CRUZEIRO
Mesmo se for punido pelo STJD, Cruzeiro poderá enfrentar Inter e Corinthians no Mineirão
Clube será julgado na quarta-feira e pode perder até 20 mandos de campo na Série A
postado em 26/09/2014 07:05 / atualizado em 25/09/2014 19:45
O Cruzeiro será julgado na quarta-feira pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e pode perder até 20 mandos de campo na Série A do Campeonato Brasileiro. Entretanto, mesmo se for punido, o clube poderá utilizar o Mineirão em jogos contra Internacional e Corinthians.
Saiba mais
O Mineirão no dia seguinte ao clássico Bombas e agressões verbais entre as torcidas no Mineirão 
Relatório da PM ao MP narra atrito entre torcidas, mas não confirma autoria de rojões 
PM revê posição, admite que jogou bombas no Mineirão e adota cautela sobre autoria dos rojões 
Gilvan isenta torcida do Cruzeiro e critica atuação da Polícia Militar: "Não quer trabalhar" 
Marcelo desabafa sobre julgamento e fala em suposta ação planejada para prejudicar Cruzeiro
O duelo com o Internacional, atualmente o vice-líder do Brasileirão, será disputado no dia 4 de outubro (sábado), às 18h30. Já a partida contra o Corinthians será em 8 de outubro (quarta-feira), às 22h. Como o julgamento será realizado no dia 1º, esses dois jogos já estão garantidas no Mineirão.
Se o clube celeste for punido com perda de mando de campo em cinco ou mais jogos, o último jogo do Cruzeiro no Mineirão nesta edição do Campeonato Brasileiro será justamente contra o Corinthians. Além do Palmeiras, a Raposa teria de enfrentar Botafogo, Criciúma, Goiás e Fluminense a pelo menos 100 quilômetros de distância de Belo Horizonte.
O Cruzeiro, assim como o rival Atlético, foi denunciado pela Procuradoria do STJD por incidentes no clássico disputado no último domingo e vencido pelo time alvinegro por 3 a 2. Na partida realizada no Mineirão, o uso de bombas e sinalizadores gerou transtornos e a paralisação do jogo no fim do primeiro tempo.
Denunciados por infração dupla ao artigo 213, os rivais mineiros responderão por desordens e lançamentos de objetos no estádio. Caso sejam condenados, a multa aplicada pode chegar a R$ 200 mil e a perda de até 20 mandos de campo por infração. A Procuradoria pede ainda a aplicação do artigo 69-B do Regulamento Geral das Competições que determina portões fechados em caso de punição com a perda de mando.
Caso sejam punidos, os clubes terão de cumprir a pena de perda de mando de campo no Campeonato Brasileiro deste ano e, se necessário, na edição de 2015. A eventual penalização não interferirá nos compromissos de Atlético e Cruzeiro na Copa do Brasil.
Segundo o presidente cruzeirense Gilvan de Pinho Tavares, o clube já está colhendo imagens de TV para tentar comprovar que as bombas foram originárias dos torcedores alvinegros e da Polícia Militar.