2

Atlético envia notícia de infração contra Anderson Daronco ao STJD

Possível ameaça a Hulk: Galo entende que o profissional teve uma conduta contrária à ética, deixou de observar as regras, cometeu abuso de autoridade

22/07/2022 16:44 / atualizado em 22/07/2022 16:50
compartilhe
Daronco teve uma arbitragem polêmica no empate entre Atlético e São Paulo
foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press.

Daronco teve uma arbitragem polêmica no empate entre Atlético e São Paulo


O Atlético protocolou, nesta sexta-feira (22), uma notícia de infração contra Anderson Daronco por causa da possível ameaça a Hulk após o jogo contra o São Paulo. Na ocasião, o atacante alegou que o árbitro da partida o orientou a ter cuidado com o que iria falar nas entrevistas pós-jogo.


 
"O que mais me surpreendeu no final foi o Daronco chegar para mim e falar: 'Cuidado com o que você vai falar lá fora'. Vai dar interpretação de cada um. Não vou julgar. Eu jurei pelos meus quatro filhos, que é o que tenho de mais importante na minha vida. Ele chegou para mim e falou: 'Cuidado com o que você vai falar depois do jogo'. Eu disse: 'Daronco, eu sou homem, o que eu vou falar, eu vou assumir', relatou Hulk, completando. Ele falou: 'Tudo bem, não é o último jogo que vou apitar seu", afirmou Hulk

A partida foi disputada no dia 10 de julho, quando Atlético e São Paulo empataram sem gols no Mineirão. A partida foi válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Na notícia de infração enviada ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o clube mineiro pede que o árbitro seja denunciado por quatro infrações: conduta contrária à ética, deixar de observar as regras da modalidade, por abuso de autoridade e por infringir o Código de Ética e Conduta do Futebol Brasileiro. O pedido foi encaminhado para a Procuradoria.

Neste sentido, Daronco pode sofrer uma das seguintes punições: suspensão de uma a seis partidas, de 15 a 120 dias ou de 15 a 180 dias com acréscimo de multa a R$ 100 a R$ 1 mil.

A Procuradoria irá analisar a NI e, se entender que houve infração disciplinar, denunciar Daronco ou arquivar o pedido por ausência de infração ou provas.

Arbitragem de Daronco em Atlético x São Paulo


A reclamação de Hulk ocorreu na reta final da partida. O jogador cobrou o dono do apito de ir verificar no VAR um possível pênalti para o Atlético. Para o atleticano, o lance envolvendo o zagueiro Miranda foi faltoso.

Treinadores que estão sem clube (22/07)


 
O detalhe é que Daronco não foi chamado à cabine do VAR para avaliar o lance. Isso leva a crer que o árbitro de vídeo entendeu o lance como normal. Hulk ainda disse que não sabe se tem clima para Daronco continuar apitando jogos do time mineiro.

Depois de uma semana, a CBF divulgou os áudios da conversa do árbitro Anderson Daronco com Adriano Milczvski, árbitro de vídeo no empate do Atlético com o São Paulo. O VAR considerou a jogada como um "choque inevitável em disputa por espaço", apesar de o atacante ter tocado primeiro na bola. 
 
Em relação à possível ameaça de Daronco a Hulk, o Atlético publicou um vídeo para provar as declarações do árbitro. Em entrevista coletiva nessa quarta-feira, o presidente do clube, Sérgio Coelho, questionou a falta de análise da suposta fala, mas garantiu que não iria tentar vetar o profissional de jogos do Galo.



"Até o momento, ninguém veio a público se manifestar sobre o episódio, nem o árbitro, nem a comissão de arbitragem da CBF. Seremos incansáveis também na cobrança para que venham se posicionar. Pior: a despeito da grave suspeita, o árbitro continua a ser escalado em jogos do Brasileirão e Copa do Brasil.  Eu pergunto: e se o Hulk tivesse feito uma ameaça ao árbitro? Seria expulso e, muito provavelmente, levaria severa punição do STJD", declarou. 

Compartilhe