2

Corinthians: seleção sub-20 pode servir de laboratório para dupla alvinegra

Giovane e Guilherme Biro defendem o Brasil na Copa do Mundo sub-20

20/05/2023 06:00 / atualizado em 19/05/2023 21:30
compartilhe
Guilherme Biro mostra versatilidade na seleção e chega com prestígio ao Mundial
foto: Lesley Ribeiro/CBF

Guilherme Biro mostra versatilidade na seleção e chega com prestígio ao Mundial


 
 
A Copa do Mundo sub-20 pode apontar caminhos para o Corinthians resolver seus próprios problemas. Giovane e Guilherme Biro estão na seleção brasileira, chegam com moral para a estreia neste domingo (21) e podem virar soluções para o Alvinegro quando voltarem.

Biro foi titular no Sul-Americano sub-20 e também dos dois amistosos que a seleção fez antes do Mundial, nos 3 a 0 contra o Botafogo sub-23 e nos 6 a 0 sobre o Madureira. Ele participou de um gol no primeiro e abriu o placar do segundo jogo. Giovane saiu do banco nos dois e fez um gol em cada.

O Brasil estreia no Mundial sub-20 contra a Itália, às 18h (de Brasília) deste domingo (21). Depois disso ainda pega República Dominicana e Nigéria no grupo D. A seleção já foi campeã de cinco edições do torneio (1983, 85, 93, 2003 e 2011) e busca o hexa.
 

Guilherme Biro é volante, meia, ponta e lateral


Há anos ele é esperado no profissional com expectativa. A princípio pela habilidade e visão de jogo, e depois pela versatilidade que tem desenvolvido. É o maior coringa revelado pelo Corinthians em muito tempo, e a titularidade da seleção sub-20 ilustra muito bem: ele jogou até de lateral esquerdo nos amistosos antes da Copa.

No Corinthians ele impressionou Luxemburgo, mas só teve tempo de jogar uma partida antes de ir para a seleção. Foi ponta-esquerda e meia em 45 minutos em campo contra o Fortaleza.

— Fico muito feliz de poder jogar em várias posições. Não me prendo a uma só, acho que sou muito novo para dizer ‘só jogo nesta posição’. Quero me conhecer melhor a cada treino, todo dia, ouvir o que o professor fala e trabalhar. O importante para mim é jogar, ter oportunidade e corresponder, seja por dentro ou pelas pontas, um pouco mais atrás, onde for — diz Guilherme Biro ao Superesportes.

Giovane é carta na manga e mostra faro de gol


O atacante chegou a jogar cinco partidas seguidas em 2022, ainda com Vítor Pereira, e somou 489 minutos naquela temporada. Neste ano ele voltou à base, mas teve duas chances em clássicos do time principal: primeiro contra o Santos, com Fernando Lázaro, e depois contra o Palmeiras, com o técnico do sub-20 Danilo Andrade como interino.

Ele é reserva na seleção sub-20, mas muito acionado pelo técnico Ramon Menezes. Deve ter bastante espaço na Copa do Mundo diante das ausências de peso no ataque.

Compartilhe