2

Corinthians: como Argentinos Juniors pode ser inspiração para uso da base

Adversário do Corinthians tem marca impressionante relacionada a jogadores que vieram das categorias de base do clube

24/05/2023 06:00 / atualizado em 23/05/2023 21:52
compartilhe
Museu do Argentinos Juniors exibe com orgulho os 44 anos seguidos com algum jogador da base como titular
foto: Arthur Sandes/Superesportes

Museu do Argentinos Juniors exibe com orgulho os 44 anos seguidos com algum jogador da base como titular

 
 
Argentinos Juniors x Corinthians é um jogo decisivo pela Libertadores, às 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira (24), mas também pode servir de aprendizado. O time da casa está há 1.884 partidas seguidas com um jogador das categorias de base como titular, quase oito vezes mais do que o Alvinegro.

Só contribuem nesta conta os jogadores que jogaram pelo menos um minuto na base do clube. Esta sequência começou em 1979, quando Diego Maradona ainda jogava pelo Argentinos Juniors. Dali em diante o clube revelou Fernando Redondo, Riquelme, Cambiasso e cia., por isso se autodenomina "a sementeira do mundo".

— Desde sempre o Argentinos Juniors buscou juvenis para compor as escalações do time principal. Este levantamento começou porque, na virada do século falava-se muito no clube que mais ganhou títulos no período, no que tinha mais ídolos, e nós dizíamos que revelamos os melhores jogadores — conta Javier Roimiser, que tem uma base de dados sobre o clube argentino e fez o levantamento.

E qual é a sequência do Corinthians?


São 242 jogos seguidos com pelo menos um jogador titular que tenha defendido o Corinthians na base. A última partida em que isso não aconteceu foi contra o Ceará, um empate por 2 a 2 em setembro de 2019, pelo Brasileirão daquele ano. O levantamento é dos jornalistas Arthur Sandes e Tomás Rosolino.

Luxemburgo repete desde o primeiro dia no Corinthians que "tem que pôr os jovens para jogar" e cumpre a promessa: em seis jogos com ele, seis jogadores que saíram da base recentemente foram titulares (Adson, Matheus Araújo, Murillo, Pedro, Roni e Wesley). Fagner e Maycon também jogam frequentemente e contribuem na contagem, nos mesmos critérios usados pelo Argentinos Juniors.

Duelo de revelações na Libertadores 


O Corinthians deve ter Murillo, Maycon e Adson como representantes da base, pois Fagner deve começar no banco após desconforto muscular. Do outro lado, Kevin Mac Allister e Gastón Verón são da base do Argentinos Juniors e devem ser titulares –Redondo joga o Mundial sub-20, senão seria mais uma revelação em campo.

Ambos os times também têm revelações em suas respectivas seleções: Marquinhos saiu do Corinthians para a zaga da seleção brasileira, enquanto Alexis Mac Allister foi campeão do mundo após surgir nos Argentinos Juniors.

FICHA TÉCNICA

ARGENTINOS JUNIORS x CORINTHIANS


Data do jogo: 24 de maio de 2023, quarta-feira 
Horário: 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Diego Armando Maradona, em Buenos Aires, Argentina
Competição: Copa Libertadores, fase de grupos, quarta rodada
Árbitro: Carlos Ortega (COL)
Assistentes: Alexander Guzman e Miguel Roldan (ambos da Colômbia)
VAR: Jose Cabrero (CHI)

Argentinos Juniors provável: Martín Arias; Mac Allister, Di Cesare e Torren (González); Cabrera, Álan Rodriguez, Moyano e Montiel, Verón e Matilli; Ávalos (Heredia). Técnico: Gabriel Milito.

Corinthians provável: Cássio; Bruno Méndez, Murillo, Gil e Matheus Bidu; Paulinho, Maycon e Fausto; Adson, Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.


Compartilhe