Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Pagamento em paraíso fiscal é entrave para permanência de Willian no Cruzeiro, diz Gilvan

Presidente afirma que clube só fará negócio com Metalist-UCR de forma legal

postado em 16/07/2014 18:12 / atualizado em 16/07/2014 18:57

Gustavo Andrade /Superesportes , Gilmar Laignier /Superesportes , Tiago Mattar /Superesportes

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Depois de chegar a um acordo com o Metalist pelo valor dos direitos econômicos de Willian, o Cruzeiro tenta agora um acerto para efetuar o pagamento. Segundo o presidente Gilvan de Pinho Tavares, o clube ucraniano pede que o dinheiro seja depositado em um paraíso fiscal.

“São formas diferentes. Em vez de pagar valor econômico, o clube teria de pagar direitos de imagem. Eles têm pedido para pagar em paraíso fiscal. Nós não fazemos nada disso. Será feito o pagamento se eles acharem uma forma diretamente ao clube”, afirmou o presidente do Cruzeiro.

“O dinheiro que sai daqui é taxado pelo governo federal. Quando você envia dinheiro para o exterior, tem de achar uma forma de entrar legalmente na contabilidade do Cruzeiro. A diretoria está fazendo esse esforço todo e, possivelmente, ficará com Willian, desde que a gente pague de forma lícita e que o clube não seja fiscalizado por não ter feito negócio de forma correta”, acrescentou.

Willian estava emprestado ao Cruzeiro até segunda-feira. Embora o vínculo tenha sido encerrado, o atacante segue treinando no clube com autorização do Metalist. De acordo com Gilvan de Pinho Tavares, o valor acordado para a compra dos direitos econômicos do jogador é 4 milhões de euros (mais de R$ 12 milhões). “É (esse o valor), mas parcelado. Eles aceitaram. A forma de receber o documento da transação é que estamos discutindo”, disse.

O atacante foi comunicado pela diretoria do Cruzeiro sobre as dificuldades para assegurar sua permanência. O clube celeste teme as consequências que um negócio de forma ilegal poderia gerar. “O Cruzeiro está fazendo todo o esforço possível para ficar com Willian, porque é um jogador importante para equipe. Entra em todos os jogos e ajuda muito. Estamos fazendo o maior dos esforços para que continue. Ele já entendeu isso. Já acertamos com ele, inclusive com o clube da Ucrânia, só não acertamos ainda a forma de efetuar o pagamento”, ressaltou Gilvan.

“Eles querem de forma diferente, que não há como a gente contabilizar. Estamos na tentativa de achar a fórmula certa de efetuar o pagamento e isso poder ser contabilizado no Cruzeiro. O Cruzeiro não fará nada errado, nada que possa macular nosso nome e macular nossa administração”, complementou.

O presidente do Cruzeiro adotou discurso otimista sobre a permanência do atacante na Toca da Raposa. “Ele continuará treinando no Cruzeiro e temos toda a esperança de que não sairá do Cruzeiro. Acho que é uma definição para muito rápido”, observou.

Novo empréstimo

Nesta quarta-feira, a imprensa ucraniana noticiou a possibilidade de o Cruzeiro negociar com o Metalist um novo empréstimo de Willian, até o final da temporada brasileira. Uma hipótese é de que esse acordo seja feito com objetivo de dar tempo ao clube do Leste Europeu para organizar suas finanças e, mais para frente, receber o valor dos direitos do atacante em uma conta “oficial”. Representante do clube no Brasil, Jader Brazeiro descartou, a princípio, a possibilidade.

{'id_site': 1, 'imagem_destaque': 'ns1/app/foto_126510467054/2014/07/13/5736/20140713215938635464a.jpg', 'id_content': 2825145L, 'url': 'https://www.mg.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/cruzeiro/2014/07/13/galeria_cruzeiro,5736/relembre-todos-os-gols-de-willian-pelo-cruzeiro.shtml', 'titulo_destaque': 'Relembre todos os gols de Willian pelo Cruzeiro', 'id_pk': 5736L, 'id_conteudo': 2825145L, 'id_aplicativo': 11, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Relembre todos os gols de Willian pelo Cruzeiro', 'id_treeapp': 151, 'descricao_destaque': 'Atacante anotou 15 tentos com a camisa celeste e virou xod\xf3 da torcida', 'schema': 'foto_126510467054'}