético, fez uma longa análise sobre o calendário do futebol brasileiro. O atleta de 29 anos sugeriu uma reformulação geral, propôs o fim dos Campeonatos Estaduais e disse que os clubes perderem seus atletas por convocações 'beira o absurdo'. 

Em entrevista coletiva realizada na manhã desta terça-feira, na Cidade do Galo, o jogador não poupou críticas ao excesso de jogos das equipes no Brasil. Ele ressaltou que o calendário brasileiro é 'único' no mundo. 

"Esse é um assunto bem complexo. Difícil me expressar em poucos minutos da maneira que eu gostaria. Mas é óbvio que o calendário brasileiro é muito particular. No mundo, talvez seja único. Acho que vale a pena a discussão. Entre nós, jogadores, conversamos bastante, discutimos", iniciou a explicação.

Em seguida, Dodô avaliou a importância dos Estaduais. Para o lateral, as competições deveriam ser revistas. O atleta do Galo ainda afirmou que não adiantaria o clube colocar jogadores da base em campo. 

"O calendário seria um próximo passo a se evoluir. Acho que vale a discussão de quanto vale a pena ainda disputar os Estaduais. Vejo muita gente conversando e falando assim, 'podemos colocar um time sub-20, sub-23', mas acho que não resolveria tanto, porque o Brasileiro começaria em maio, seria um calendário ainda muito apertado. Então fica difícil para nós jogadores", disse.

Sobre os clubes perderem jogadores para as seleções, Dodô foi enfático ao dizer que 'isso beira oo absurdo'. Com passagem na Europa, o jogador lamentou os desfalques dos principais nomes da competição.

"Sei que os torcedores gostam de assistir ao Galo três vezes por semana, mas tem o fato ainda de muitos times brasileiros terem jogadores selecionáveis. Não só pela Seleção Brasileira, mas por outras seleções sul-americanas. Então assim, você imagina que o Galo faz um investimento grande para trazer grandes jogadores e muitas vezes, durante o ano, não pode contar com eles. Isso beira o absurdo, eu diria", afirmou.

Reformulação geral


O Atlético vai perder o zagueiro paraguaio Junior Alonso, o lateral-esquerdo Guilherme Arana e o meio-campista equatoriano Alan Franco para as suas respectivas seleções. O Galo foi um dos favoráveis a não paralisar o Brasileirão neste momento, decisão 'aprovada' por Dodô. 
 
 

"Acho que deveria sim ser estudado um calendário novo no Brasil. Acho que nessas datas Fifa o campeonato não poderia acontecer, porque o clube investe, traz o jogador, paga o salário, e nos momentos importantes não pode contar com ele. Mas eu entendo que muitos jogadores estão há um ano e meio sem férias, sem poder descansar. Então nesse momento eu entendo porque não foi paralisado, concordo", afirmou. 

Dodô concluiu sua fala afirmando que os Estaduais devem acabar. Ele sugeriu uma alteração no calendário do futebol brasileiro e disse que o ideal seria uma disputa nacional entre fevereiro e dezembro.

"Para mim que estive na Europa por muito tempo, beira o absurdo o time não poder contar com seus melhores jogadores. Acho que seria benéfico para todas as equipes, para todos os jogadores. O nível seria mais alto. Então o Campeonato Brasileiro deveria iniciar um pouco antes. Talvez de fevereiro a dezembro. E a gente acabar com o Estadual. Historicamente é uma coisa que faz parte do nosso futebol, mas nos últimos anos tem mais prejudicado do que ajudados os clubes e os jogadores, de forma geral", disse. 
 
Dodô voltará a ser titular no Atlético após 13 rodadas no banco justamente pelo calendário. Com a convocação de Arana para a Seleção Brasileira, o jogador será escalado entre os 11 iniciais do Galo na partida contra a Chapecoense, nesta quarta-feira, às 19h, na Arena Condá, na 24ª rodada do Brasileirão.
 
Na temporada, Dodô participou de 26 jogos - 19 como titular - e deu uma assistência.  

Tags: galo dodo calendario copadobrasil futnacional seriea